EstadosSP

Conheça o ranking das 10 maiores cidades de SP!

Cidade de São Paulo

Quer conhecer as maiores cidades de SP para programar sua próxima viagem? Pois neste conteúdo preparamos um ranking que poderá lhe ajudar. 

São Paulo é, sem dúvidas, um dos estados mais populosos do país e bastante plural. Assim, o que não falta são opções diversas de destinos e pontos turísticos para explorar e aproveitar com a família e amigos. 

Desse modo, é possível aproveitar muito da culinária, cultura e todas as belezas naturais e históricas. Por isso, prepare seu seguro viagem, comece a traçar seu roteiro e confira as informações a seguir!

Como é definido o ranking das maiores cidades de SP? 

Para organizar o ranking das maiores cidades de SP leva-se em consideração o número de habitantes. E claro, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dessa forma, ao longo do conteúdo, você poderá descobrir quais são essas cidades em ordem decrescente. E com isso, aproveitar para saber mais sobre as atrações de cada cidade.

Ao conhecer melhor esses lugares, fica ainda mais fácil descobrir quais são interessantes para você e que podem reservar boas experiências. 

Veja o ranking das 10 maiores cidades de SP: 

Agora, que tal conferir quais são as maiores cidades de SP? Reunimos algumas informações a respeito de cada município para que você conheça mais sobre ele e seus pontos positivos. 

São Paulo 

Capital do estado e cidade mais populosa, São Paulo possui cerca de 12,3 milhões de habitantes e uma boa infraestrutura para quem deseja explorar o local. 

Além das opções de transporte e hospedagem, você pode aproveitar uma grande variedade de restaurantes, museus, parques e lojas. Inclusive, com opções que refletem culturas estrangeiras. 

Na própria região central você pode conhecer muitos dos atrativos turísticos, como o Parque Ibirapuera, o Museu de Arte de São Paulo, a Pinacoteca e muito mais.

A vida noturna também é muito agitada, com várias opções de bares, baladas e muito mais. Não deixe de visitar os centros culturais da região! 

Guarulhos

Entre as maiores cidades de SP temos Guarulhos. O município fica localizado na região metropolitana da capital paulista e conta com cerca de 1,3 milhões de habitantes. 

Com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a região acaba recebendo o famoso turismo de negócios e conta com muita movimentação. Mas saiba que você pode explorar vários pontos interessantes. 

Para começar, temos o Bosque Maia e os parques estaduais, como o Cantareira e o Tietê para quem quer contato com a natureza. Além disso, você pode visitar o zoológico, mirantes e muito mais. 

Campinas 

Em terceiro lugar, temos Campinas com 1,2 milhões de habitantes, considerada um dos pólos de tecnologia do país. 

Contudo, para você que é turista e quer aproveitar a cidade, saiba que é possível fazer o passeio de Maria Fumaça e conhecer a Lagoa Taquaral. Assim como aproveitar atividades mais radicais como tirolesa, sky jump e outros. 

Algo muito interessante sobre Campinas, é que você descobre mais sobre o passado histórico. Desde construções coloniais até a cultura cafeeira, você pode entender mais sobre a própria história do país. 

São Bernardo do Campo

Com 844 milhões de habitantes, São Bernardo do Campo também está entre as maiores cidades de SP. Por contar com o maior parque industrial da América Latina, a cidade acaba tendo como forte o turismo industrial. 

No entanto, a região oferece boas surpresas para quem curte o ecoturismo. Isso porque, na Serra do Mar é possível curtir atividades como canoagem. No Parque Estoril, você pode curtir o teleférico e muitas práticas aquáticas na Represa Billings.

São José dos Campos

Já São José dos Campos possui 729 mil habitantes e é considerado um dos maiores municípios do interior de São Paulo. Por lá, você encontrará ótima infraestrutura para curtir seus vários atrativos. 

Sendo assim, não deixe de visitar o Mercado Municipal de São José dos Campos, que possui uma grande variedade de temperos, comidas e artesanato. Assim como o Parque Alberto Simões com opções de tirolesa, escalada e mais.

Santo André 

Com seus 721 mil habitantes, Santo André fica localizada na região do ABC Paulista e surpreende a todos pelas suas belezas naturais. 

No município, você encontrará muitas trilhas que levam a mirantes e cachoeiras. Além disso, há o Parque Central e a Feira de Artesanato que merecem uma parada. Confira também o Planetário Johannes Kepler.  

Ribeirão Preto 

A próxima parada nas maiores cidades de SP é Ribeirão Preto com 711 mil habitantes. A região se destaca devido ao agronegócio, com uma grande produção de álcool e açúcar. 

Mas por lá, você não pode deixar de conferir o Jardim Japonês e o Parque Curupira. Para um passeio mais cultural, aproveite para conhecer o Museu Casa de Portinari, a Catedral Metropolitana e o Santuário das Sete Capelas. 

Osasco 

Seguindo para Osasco com seus 699 mil habitantes, você também tem a chance de explorar o Parque Municipal Chico Mendes e o Parque Jardim das Flores

Além de ter um contato direto com a natureza, conhecer espécies da fauna e flora, existem lagos e trilhas que tornam o passeio ainda melhor. 

Confira a Catedral de Santo Antônio e aprecie a arte sacra que se destaca no local e saiba mais sobre a história do lugar no Museu de Osasco. 

Sorocaba

Em Sorocaba, com seus 687 mil habitantes, você pode praticar muitas atividades no Parque Botânico Irmãos Vilas Boas. Assim como curtir as belezas naturais no Parque das Águas e no parque Kasato Maru. 

Agora, para os amantes de museus, a dica é o Museu Histórico Sorocabano. Não se esqueça que a cidade conta com o Castelo Park Aquático e o zoológico municipal, ótimas opções de diversão. 

Mauá

Para finalizar a lista, temos Mauá com 477 mil habitantes. A cidade também fica localizada no ABC Paulista e possui muitas opções de parques e atividades culturais para os turistas aproveitarem. 

Se você quer um passeio mais cultural, aprecie o Teatro Barão de Mauá que possui várias galerias e um acervo diverso. 

Já no Parque São Vicente e no Parque Ecológico Gruta Santa Luzia você pode aproveitar a natureza. 

Conclusão

Agora você já conhece as maiores cidades de SP e sabe quais são os atrativos que elas reservam para seus turistas. Assim, já pode começar a planejar sua próxima viagem, montando um roteiro completo. 

E claro, não se esqueça de organizar todos os detalhes com antecedência para aproveitar bem o local, com total tranquilidade!

Wendell Soares
" Wendell Soares é jornalista, analista de conteúdo SEO, apaixonado por música, literatura de terror, gatos e viagens. Nem sempre nessa ordem. "