Home Auto Comprar ou trocar carro em 2022: vale a pena?
Auto

Comprar ou trocar carro em 2022: vale a pena?

Envie
Default Featured Image
Envie

Situação do setor automobilístico é mais otimista em 2022, mas ainda pede-se cautela

A pandemia de COVID-19 mudou completamente o plano de diversos brasileiros. Tanto por conta do isolamento social obrigatório, para evitar a propagação do vírus, a perda de empregos, por conta da impossibilidade de trabalhar, ou até mesmo por conta da economia, que ficou abalada em praticamente todos os setores. Isso, inevitavelmente, afeta também os sonhos, como a compra da casa própria, e também a compra ou a troca de carros. E vale ressaltar que o setor automobilístico vem sofrendo maus bocados desde o início da pandemia, por conta da crise na produção de carros, desde as linhas de produção até a falta de peças e materiais básicos para a fabricação dos veículos, como os semicondutores.

De acordo com Antônio Jorge Martins, coordenador dos cursos automotivos da FGV (Fundação Getúlio Vargas), a crise do setor automobilístico se explica por conta da transformação industrial em que o setor vem investindo, e a demanda dos fabricantes aumentou consideravelmente. “(…) O resultado? Tivemos a escassez dos semicondutores e, consequentemente, a parada das montadoras e o aumento dos preços”, diz Martins ao Diário do Nordeste. Outros fatores, como o aumento disparado do dólar e dos custos com frete e logística, também impactaram diretamente o valor dos veículos. 

Apesar disso, há quem se pergunte se ainda vale a pena investir na compra ou na troca de um carro em 2022. Com a retomada das atividades presenciais e a economia aos poucos caminhando para o mais próximo possível da normalidade, a expectativa é de que as vendas melhorem consideravelmente no ano de 2022, superando dificuldades enfrentadas em 2021. 

O financiamento de carros novos (zero quilômetro), porém, ficará ainda mais caro em 2022, avalia Martins. Isso porque as taxas do financiamento estão relativamente altas, incluindo a Selic. Por outro lado, os veículos usados sofrerão uma queda de preço; a forte valorização dos usados tende a não continuar em 2022, e o ideal é que se espere até 2023 para comprar carros usados ou para investir na troca, pois a situação poderá estar mais estável, e os valores poderão ter um melhor custo-benefício. 

Lembre-se que, apesar do cenário positivo para a compra de usados, é necessário separar um valor para as contas da revisão completa do carro (incluindo todos os sistemas que o compõem) e da modernização, como a instalação de rádio automotivo e de ar-condicionado, por exemplo.

Envie

RBN Stories