Home Notícias Conferência nacional de cultura reúne em Brasília influenciadores do segmento
Notícias

Conferência nacional de cultura reúne em Brasília influenciadores do segmento

Envie
02185
Legenda: Ricardo Marques recebe diversas personalidades da Cultura em Brasília.Foto: Divulgação/Ascom
Envie

Está acontecendo no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF), a 4ª. Conferência Nacional de Cultura, evento realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) para promover a união entre as forças do segmento entre os poderes municipais, estaduais e federal. A conferência debate políticas públicas culturais e define orientações prioritárias para assegurar transversalidades nas ações do setor. As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década.

Após um hiato de 10 anos, a conferência acontece até o próximo dia 8 de março, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”. A 4ª CNC tem apoio do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e é co-realizada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil). O encontro – que reúne secretário, agentes culturais, produtores, investidores, jornalistas, promotores e pensadores do setor – é marcado pelo debate em eixos temáticos e análises de propostas que venham a contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, além de fortalecer seu potencial e garantir seu bom desempenho.

Na ocasião do evento, Ricardo Marques, ex-Secretário de Cultura do Distrito Federal, ex-Diretor Geral do Arquivo Nacional e um influenciador da cultura nacional, promoveu na última terça-feira (5) um encontro em sua residência com a participação de expoentes ilustres do segmento – entre eles o Vice-Prefeito de Angra dos Reis, Christiano Albernaz, que defendeu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e as vantagens do benefício tanto para o turismo quanto para a cultura da Costa Verde do Rio de Janeiro.

O Perse é a negociação que possibilita às pessoas jurídicas que exercem atividades econômicas ligadas ao setor de eventos pagar os débitos inscritos em dívida ativa da União com benefícios — como descontos, entrada reduzida e prazos diferenciados —, conforme a sua capacidade de pagamento. Essa modalidade de transação pode conceder desconto de até 100% do valor dos juros, das multas e dos encargos-legais. Além disso, o saldo devedor restante poderá ser dividido em até 145 prestações mensais e seguidas

Também estiveram presentes no jantar de confraternização oferecido por Ricardo Marques a Chefe de Gabinete do Vice-Prefeito de Angra, Jocileia Silva; a Secretaria de Cultura de São Gonçalo, Júlia Sobreira – que fez uma explanação sobre os projetos da cultura do município, além dos resultados que colocarão São Gonçalo como um dos mais efetivos dentro da Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II; e a Presidente da Comissão de Cultura da OAB DF, Verane Magalhães, que abordou a importância das Leis de Incentivo e dos programas que dão melhor transparência no uso dos recursos públicos.

A produtora cultural, atriz e cantora, Larissa Lopes brindou a noite com canto lírico e apresentou seu trabalho artístico aos presentes, show este que percorre Estados e outros países. Também marcou presença no encontro Simone Azevedo, artista plástica, que foi ovacionada por sua obra “Dom Quichote”, em pigmentação à óleo.

Foi uma noite onde a cultura brilhou, e onde brindamos o setor responsável por um Produto Interno Bruto (PIB) pulsante e crescente no país.

Veja a lista dos 37 indiciados pela PF no inquérito do golpe de Estado
Veja a lista dos 37 indiciados pela PF no inquérito do golpe de Estado
Barroso diz que excesso de judicialização é característica do Brasil
Barroso diz que excesso de judicialização é característica do Brasil
STF determina que governo de SP informe sobre câmeras corporais
STF determina que governo de SP informe sobre câmeras corporais
CNU: Ministério admite que instrução no cartão-resposta deixou dúvida
CNU: Ministério admite que instrução no cartão-resposta deixou dúvida
Tiro contra tropa foi único fato que chamou atenção do Exército no G20
Tiro contra tropa foi único fato que chamou atenção do Exército no G20
Envie

RBN Stories