Home Estilo e Vida Saúde Conheça as doenças pulmonares mais incidentes ao redor do mundo
Saúde

Conheça as doenças pulmonares mais incidentes ao redor do mundo

Envie
Crédito:yodiyim/iStock
Envie

Estima-se que uma em cada seis mortes pelo mundo seja causada por algum tipo de enfermidade pulmonar, devido à sua ampla incidência

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 64 milhões de pessoas sofrem de doenças pulmonares ao redor do mundo, sendo 6 milhões concentradas no Brasil. Desse número, há cerca de 40 mil óbitos todos os anos, reforçando a gravidade desse tipo de enfermidade.

As doenças pulmonares são representadas por qualquer enfermidade que afeta os pulmões e o sistema respiratório – uma das partes vitais do nosso organismo. Muitas delas são originadas de predisposição genética, enquanto outras são desenvolvidas ao longo do tempo, a partir de hábitos como o tabagismo, que é extremamente prejudicial para os pulmões.

Confira quais são as doenças pulmonares mais comuns e como podem ser identificadas:

Asma

A asma é uma inflamação crônica que acomete os brônquios, a parte do sistema respiratório responsável por conduzir o ar inspirado até os pulmões. Por isso, seu sintoma mais comum é a falta de ar, além de um aperto no peito e uma respiração mais pesada, devido às limitações causadas pelo quadro inflamatório.

A asma é uma doença genética que se faz presente desde a infância. Ela não tem cura, mas possui tratamento e é possível conviver com o problema normalmente, ainda mantendo a qualidade de vida. Para isso, torna-se necessário utilizar medicamentos através de bombinhas, que enviam ar para o pulmão em momentos de necessidade.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

A doença pulmonar obstrutiva crônica é uma enfermidade progressiva que acomete principalmente pessoas na terceira idade, devido a uma série de questões que, quando acumuladas, causam danos gradativos aos pulmões. As principais causas estão relacionadas ao tabagismo ou a doenças graves como tuberculose e câncer de pulmão.

A DPOC destrói os alvéolos pulmonares aos poucos, podendo causar insuficiência respiratória em casos mais graves. A pessoa costuma sentir dores e uma falta de ar intensa; por isso, é classificada como uma doença grave. Ao primeiro sinal de dor no pulmão, a medida mais recomendada é procurar atendimento médico com urgência.

Câncer de pulmão

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pulmão é o tumor mais incidente entre homens ao redor do mundo, no Brasil sendo o terceiro colocado. É uma doença muito incidente principalmente devido ao tabagismo, que é seu principal fator de risco.

Assim como todo tipo de câncer, ele se desenvolve silenciosamente e só começa a apresentar sintomas em um estágio mais avançado, incluindo tosse, expectoração e falta de ar. Conforme evolui, sintomas mais graves vão surgindo como sangue na tosse, perda de peso, dor no peito e rouquidão. Quanto antes for diagnosticado, maiores as chances de cura. 

Dia Nacional da Vacinação alerta para importância de prevenir doenças
Dia Nacional da Vacinação alerta para importância de prevenir doenças
Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio
Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio
Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção
Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção
 Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
 Multivacinação não oferece risco e aumenta imunidade coletiva
Outubro Rosa: Conheça os Direitos Previdenciários dos Pacientes com Câncer de Mama
Outubro Rosa: Conheça os Direitos Previdenciários dos Pacientes com Câncer de Mama
Envie