Home Estilo e Vida Casa e Jardim Como renovar e aproveitar móveis de madeira em casa?
Casa e Jardim

Como renovar e aproveitar móveis de madeira em casa?

Envie
Pexels Vlada Karpovich 4050318
Envie

Se você gosta de decoração, com certeza já pensou em sair mudando todos os móveis do lugar e dar uma cara nova para o ambiente adicionando novos itens de decoração e até mesmo pintando alguns móveis de madeira. Para realizar essas mudanças, não é necessário investir muito. Com uma boa dose de criatividade e paciência, você vai conseguir mudar qualquer cômodo dentro de casa.  

Os móveis em madeira costumam ser a primeira opção de quem está pensando em mudar a decoração dentro de casa. Isso porque, apesar de serem resistentes, é muito comum que os móveis em madeira acabem se desgastando e apresentando sinais de uso conforme o passar do tempo. 

Mas você não precisa se desfazer da sua peça de madeira por isso. É possível personalizar o seu móvel e conseguir algo totalmente novo para a sua decoração com poucos recursos. Não se esqueça que um dos itens principais para a pintura de madeira é ter uma boa lixadeira ou uma lixa grossa para madeira, além de tinta específica para essa superfície. 

Confira um guia com o passo a passo para você transformar o seu móvel de madeira em uma peça única e completamente nova para a decoração da sua casa. 

 

Comece preparando o móvel 

Para começar a reforma do seu móvel de madeira, você precisa primeiro preparar a superfície. Para isso, remova todos os tipos de acessórios, isso inclui puxadores, dobradiças e outras peças destacáveis que o móvel tenha. Em seguida, você deve limpar muito bem o móvel para tirar toda a sujeira, pó e resíduos acumulados, mas também tome cuidado com os resíduos de produtos de limpeza, use um próprio para madeira e um pano liso.

 

Faça o desbaste de madeira  

Depois de limpar minuciosamente o seu móvel, use uma lixadeira para madeira com uma lixa grossa que ajude a remover as camadas antigas de tinta, verniz ou qualquer acabamento que exista. Nesse processo, certifique-se de lixar a madeira de forma uniforme e não aplique muita pressão para não correr o risco de danificar o móvel.

 

Realize o lixamento fino 

Após usar a lixadeira e tirar a camada grossa de tinta, chegou a hora de fazer o que chamamos de lixamento fino. Utilize uma lixa fina e continue o trabalho de forma cuidadosa. Esse processo ajuda a suavizar a madeira e deixa a peça pronta para o próximo passo. Se o seu móvel for muito grande, você pode pedir para alguém te ajudar a realizar esse processo. 

 

Utilize tinta para madeira e faça um acabamento personalizado 

A pintura é a parte mais divertida, e é nesse momento que você pode deixar a criatividade fluir. Nesse passo você também pode optar por manter a madeira na cor original, mas, caso queira deixar tudo ainda mais personalizado, use uma nova cor que combine com a sua decoração, vale até mesmo tentar fazer alguns desenhos e deixar a peça única. Você também pode aplicar um verniz para realçar o aspecto da peça e garantir um acabamento rústico e elegante.  

 

Não se esqueça de proteger a peça 

Depois de realizar todos os outros processos, chegou a hora de proteger o seu móvel. Para isso, você deve aplicar uma camada de selador ou verniz transparente. Esse processo vai ajudar a preservar o novo visual do seu móvel, mas também vai garantir que ele irá durar por muito mais tempo. 

 

Envie
Artigos Relacionados
Image1
Casa e Jardim

7 vantagens de utilizar as Conexões Galvanizadas em seu projeto

As conexões galvanizadas são componentes extremamente benéficos para instalações industriais, proporcionando uma...

Pexels Photo 224924[1]
Casa e Jardim

Medidas preventivas na construção civil para evitar danos futuros

Garantindo a durabilidade e segurança das obras A construção civil é um...

Créditos Carlos Alves Growth Global
Casa e Jardim

Arquiteta Daniela Schmitt apresenta três ambientes na Casacor SC

Com “convite para viver o presente”, esta é a quarta participação do escritório...