Alagamentos e infiltrações podem ter diversas causas, e são capazes de trazer prejuízos grandes, sejam eles para a saúde ou para a integridade das construções
Alagamentos e infiltrações são problemas constantes na maioria das regiões metropolitanas do Brasil. A água resultante das chuvas tem um grande poder de penetração no solo, que, quando não encontra escoamento suficiente, se acumula nas suas partes mais baixas. O resultado são grandes corpos d’água, que podem até mesmo comprometer a estrutura de prédios e casas.
O problema maior é enfrentado nos primeiros e últimos meses do ano
A época de chuvas, principalmente aquela que acomete a maior parte do país nas estações da primavera e do verão, é para muitos motivo de alegria, mas para outras tantas pessoas é motivo de preocupação. O alento para o calor e a rega das vegetações se misturam com o sentimento de que problemas podem acontecer.
Isso acontece porque muitas regiões densamente habitadas podem ter sido construídas sobre rios canalizados, algo comum no país. Nestes casos, as chuvas enchem esses rios, e o resultado são enchentes nas cidades. A maior metrópole da América Latina, São Paulo, tem mais de 200 córregos canalizados invisibilizados sob suas ruas e calçadas, por exemplo.
Infiltrações são resultados indesejados da chuva
Mesmo em casos não tão extremos como são as enchentes, não é difícil encontrar casas e apartamentos que sofrem com o resultado das chuvas. Infiltrações de água e umidade nos cômodos são coisas relativamente comuns, e podem se tornar um grande problema.
Coberturas e lajes mal impermeabilizadas, rachaduras e fissuras em paredes e beirais de janelas e pisos e alicerces também sem a devida impermeabilização são pontos críticos onde a água pode se instalar e causar:
- mofo e/ou bolor;
- manchas e bolhas nas paredes e no teto;
- rachaduras;
- problemas elétricos;
- enfraquecimento da estrutura, podendo levar a desabamento.
Atenção com telhado e lajes
Para evitar esses problemas ou ao menor sinal de algum deles, é fundamental que se faça uma busca pelos principais pontos por onde a água possa estar entrando. No caso das casas que tenham telhado, pode ser que alguma telha esteja quebrada, possibilitando a passagem da água. Caso seja este o caso, deve-se fazer a reposição.
A instalação de calhas em pontos estratégicos também pode ser a solução para a infiltração de água das chuvas. Caso a casa já tenha calhas, pode ser o caso de limpá-las, pois costumam acumular sujeira com o tempo, o que resulta em mau escoamento da água.
As infiltrações em apartamentos podem ter diferentes causas
Nos apartamentos, é comum aparecer infiltrações em áreas como banheiro, lavanderia ou mesmo cozinha. Se for no teto, pode ser que o apartamento de cima esteja tendo algum problema com o encanamento. Neste caso, é importante verificar os vazamentos partindo de cima.
Os banheiros sofrem especialmente, muitas vezes por conta de falhas na ventilação ou pouca incidência de sol. Neles, é recomendada a manutenção da impermeabilização com mais frequência. Alguma ventilação forçada ou a instalação de mais janelas ou então maiores pode ajudar a diminuir o problema.
Uma vez que o problema esteja instalado, é importante chamar mão de obra especializada para analisar e corrigir o problema. Com o ferramental certo, como detectores de vazamento e até mesmo bomba d’água, um profissional capacitado será capaz de resolver o problema antes que ele se agrave.