É importante ter um olhar atento a todas as etapas da logística, algo que pode reduzir o custo de aquisição do cliente
Muita gente se engana na hora de elencar as prioridades e responsabilidades necessárias para administrar um e-commerce. Há sempre um olhar mais atento aos serviços do próprio site ou mesmo a como valorizar os produtos, e não que eles não sejam importantes, mas a maior parte dos lojistas se esquece que uma das partes mais essenciais do comércio eletrônico é a logística.
Não é nenhuma novidade afirmar que o varejo eletrônico tem feito muito sucesso desde o início da pandemia por aqui. Dados da Neotrust mostram que houve crescimento de 27% no setor em 2021, um valor equivalente a R$ 161 bilhões. E a tendência é que esse aumento do fluxo de vendas seja contínuo para os próximos anos.
Assim, com um número considerável de novas lojas abertas e 353 milhões de entregas, ainda segundo o relatório da Neotrust, é de se entender o quanto a logística teve de ser assertiva. E é claro que isso não veio em vão: algumas ferramentas auxiliam o comércio eletrônico a ter essa almejada etapa em pleno funcionamento, além de aumentarem o número de vendas e de aquisição de novos clientes. Conheça algumas delas.
Gestão do desenvolvimento do site
Para garantir que sua loja está atendendo às necessidades do consumidor, é preciso monitorar o desenvolvimento do site do e-commerce. Esse trabalho, vale destacar, precisa ser constante: uma avaliação frequente consegue descartar possíveis fricções com os usuários, além de trazer uma noção melhor sobre o desempenho dos negócios.
Vale destacar que, quanto mais rápido e fluido é o carregamento do site, maior a chance de venda. Um estudo da Kissmetrics mostra que o tempo máximo que 47% dos usuários esperam para o carregamento de uma página na internet é de dois segundos.
Chat online
Se tem algo que o e-commerce traz de inovação é justamente a possibilidade de autonomia e empoderamento do consumidor: fazer tudo de casa, sozinho e muitas vezes sem um atendimento guiado. Essa é uma das grandes vantagens do autoatendimento.
No entanto, em caso de necessidade, ter um chat online à disposição que responda às principais dúvidas dos usuários é um bom acerto para garantir esse atendimento rápido e eficiente, sem que aquele cliente tenha a necessidade de parar a compra para uma ligação com o SAC ou para enviar um e-mail ou contato por outro canal.
Atenção ao carrinho de compras
Muitas vezes, os consumidores até levam produtos ao carrinho, mas, por algum motivo – seja o valor do produto ou um meio de entrega por transportadoras e Correios que fica mais caro –, desistem de concluir a compra.
Nesse caso, vale a pena investir em uma segunda tentativa de aquisição de clientes. Lembrar por meio de notificações, e-mails, pushes e demais canais o que ficou “esquecido” no carrinho é uma maneira interessante de reacender o desejo de adquirir aquele produto. Esse recurso é importante, sobretudo, alguns dias após o interesse de compra, posto que o consumidor possa estar em um momento diferente do mês, ou seja, com mais poder aquisitivo.