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Como utilizar o Google Meu Negócio para o sucesso da sua empresa local

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É inegável que nos dias de hoje, qualquer empresa, independente do seu porte, precisa ter boa presença no mundo digital. Por isso, o Google Meu Negócio, atrelado a uma estratégia de SEO local e produção de conteúdo para mídias sociais, é a melhor escolha para divulgar o trabalho da companhia e conquistar novos clientes.  

Ao utilizar o Google Meu Negócio da forma correta, as possibilidades de eventuais novos clientes encontrarem sua empresa é muito maior. Quando falamos sobre negócios locais, por exemplo, como restaurantes, papelarias, sorveterias, mecânicas, autopeças e muitos outros, essa divulgação precisa ser ainda mais assertiva, pois quando o indivíduo buscar pela palavra-chave do seu negócio, ele precisa te encontrar.

Pensando nisso, preparamos um guia completo que vai te ajudar a entender melhor como usar o Google Meu Negócio para ter o sucesso esperado.

 

O que é o Google Meu Negócio?

Antes de começar, é preciso retroceder um pouco. O Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que sua companhia seja encontrada na rede de busca e pesquisa do Google e também no Google Maps. Através disso, você poderá informar aos usuários o endereço exato da companhia, o horário de funcionamento, assim como produtos e serviços.

 

Dentro do Google Meu Negócio, há também a aba de avaliações, em que os clientes poderão avaliar a experiência que tiveram em sua empresa, incluindo nota e comentário. Aqui, é importante sempre responder e interagir com os clientes, para criar ainda mais essa conexão e demonstrar para os futuros clientes os ideais da sua empresa.

 

O Google Meu Negócio é importante?

Para responder a essa pergunta, propomos um exercício hipotético. Imagine que você tenha uma cafeteria em um ponto não tão comercial da sua cidade, mas que tem como objetivo justamente tirar os clientes do ambiente tumultuado do centro e levá-los para um lugar confortável e aconchegante para relaxar e tomar seu café.

Agora, se o indivíduo não sabe da existência e dos benefícios da sua cafeteria, ele dificilmente vai encontrá-la por acaso. Por isso, quando ele buscar por cafeterias no Google, sua empresa precisa aparecer, com todas as informações e diferenciais possíveis, assim como fotos e avaliações, para que ele sinta a necessidade de conhecê-la. Isso vale para qualquer tipo de negócio!

 

Como começar?

O primeiro passo é cadastrar e destacar a sua empresa no Google Meu Negócio. Esse é o momento de preencher todas as informações necessárias, como o seguimento da sua empresa, endereço, telefone, horário de funcionamento, fotos, cardápio se for o caso, website, redes sociais e muito mais.

A dica de ouro está no momento de adicionar as tags, pois é aqui que você poderá selecionar palavras-chave que definam o seu negócio e farão com que o potencial cliente encontre sua empresa com mais facilidade. Por exemplo, se for um restaurante, a tag ‘restaurante’ precisa estar inclusa, assim como a cidade ou o bairro em questão.

 

Mantenha o perfil atualizado

Muitas empresas acabam perdendo negócio pelo simples fato de não atualizarem seus dados no Google Meu Negócio. É importante sempre atualizar possíveis trocas de número, mudança de endereço, assim como o site e as mídias sociais. Não esqueça de atualizar as imagens do local, pois o cliente pode não se sentir confortável se o lugar que ele está, for muito diferente do que viu on-line.

 

Estimule avaliações

Ao finalizar o atendimento de um cliente, peça para que ele avalie a experiência em sua empresa. É fundamental que seu perfil no Google Meu Negócio tenha comentários e avaliações, pois isso trará mais segurança e confiança aos futuros clientes. Estimule essas avaliações com possíveis brindes ou descontos na próxima visita, pois isso pode fidelizar o cliente.

 

Interaja sempre 

Um diferencial das empresas que se destacam no Google Meu Negócio é a interação com as avaliações dos clientes. Responder de maneira cordial e que estimule novas visitas, proporcionará sensação de acolhimento para futuros novos clientes.

Vale a ressalva aqui para saber lidar também com possíveis comentários negativos. Responda todos os comentários, os bons e os ruins. E, caso a experiência de determinado cliente não tenha sido positiva, tenha uma postura educada e comprometa-se a melhorar ou até mesmo recompensá-lo de alguma forma.

Como vimos, estar no Google Meu Negócio pode ser um divisor de águas para a sua empresa. É através dele que você poderá se destacar digitalmente e fazer com que mais pessoas conheçam e visitem o seu negócio. 

 

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