A salada é um prato nutritivo e pode ficar muito saborosa quando combinamos os ingredientes da maneira certa
Ano a ano, as temperaturas têm batido recordes no Brasil. Em 2023, a chegada de uma das primaveras mais quentes que se tem registro é um prenúncio de um verão repleto de temperaturas elevadíssimas. Por isso, para enfrentá-lo, nada melhor do que uma salada refrescante, saborosa e nutritiva. Assim, pode se deliciar e, ao mesmo tempo, ter um dia mais equilibrado.
Ao contrário do que muita gente pensa, a salada pode, sim, ser deliciosa. Para isso, para acompanhar os legumes e as folhas verdes, o ideal é adicionar grãos, como feijão-fradinho, lentilha, quinoa, o grão-de-bico ou proteínas, como frango desfiado, ovo cozido ou atum. É possível também incluir frutas, como tangerina ou manga. Assim, temos mais vitaminas, fibras e proteínas em boa medida para a demanda da estação.
As saladas podem ser ótimos complementos para as principais refeições ou substituir algum lanche. Mas, para não cair na mesmice, é importante procurar ingredientes variados e experimentar novos sabores. Novos cortes, preparações cruas ou cozidas, assim como massas e carnes leves, podem agregar sabor e novas cores ao prato, tornando-o mais agradável aos olhos e ao paladar.
Alguns molhos podem ser especialmente refrescantes: molhos feitos à base de iogurte podem ser consumidos gelados. O limão também traz frescor e sabor para o prato e fica ótimo com folhas verdes. Sua vitamina C ajuda inclusive na absorção do ferro presente nas hortaliças.
É importante atentar-se à preparação. Os legumes e as verduras devem ser bem lavados antes do consumo, de preferência em água corrente. E muita atenção quanto à conservação. Todo preparo deve ir para a geladeira, principalmente nos dias de temperaturas muito altas, para evitar assim que a comida estrague.
Rabanetes, chuchus, pepinos e tomates, bem como rúcula, agrião e alface, são especialmente refrescantes. Até mesmo macarrão gelado pode ser adicionado à salada, trazendo um toque especial. Vinagre e mostarda podem ser muito refrescantes também.
Outra opção interessante é utilizar o glutamato monossódico para realçar o sabor da salada. Além de oferecer o gosto umami ao prato, ao substituir metade do sal no preparo por ele reduz-se a quantidade de sódio em 37% em relação a uma receita apenas com sal, sem alterar o sabor final.