Tão importante quanto a qualidade do produto, a gestão é um quesito primordial para a ascensão de um negócio no setor de foodservice. Sua eficiência possibilita um crescimento sustentável, com respeito aos colaboradores, clientes e stakeholders, viabilizando níveis mais altos de satisfação. Além disso, planejar sua atuação com metas e indicadores bem alinhados pode ajudar a reduzir preços e custos que impactam diretamente na saúde financeira da empresa.
Um levantamento do Sebrae aponta a falta de gestão entre os principais motivos para o fechamento de mais de 1,4 milhão de empresas em 2021. Desse total, quase 10% é composto por negócios do segmento de alimentos e bebidas, que alcançou crescimento de 20% no faturamento de 2022, em função da mudança de hábitos de consumo e do aumento dos gastos dos brasileiros com o foodservice. Para evitar uma desaceleração, é importante estruturar estratégias de gestão que foquem na otimização – de tempo, de recursos e de pessoal.
Os objetivos ligados aos processos internos e o desenvolvimento organizacional são dois dos pilares que se relacionam com o cumprimento das soluções criadas para o cliente. Neste sentido, para que um produto ou serviço chegue ao destino corretamente, é preciso que haja direcionamento, escala e padrão de entrega – a qual deve ser realizada igualmente para todos os clientes. E esses três quesitos só são atingíveis com uma boa gestão.
Utilizar a tecnologia pode ser um recurso viável e assertivo na conclusão dessas metas, por meio da automatização de processos. Soluções como a digitalização do abastecimento (via marketplace que integra todo o ecossistema de foodservice, facilitando as compras programadas, com atendimento nacional) e o fulfillment (em que a indústria envia a mercadoria para um centro de distribuição e um terceirizado responde pela entrega) ajudam a diminuir preços e custos.
Para além do impulsionamento das vendas, essas ferramentas propiciam a venda sem estoque, fazendo com que a demanda seja atendida em grande escala e de forma mais abrangente, por um custo acessível e que agrega valor ao produto ou serviço. Em resumo, a gestão eficiente é uma técnica fundamental para o sucesso e o crescimento de qualquer empresa que deseja operar de forma inteligente no setor que escolheu empreender.
João Alfredo Pimentel é empresário digital serial na área de TI, fundador da 6place (plataforma digital de abastecimento) e investidor-fundador do SCALEXOPEN (fundo de investimento para startups em estágio seed e pré-seed de base tecnológica com alto poder de escalabilidade).