Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Conheça a Rota do Vinho, na cidade de São Roque

Publicado

em

Default Featured Image

 

Com natureza e alta gastronomia, enoturismo é característico em São Paulo

O inverno já começou no Brasil, e a estação vai até 22 de setembro. É nesta época em que muitas pessoas buscam destinos para curtir paisagens e uma alta gastronomia. E um lugar que oferece tudo isso, além de um contato com a natureza, é a cidade de São Roque. Ela fica no interior de São Paulo, a cerca de 70 km da capital. É uma ótima opção para os paulistanos fazerem o tradicional “bate-volta” e também para pessoas de outros estados aproveitarem o fim de semana.

O município de São Roque foi fundado em 1657 por Pedro Vaz de Barros, um homem que tem uma linhagem de bandeirantes. Nesse local, os turistas se sentem integrados com a natureza. Cerca de 40% do seu território é coberto por Mata Atlântica, transformando esse destino em um local ideal para respirar ar puro. Em 1990, a cidade foi nomeada Estância Turística do interior de São Paulo. Isso devido ao seu legado histórico cultural e também a tão famosa Rota do Vinho.

Por ser próximo da capital paulista, é possível fazer o roteiro em um dia. Mas o ideal é chegar na sexta e passear com a maior tranquilidade, aproveitando cada segundo da viagem. No primeiro quilômetro da estrada do vinho, já tem uma parada importante. A Adega Terra do Vinho. O local tem um bom espaço aberto, com mesas ao ar livre, além de loja de souvenirs. O cardápio inclui vinhos de mesa e finos. Queijos também são vendidos para harmonizar com a bebida.

A Vila Don Patto é o maior complexo gastronômico da cidade, e você não pode deixar de ir. Lá, você encontra adegas, empórios, sorveteria, cafeteria e restaurantes especializados em culinárias internacionais. São mais de 100 anos de tradição. Esse local costuma estar sempre cheio, então o atendimento pode demorar um pouco. Tente fazer uma reserva e chegar cedo.

E uma das maiores produtoras de vinho do país fica em São Roque. A Vinícola Góes tem sua produção artesanal desde 1938. O público pode fazer uma visita guiada com uma degustação completa da carta de vinhos. Restaurantes e lojas ficam em um espaço em que as construções remetem às cidades italianas. Outra adega que merece destaque é a XV de Novembro. Antes de chegar às parreiras, onde as degustações acontecem, existe todo o charme da estrada sinuosa. Nesse caso, a sensação é de andar pelas grandes quintas portuguesas.

Ao todo, são 10 quilômetros de vinícolas. Para curtir todos os detalhes, o ideal é fazer uma assinatura de carro, já que o percurso é um pouco longo. E além disso, existem opções para curtir com a família e os amigos em fazendas, pesqueiros e ranchos. 

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta Leia Mais

Paraná tem chuva e possibilidade de temporais na tarde desta quarta

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz Leia Mais

Ciclone causa danos em dez municípios gaúchos e 200 mil ficam sem luz

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever Leia Mais

Tornados são fenômenos rápidos e difíceis de prever

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens Leia Mais

Lista de mortos em operação no RJ evidencia letalidade de jovens

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR Leia Mais

Governo trabalha para liberar FGTS de atingidos por tornado no PR

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.