Educação, saúde e saneamento ambiental foram alguns dos indicadores avaliados
Nem só dos seus famosos pontos turísticos, como o Jardim Botânico e a Ópera de Arame, Curitiba é conhecida. Segundo o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM) de 2021, a capital paranaense é a melhor para se viver no Brasil. Ao todo, foram considerados 15 indicadores, entre saúde, educação e saneamento básico.
Desde 2009, quando da primeira edição do IDGM, Curitiba avançou sete posições, até chegar ao primeiro lugar no ano passado. Nesta última edição, com a pontuação de 0,733, ficou à frente de cidades como Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Florianópolis (SC).
Em um outro ranking, organizado pela revista Istoé, em conjunto com a consultoria Austin Rating, a cidade foi muito bem avaliada em termos de qualidade de vida; levou-se em conta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), considerando dados sobre educação, longevidade e renda. A cidade paranaense recebeu a pontuação de 0,823.
O destaque vai para a área da saúde. A taxa de mortalidade registrada foi de 6,5 por mil nascidos vivos em 2019. Ao todo, em uma década, houve redução de 27%. Além disso, o estudo também mostrou que 90,9% dos bebês nascidos fizeram sete ou mais consultas de pré-natal, resultado de ações realizadas pela prefeitura da cidade, como o projeto Rede Mãe Curitibana Vale a Vida.
Na área da educação, a cidade tem índices igualmente bons. O estudo indica que a capital paranaense atingiu 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Fundamental I e 5 pontos no Ensino Fundamental II da rede pública, pontuação maior que a média das 100 maiores cidades do Brasil.
No setor de saneamento, Curitiba se destaca pela ampla oferta dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água e tratamento de esgoto, tendo atingido índices melhores que todas as demais capitais brasileiras. É importante considerar que o tema da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade e conta para a decisão de viver ou não em determinado lugar.
A capital paranaense tem vários atrativos, que atraem desde turistas até imigrantes que buscam vaga de emprego em Curitiba. Saúde, educação e saneamento ambiental são alguns dos benefícios mais importantes que uma cidade pode oferecer aos seus habitantes, abarcando as principais necessidades para uma boa qualidade de vida.