Infelizmente por conta da retaliação no trabalho, muitos colaboradores acabam não denunciando diversas situações de abusos e assédios no ambiente corporativo. Esse ato prejudica não apenas a saúde física e mental do colaborador, como também sua autoestima e, consequentemente, diminui seu rendimento no trabalho.
Ter conhecimento sobre o que é um canal de denúncias e seu papel para as empresas e colaboradores é fundamental para que o ambiente laboral se torne mais seguro para todos. A Contato Seguro preparou um material para que você entenda melhor sobre o canal de denúncias. Confira.
O que é um canal de denúncias?
Muitos profissionais não têm conhecimento sobre o que é um canal de denuncias. Como o nome já descreve, essa é uma ferramenta que permite que seus colaboradores ou qualquer outra pessoa interessada possa reportar de forma anônima qualquer tipo de condutas consideradas impróprias, e até mesmo práticas ilegais que acontecem dentro do local de trabalho.
Qual a importância de um canal de denúncias?
Esses canais são importantes para que a empresa possa manter a transparência e a ética com seus colaboradores, além de evitar que possam acontecer abusos e situações que coloquem em risco a saúde física e mental da equipe. Ter um canal de denúncias também é fundamental para diminuir a retaliação no trabalho, que acontece ao realizar denúncias não anônimas.
Benefícios de se ter um canal de denúncias
Recentemente as empresas têm entendido que ter um canal de denúncias proporciona benefícios para ambos os lados: empresa e colaborador. Se você possui dúvidas sobre os benefícios, confira a seguir alguns deles, que você obtém ao investir em um canal de denúncias:
Para a empresa
Um canal de denúncias oferece diversos benefícios para a empresa, como: a facilidade em identificar irregularidades, manter uma boa reputação da empresa, aumentar a confiança da equipe, diminuir o turnover, auxiliar na prevenção e resolução de conflitos e garantir que a empresa esteja em uma constante melhoria.
Para os colaboradores
Para os colaboradores, poder contar com um canal de denúncias também proporciona diversos benefícios, como: proteção contra retaliação, garantia de confidencialidade nas denúncias, criação de um ambiente mais saudável, garantir voz aos colaboradores (o que impacta em sua autoestima) e, principalmente, diminuir os pedidos de demissão por conta de práticas irregulares que não são corrigidas ou identificadas.
Quais os riscos de não ter um canal de denúncias?
Apesar de cada vez mais os canais de denúncias estarem presentes em mais empresas, ainda é comum que principalmente as empresas mais antigas ou até mesmo menores não façam essa implementação. As empresas que não possuem esse canal sofrem alguns riscos, como:
- Aumento das chances de irregularidades;
- Problemas de imagem e reputação;
- Perda da confiança dos colaboradores;
- Desenvolvimento de um ambiente e cultura tóxicos;
- Perda de talentos;
- Dificuldade na gestão de crise.
Um dos maiores riscos é o impacto financeiro que essas empresas podem sofrer, seja por conta de processos trabalhistas ou outras irregularidades que poderiam ter sido facilmente resolvidas com um canal de denúncias.
Quais os tipos de canais de denúncias?
Normalmente, as denúncias podem ser realizadas por meio de site, número de telefone 0800, aplicativo, e até mesmo através do WhatsApp. Todos são 100% anônimos, garantindo a segurança e a privacidade de quem realizou a denúncia. Também pode ser interessante mantê-lo disponível 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, mesmo que não haja expediente da empresa.
Como escolher um canal de denúncias?
Ao decidir qual o canal de denúncias mais adequado para sua empresa e diminuir a retaliação no trabalho, é importante considerar alguns aspectos, como as necessidades da organização, o tamanho da empresa, quantidade de colaboradores, acessibilidade e facilidade de uso. Além disso, o custo-benefício e o orçamento não podem ser deixados de lado.
Não há dúvidas do impacto positivo a curto, médio e longo prazo que ter um canal de denúncias pode causar em sua empresa e colaboradores. Por isso, a Contato Seguro hoje está presente em mais de 2000 empresas espalhadas por mais de 50 países, garantindo resultados incríveis para os clientes e seus colaboradores.