Home Notícias Negócios Como uma gestão eficiente pode reduzir os altos preços e custos do foodservice?
Negócios

Como uma gestão eficiente pode reduzir os altos preços e custos do foodservice?

Envie
Como uma gestão eficiente pode reduzir os altos preços e custos do foodservice?
Envie

Tão importante quanto a qualidade do produto, a gestão é um quesito primordial para a ascensão de um negócio no setor de foodservice. Sua eficiência possibilita um crescimento sustentável, com respeito aos colaboradores, clientes e stakeholders, viabilizando níveis mais altos de satisfação. Além disso, planejar sua atuação com metas e indicadores bem alinhados pode ajudar a reduzir preços e custos que impactam diretamente na saúde financeira da empresa.

Um levantamento do Sebrae aponta a falta de gestão entre os principais motivos para o fechamento de mais de 1,4 milhão de empresas em 2021. Desse total, quase 10% é composto por negócios do segmento de alimentos e bebidas, que alcançou crescimento de 20% no faturamento de 2022, em função da mudança de hábitos de consumo e do aumento dos gastos dos brasileiros com o foodservice. Para evitar uma desaceleração, é importante estruturar estratégias de gestão que foquem na otimização – de tempo, de recursos e de pessoal.

Os objetivos ligados aos processos internos e o desenvolvimento organizacional são dois dos pilares que se relacionam com o cumprimento das soluções criadas para o cliente. Neste sentido, para que um produto ou serviço chegue ao destino corretamente, é preciso que haja direcionamento, escala e padrão de entrega – a qual deve ser realizada igualmente para todos os clientes. E esses três quesitos só são atingíveis com uma boa gestão.

Utilizar a tecnologia pode ser um recurso viável e assertivo na conclusão dessas metas, por meio da automatização de processos. Soluções como a digitalização do abastecimento (via marketplace que integra todo o ecossistema de foodservice, facilitando as compras programadas, com atendimento nacional) e o fulfillment (em que a indústria envia a mercadoria para um centro de distribuição e um terceirizado responde pela entrega) ajudam a diminuir preços e custos.

Para além do impulsionamento das vendas, essas ferramentas propiciam a venda sem estoque, fazendo com que a demanda seja atendida em grande escala e de forma mais abrangente, por um custo acessível e que agrega valor ao produto ou serviço. Em resumo, a gestão eficiente é uma técnica fundamental para o sucesso e o crescimento de qualquer empresa que deseja operar de forma inteligente no setor que escolheu empreender.

João Alfredo Pimentel é empresário digital serial na área de TI, fundador da 6place (plataforma digital de abastecimento) e investidor-fundador do SCALEXOPEN (fundo de investimento para startups em estágio seed e pré-seed de base tecnológica com alto poder de escalabilidade).

A revolução silenciosa dos dados: o brasileiro que transforma inteligência artificial em estratégia global de negócios

A revolução silenciosa dos dados: o brasileiro que transforma inteligência artificial em estratégia global de negócios

Leia Mais
Grupo NC, dono da farmacêutica EMS, abre inscrições para Programa de Estágio 2026 no Amazonas

Grupo NC, dono da farmacêutica EMS, abre inscrições para Programa de Estágio 2026 no Amazonas

Leia Mais
João Gondim Neto e a Importância do Planejamento Financeiro para Segurança e Expansão

João Gondim Neto e a Importância do Planejamento Financeiro para Segurança e Expansão

Leia Mais
Agência de SEO e GEO: A estratégia que coloca sua empresa no topo do Google e na frente dos concorrentes locais

Agência de SEO e GEO: A estratégia que coloca sua empresa no topo do Google e na frente dos concorrentes locais

Leia Mais
SLS Brasil anuncia parceria com Royal Enfield para o SLS Super Crown 2025

SLS Brasil anuncia parceria com Royal Enfield para o SLS Super Crown 2025

Leia Mais
Envie