Negócios
Como tornar o espaço da clínica mais confortável para clientes
Conforto, estética e funcionalidade fazem toda a diferença no atendimento em clínicas
A ambientação e a decoração de clínicas e consultórios são partes essenciais do atendimento ao paciente. Por mais que os profissionais sejam de alta qualidade, de nada adianta se o ambiente não transmite confiança, conforto e tranquilidade para os pacientes.
Um projeto bem planejado, que une conforto, estética e funcionalidade, contribui com a satisfação dos pacientes e também com a produtividade da equipe. Pensando nesses quesitos, preparamos dicas essenciais para tornar clínicas e consultórios mais confortáveis para os pacientes. Confira!
Invista em iluminação
Uma das características que mais impactam a percepção de conforto dos pacientes é a iluminação do ambiente. Uma clínica escura e mal iluminada pode gerar desconforto. Já o excesso de iluminação (especialmente com luzes frias e intensas) transmite frieza e distanciamento. Para um ambiente mais acolhedor, o ideal é utilizar luzes brancas quentes (que não são azuladas), para maior conforto dos pacientes e da equipe.
De olho no conforto da recepção
Um dos pontos de maior reclamação de pacientes em clínicas é o tempo de espera para ser atendido e o desconforto de ficar sentado esperando. Por esse motivo, é muito importante dar atenção redobrada ao conforto do paciente na fila de espera, investindo em cadeiras confortáveis, poltronas e até mesmo sofás mais aconchegantes.
Sistema de entretenimento
Distrair os pacientes na fila de espera é uma forma de reduzir as reclamações e aumentar o conforto. Portanto, é interessante investir em formas de entretenimento, como disponibilizar uma televisão ou fornecer Wi-Fi. Clínicas infantis apostam em brinquedos, livros de colorir e desenhos animados para manter as crianças sob controle durante a espera.
Priorize a ergonomia
Pensando no conforto da equipe de colaboradores, é importante estar atento à ergonomia de mesas e cadeiras. Por exemplo, escolher mesas e balcões que possuem uma altura adequada em relação às cadeiras pode ajudar os colaboradores a evitar dores nas costas. Monitores com controle e filtro de luz azul preservam a saúde ótica da equipe, enquanto cadeiras com apoio de braço confortável reduzem a tendência a desenvolver tendinites.
Controle de ruído e climatização
Clínicas barulhentas e temperaturas extremas são fatores que geram desconforto entre os pacientes. Investir em um bom controle de temperatura, seja com ar-condicionado, ventilação natural, ventilador ou exaustor, é indispensável para manter o ambiente agradável – fresco nos dias quentes e aquecido durante o inverno.
Da mesma forma que frio e calor em excesso podem ser desagradáveis para os pacientes, o ruído exagerado pode atrapalhar a experiência dos clientes e a concentração da equipe. Para contornar esse problema, é necessário investir em painéis de isolamento, cortinas, divisórias de ambiente e até mesmo janelas antirruído, especialmente para clínicas que priorizam atendimento privativo, como consultórios médicos, odontológicos e de psicólogos.


