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Como o uso do Google Analitycs no site beneficia as empresas?

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Como o uso do Google Analitycs no site beneficia as empresas?
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Uma visão mais humana do envolvimento e engajamento de um site, análises poderosas orientadas pela maior inteligência artificial do mundo, rastreamento de jornada aprimorado e segmentação robusta de público tornam o Google Analytics a uma plataforma de análise essencial para todas as empresas.

Em outubro de 2020, o Google anunciou a introdução do Google Analytics 4. Em julho de 2023, o atual Universal Analytics será suspenso.

Existem algumas diferenças importantes entre o Universal Analytics e o Google Analytics. Uma das maiores diferenças é o uso de aprendizado de máquina do Google Analytics para obter insights dos dados coletados.

Para tornar esse uso de análise preditiva valiosa para os usuários, o Google Analytics trouxe uma série de mudanças para a nova plataforma.

Aqui estão cinco dos principais benefícios do Google Analytics para as empresas. Vamos lá:

Métricas de engajamento centradas no usuário

Na ferramenta, o Google tornou indispensável para profissionais de marketing e agências de criação de sites e análise de dados mergulhar em relatórios centrados no usuário com foco no ciclo de vida e no usuário.

As novas e poderosas métricas e dimensões centradas no usuário do Google Analytics 4 usam IA e aprendizado de máquina para prever ações do cliente e implementar rastreamento mais inteligente e análises preditivas.

A taxa de rejeição do Universal Analytics foi eliminada e substituída por métricas de engajamento mais poderosas e úteis. Com o Google Analytics 4, uma sessão é considerada engajada quando dura pelo menos 10 segundos, tem pelo menos um evento de conversão ou envolve pelo menos duas visualizações de página.

As métricas do Google Analytics usam eventos para medir o engajamento e fornecer uma visão completa dos comportamentos e ações dos visitantes do site. O novo recurso, eventos aprimorados, permite que você saiba exatamente como os visitantes do seu site interagiram com seu conteúdo. Os eventos aprimorados incluem:

  • Dados de rolagem
  • Downloads de arquivos
  • Pesquisa de sites
  • Engajamento de vídeo

Esse nível de rastreamento de eventos não requer código personalizado ou assistência ao desenvolvedor, para que você possa entender facilmente como os usuários interagem com o site, qual conteúdo está levando os usuários a agir e qual conteúdo precisa de mais otimização.

Integração do BigQuery

O BigQuery é um data warehouse que ajuda você a gerenciar e analisar seus dados. Inclui recursos integrados, como aprendizado de máquina, análise geoespacial e inteligência de negócios. Com o BigQuery, você pode usar o SQL para responder rapidamente a perguntas complexas sem a necessidade de gerenciamento de infraestrutura.

A integração do Google Analytics com o BigQuery permite analisar grandes conjuntos de dados em segundos, realizar análises avançadas em dados brutos do Google Analytics 4 e coletar informações valiosas do aprendizado de máquina da plataforma. Além disso, você pode combinar esses dados com dados de outras ferramentas de marketing ou CRM, criando um repositório que realmente conta a história das jornadas de seus clientes.

Acompanhamento aprimorado da jornada do cliente

Com o Google Analytics 4, o foco não está mais em medições facilmente fragmentadas por dispositivo ou plataforma, como sessões. Em vez disso, o foco está nos usuários e suas interações, capturadas como eventos. Esses eventos podem acontecer em uma combinação de sites e aplicativos.

Gráfico de fluxo que mostra as etapas da jornada do cliente (conhecimento, consideração, compra e fidelidade) relacionadas a diferentes relatórios no Google Analytics 4: aquisição, engajamento, monetização e retenção.

Os relatórios de ciclo de vida do Google Analytics 4, são projetados para serem alinhados com os estágios da jornada do cliente – aquisição, engamento, monetização e retenção.

Com esses relatórios, você pode entender melhor a jornada, identificar lacunas e oportunidades e obter informações sobre onde ajustar suas estratégias de marketing. Isso abrange desde o ponto de contato inicial com um visitante do site até a retenção de um cliente após a compra – tudo possível por meio do modelo de medição orientado a eventos do Google Analytics 4.


O novo Google Analtycs é tão incrível que pode ser utilizado por todos os usuários, sem exceção, desde um site de review de air fryer, até uma pequena empresa familiar, podem se beneficiar dessa ferramenta poderosa de dados e engajamento.

Segmentação de público poderosa

Os públicos-alvo do Google Analytics 4, fornecem segmentos mais diversificados para campanhas de marketing. Agora no Google Analytics 4, você pode criar segmentos com base em eventos em tempo real. Isso permite que você agrupe seus usuários com base em interações e tempo entre eventos versus categorias de dispositivos ou plataformas arbitrárias.

Ao aprimorar essas medidas mais poderosas, os profissionais de marketing podem criar públicos precisos que fornecem uma imagem valiosa de quem está usando seu site e como eles estão se envolvendo com o conteúdo, criando oportunidades infinitas para otimizar conversões e vendas.

Como se isso não bastasse, o Google Analytics 4 compartilhará automaticamente o público com o Google Ads para que você possa focar suas campanhas de publicidade do Google Analytics nos visitantes do site, que exibem um padrão específico de comportamento.

O Google Analytics 4 permite uma segmentação profunda do público

Com públicos mais segmentados, os profissionais de marketing podem planejar campanhas otimizadas e alcançar públicos precisos no momento certo.

Melhores públicos de campanha de marketing levam a campanhas mais bem-sucedidas e melhor ROI em marketing com anúncios.

Centro de Análise

O Analysis é uma coleção de técnicas de análise avançadas para ajudá-lo a descobrir insights mais profundos sobre os comportamentos de seus clientes que vão além dos relatórios padrão.

Ferramentas anteriormente disponíveis apenas para clientes do Google Analytics 360 agora estão disponíveis para todos gratuitamente com o Google Analytics.

Captura de tela do Analysis Hub do Google, mostrando vários formatos diferentes para splicing e análise de dados.

No novo hub de análise, os profissionais de marketing podem escolher várias maneiras de contar histórias de dados.

Quais ferramentas estão disponíveis no Analysis?

  • Mapas de calor para adicionar uma dimensão adicional à sua análise.
  • Relatório de sobreposição de segmentos que mostra as relações entre segmentos segmentados.
  • Opções de personalização de funil que permitem a configuração de funis específicos.
  • Relatório do explorador de usuários para obter uma visão mais detalhada dos segmentos de usuários mais relevantes para sua análise.
  • Análise de caminho para identificar os caminhos de navegação do Google Analytics mais comuns seguidos pelos usuários no site.
  • Técnicas de visualização para aplicar à sua análise.
  • Exporte dados de análise em vários formatos.

Captura de tela do Analysis Hub do Google, mostrando as diferentes visualizações disponíveis para os profissionais de marketing analisarem os dados.

O Google Analytics oferece aos profissionais de marketing diferentes maneiras de detalhar e visualizar dados, beneficiando muito as empresas de todos os segmento, desde grande multinacionais, até empresas de serviços locais, então com certeza é uma ferramenta que deve ser utilizada.

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