Como tornar seu e-commerce internacional e receber em dólar?

Como tornar seu e-commerce internacional e receber em dólar?

Amanda Mathias
2 min p/ ler 5.3k já leram
conceito de e-commerce representado por um pacote e o globo mundialCréditos: iStock

Expandir sites de vendas é ótima estratégia para potencializar lucros

O sucesso de vendas online é resultado de uma somatória de dois pontos fundamentais que aconteceu nos últimos anos. Um fato é a globalização digital, que se ampliou de forma impressionante, e as mudanças de consumo das pessoas. Para finalizar, a pandemia de coronavírus, que se iniciou em 2020, fez questão de potencializar isso.

Desde então, muitos donos de sites tentam se reinventar para conseguir potencializar os lucros e expandir a marca para que a maior quantidade de clientes consigam ter acesso. Um caminho favorável é transformar o e-commerce em internacional e fazer com que a monetização seja em dólar. 

Para se ter uma ideia, entre março de 2020 e fevereiro de 2021, os gastos com comércio eletrônico ultrapassaram as cifras de US$ 844 bilhões nos Estados Unidos. É o que apontam os dados do Índice de Economia Digital da Adobe.

E, para que isso aconteça da melhor forma possível, o gestor precisa, primeiramente, estudar como funciona o mercado no exterior. Isso porque alguns produtos podem estar na moda aqui, no Brasil, e lá fora não fazer nenhum sucesso. Outro ponto importante nesse quesito é analisar os possíveis concorrentes. Se o cenário parecer favorável, comece inserindo adsenses em plataformas de anúncios internacionais.

Definido o nicho, o próximo passo é entender como a legislação funciona em determinado país. Como o foco é monetizar em dólar, é bem provável que o e-commerce seja direcionado para os Estados Unidos. Entenda quais são as taxas e os procedimentos necessários para estar sempre regularizado para evitar problemas no futuro.

O próximo passo envolve precificar os produtos. Após as pesquisas anteriores, será possível ter a noção de quanto os concorrentes cobram. Se baseie no valor do país em questão, e nunca do Brasil. Isso se transformará em uma certificação para que não haja prejuízos durante a comercialização internacional.

Cuidar da logística é essencial para garantir a qualidade no envio das mercadorias. Esse pode ser um dos obstáculos na hora de expandir o e-commerce. Saber lidar com a burocracia das alfândegas é fundamental. Mas o gestor responsável deve se atentar com o rastreio dos produtos e quando há devolução por parte dos clientes.

Por último, mas não menos importante, acompanhe fielmente toda a variação cambial. Saber quanto está o dólar hoje vai ser a chave para que o negócio possa prosperar. Afinal de contas, quando houver modificação no valor desta moeda, será possível fazer uma análise mais assertiva de quanto terá de lucro.

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 68
Kkkk 5
Triste 3
Raiva 5

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.