Home Estilo e Vida Viagens Conheça cinco cidades pernambucanas boas para se viver
Viagens

Conheça cinco cidades pernambucanas boas para se viver

Estado é destaque em qualidade de vida e desempenho socioambiental

Envie
Conheça cinco cidades pernambucanas boas para se viver
Foto: Bruno Lima / MTur Destinos
Envie

Conhecido como a terra do frevo e do maracatu, o estado de Pernambuco surge como opção para quem busca um bom lugar para viver. Além de um cenário de praias paradisíacas, a herança cultural se reflete em festivais, culinária e artesanato. 

O estado tem um rico patrimônio histórico, com cidades que preservam a arquitetura colonial. Dividida entre três grandes regiões – Zona da Mata, Agreste e Sertão -, a geografia pernambucana tem paisagens variadas, como áreas de mata atlântica e trechos de caatinga.

Além disso, Pernambuco é referência no quesito educação. Segundo o “Censo Escolar de 2023”, o estado lidera o ranking nacional de alunos cursando o ensino médio em tempo integral. A proporção de estudantes da rede pública matriculados é de 66,8%, enquanto a média nacional é de 21,9%. 

O estado também é destaque em outros indicadores do Índice de Progresso Social – Brasil (IPS Brasil), estudo que avalia a qualidade de vida e o desempenho socioambiental dos 5.570 municípios brasileiros. Pernambuco aparece em sexto lugar no ranking nacional para educação e em quinto para direitos individuais e qualidade do meio ambiente.

O levantamento apontou, ainda, as melhores cidades pernambucanas para se viver, com Fernando de Noronha, Recife e Olinda nas primeiras colocações. Quem deseja morar no estado pode procurar imóveis de diferentes formas, seja em anúncios na internet, imobiliárias ou em leilão de imóveis.

A última alternativa tem se destacado por representar uma economia de até 70% em comparação com as outras modalidades, de acordo com o Jusbrasil. No entanto, além de buscar informações como condições físicas e formas de pagamento, antes de comprar imóveis em leilão em Pernambuco, é preciso analisar a cidade em que se pretende morar e entender sobre a sua economia, cultura, educação, infraestrutura e lazer. 

Recife 

Comércio e infraestrutura bem desenvolvidos, belas praias, gastronomia e variedade de opções de lazer são algumas das características que fazem da capital pernambucana um bom lugar para morar. Com seus rios, córregos e canais que cortam a paisagem urbana, Recife é conhecida como “Veneza Brasileira”.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 1,6 milhão de pessoas moram na cidade, o que faz dela a nona mais populosa do Brasil. A metrópole abriga, ainda, as principais indústrias do estado.

Além disso, ocupa o primeiro lugar no ranking de cidades que usam a tecnologia para atender à população, de acordo com a premiação promovida, em 2023, pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti).

Museus, teatros, centros culturais e cinemas estão entre as opções culturais acessíveis para se divertir no município. Para quem busca por qualidade de vida, Recife é a capital do nordeste que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de 0,722.

Olinda

Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Olinda é uma das cidades coloniais do Brasil mais bem preservadas, com ladeiras, igrejas barrocas e arquitetura colorida. 

Localizada a poucos quilômetros da capital, a cidade tem, aproximadamente, 350 mil habitantes e um IDH de 0,735, considerado alto. Seu famoso Carnaval une o frevo e o maracatu a bonecos gigantes, que desfilam junto aos blocos pelas ruas de paralelepípedo.

Além de belas praias, bares e restaurantes, o Alto da Sé também é muito procurado pelos turistas. Na região estão localizados o Elevador Panorâmico e a Igreja da Sé, além de barracas e lojinhas de artesanato.

Caruaru

A capital do Agreste é considerada uma boa opção para quem busca um lugar tranquilo para viver. Caruaru tem, aproximadamente, 378 mil habitantes e é conhecida por ser um polo industrial e comercial. Suas confecções atraem visitantes de várias regiões.

A cidade aparece entre as dez melhores para se viver em Pernambuco, segundo o IPS Brasil. As festas tradicionais, especialmente as de São João, chamam a atenção de turistas interessados em conhecer o patrimônio histórico, a gastronomia e as atrações culturais.

Oportunidades de emprego também se destacam entre os pontos atrativos de Caruaru. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) revelam que a cidade ocupa a segunda colocação na geração de empregos do estado no segundo trimestre de 2024, atrás somente de Recife.

Petrolina

A cidade de Petrolina está localizada no interior de Pernambuco, a mais de 700 quilômetros da capital.  De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem 386.791 habitantes e supera Caruaru e Olinda no ranking de maior população do estado.

Chamada de “capital da uva”, a cidade é reconhecida pela agricultura e as vinícolas, sendo uma das maiores produtoras da fruta no país. Rica em belezas naturais e voltada para o ecoturismo, sua grande atração é o Rio São Francisco.

Petrolina também é apontada pelo IPS Brasil entre as 10 melhores cidades para se viver no estado, destacada por indicadores de qualidade do meio ambiente e Orobó em educação, que representa o acesso ao conhecimento básico. A cidade ficou em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação (Idepe) 2023, na categoria das grandes cidades. 

Fernando de Noronha 

O arquipélago de Fernando de Noronha é um dos destinos mais desejados do Brasil, famoso por suas belezas naturais e sua preservação, muito procurado para a prática de mergulho. Em 2001, foi declarado pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial.

Com águas cristalinas que só podem ser acessadas descendo escadas e degraus de pedra, a Baía do Sancho foi eleita a praia mais bonita do mundo em 2023. A pesquisa foi realizada pela TripAdvisor, que leva em conta as praias mais bem avaliadas por seus usuários nos últimos 12 meses.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sua área é de, aproximadamente, 26 quilômetros quadrados, com 21 ilhas, rochedos e ilhotas. O distrito tem o IDH mais alto de Pernambuco, com 0,788, e a sua pequena população conta com pouco mais de três mil habitantes. 

Ecoturismo de verdade: destinos onde a preservação vem em primeiro lugar

Ecoturismo de verdade: destinos onde a preservação vem em primeiro lugar

Leia Mais
5 Dicas de Mobilidade no Rio de Janeiro para Turistas e Moradores

5 Dicas de Mobilidade no Rio de Janeiro para Turistas e Moradores

Leia Mais
Qual a melhor praia do Brasil para passar o Réveillon?

Qual a melhor praia do Brasil para passar o Réveillon?

Leia Mais
O que levar na mochila para comer bem durante trilhas ou viagens rápidas

O que levar na mochila para comer bem durante trilhas ou viagens rápidas

Leia Mais
DeÔnibus revela destinos encantadores para um final de semana especial no Dia das Crianças

DeÔnibus revela destinos encantadores para um final de semana especial no Dia das Crianças

Leia Mais
Envie