Home Notícias Conheça a Rota do Vinho, na cidade de São Roque
Notícias

Conheça a Rota do Vinho, na cidade de São Roque

Envie
Default Featured Image
Envie

 

Com natureza e alta gastronomia, enoturismo é característico em São Paulo

O inverno já começou no Brasil, e a estação vai até 22 de setembro. É nesta época em que muitas pessoas buscam destinos para curtir paisagens e uma alta gastronomia. E um lugar que oferece tudo isso, além de um contato com a natureza, é a cidade de São Roque. Ela fica no interior de São Paulo, a cerca de 70 km da capital. É uma ótima opção para os paulistanos fazerem o tradicional “bate-volta” e também para pessoas de outros estados aproveitarem o fim de semana.

O município de São Roque foi fundado em 1657 por Pedro Vaz de Barros, um homem que tem uma linhagem de bandeirantes. Nesse local, os turistas se sentem integrados com a natureza. Cerca de 40% do seu território é coberto por Mata Atlântica, transformando esse destino em um local ideal para respirar ar puro. Em 1990, a cidade foi nomeada Estância Turística do interior de São Paulo. Isso devido ao seu legado histórico cultural e também a tão famosa Rota do Vinho.

Por ser próximo da capital paulista, é possível fazer o roteiro em um dia. Mas o ideal é chegar na sexta e passear com a maior tranquilidade, aproveitando cada segundo da viagem. No primeiro quilômetro da estrada do vinho, já tem uma parada importante. A Adega Terra do Vinho. O local tem um bom espaço aberto, com mesas ao ar livre, além de loja de souvenirs. O cardápio inclui vinhos de mesa e finos. Queijos também são vendidos para harmonizar com a bebida.

A Vila Don Patto é o maior complexo gastronômico da cidade, e você não pode deixar de ir. Lá, você encontra adegas, empórios, sorveteria, cafeteria e restaurantes especializados em culinárias internacionais. São mais de 100 anos de tradição. Esse local costuma estar sempre cheio, então o atendimento pode demorar um pouco. Tente fazer uma reserva e chegar cedo.

E uma das maiores produtoras de vinho do país fica em São Roque. A Vinícola Góes tem sua produção artesanal desde 1938. O público pode fazer uma visita guiada com uma degustação completa da carta de vinhos. Restaurantes e lojas ficam em um espaço em que as construções remetem às cidades italianas. Outra adega que merece destaque é a XV de Novembro. Antes de chegar às parreiras, onde as degustações acontecem, existe todo o charme da estrada sinuosa. Nesse caso, a sensação é de andar pelas grandes quintas portuguesas.

Ao todo, são 10 quilômetros de vinícolas. Para curtir todos os detalhes, o ideal é fazer uma assinatura de carro, já que o percurso é um pouco longo. E além disso, existem opções para curtir com a família e os amigos em fazendas, pesqueiros e ranchos. 

Inscreva-se para receber notícias sobre Notícias

Envie

RBN Stories