Home Notícias Negócios Como tornar seu e-commerce internacional e receber em dólar?
Negócios

Como tornar seu e-commerce internacional e receber em dólar?

Envie
conceito de e-commerce representado por um pacote e o globo mundial
Créditos: iStock
Envie

Expandir sites de vendas é ótima estratégia para potencializar lucros

O sucesso de vendas online é resultado de uma somatória de dois pontos fundamentais que aconteceu nos últimos anos. Um fato é a globalização digital, que se ampliou de forma impressionante, e as mudanças de consumo das pessoas. Para finalizar, a pandemia de coronavírus, que se iniciou em 2020, fez questão de potencializar isso.

Desde então, muitos donos de sites tentam se reinventar para conseguir potencializar os lucros e expandir a marca para que a maior quantidade de clientes consigam ter acesso. Um caminho favorável é transformar o e-commerce em internacional e fazer com que a monetização seja em dólar. 

Para se ter uma ideia, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, os gastos com comércio eletrônico ultrapassaram as cifras de US$ 844 bilhões nos Estados Unidos. É o que apontam os dados do Índice de Economia Digital da Adobe.

E, para que isso aconteça da melhor forma possível, o gestor precisa, primeiramente, estudar como funciona o mercado no exterior. Isso porque alguns produtos podem estar na moda aqui, no Brasil, e lá fora não fazer nenhum sucesso. Outro ponto importante nesse quesito é analisar os possíveis concorrentes. Se o cenário parecer favorável, comece inserindo adsenses em plataformas de anúncios internacionais.

Definido o nicho, o próximo passo é entender como a legislação funciona em determinado país. Como o foco é monetizar em dólar, é bem provável que o e-commerce seja direcionado para os Estados Unidos. Entenda quais são as taxas e os procedimentos necessários para estar sempre regularizado para evitar problemas no futuro.

O próximo passo envolve precificar os produtos. Após as pesquisas anteriores, será possível ter a noção de quanto os concorrentes cobram. Se baseie no valor do país em questão, e nunca do Brasil. Isso se transformará em uma certificação para que não haja prejuízos durante a comercialização internacional.

Cuidar da logística é essencial para garantir a qualidade no envio das mercadorias. Esse pode ser um dos obstáculos na hora de expandir o e-commerce. Saber lidar com a burocracia das alfândegas é fundamental. Mas o gestor responsável deve se atentar com o rastreio dos produtos e quando há devolução por parte dos clientes.

Por último, mas não menos importante, acompanhe fielmente toda a variação cambial. Saber quanto está o dólar hoje vai ser a chave para que o negócio possa prosperar. Afinal de contas, quando houver modificação no valor desta moeda, será possível fazer uma análise mais assertiva de quanto terá de lucro.

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Leia Mais
Reinauguração do Banana Café celebra o glamour paulistano com noite de estrelas

Reinauguração do Banana Café celebra o glamour paulistano com noite de estrelas

Leia Mais
PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

Leia Mais
Seleção de cultivares e a busca por maior valor nutricional

Seleção de cultivares e a busca por maior valor nutricional

Leia Mais
Formalidade é essencial na comunicação do Judiciário, mesmo com empatia, alerta especialista

Formalidade é essencial na comunicação do Judiciário, mesmo com empatia, alerta especialista

Leia Mais
Envie