Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Como o pilates pode ajudar na correção e prevenção de lesões

Publicado

em

Default Featured Image

Atividade também age no aumento da flexibilidade, correção da postura e força abdominal

Com as restrições da pandemia, muita gente precisou improvisar o home office em casa com o que tinha disponível. A consequência disso foram dores decorrentes de má postura e lesões, por conta da sobrecarga de algumas partes do corpo. Engana-se quem pensa que somente atletas de alta performance correm o risco de uma lesão na realização do seu trabalho, pois até em tarefas simples pode-se gerar lesões que interferem muito na qualidade de vida. A boa notícia é que o pilates é um excelente aliado para prevenir essas situações, já que age no aumento da flexibilidade, correção da postura e força abdominal.

O pilates é uma atividade que reúne técnicas de alongamento, por isso é um ótimo complemento para outras atividades físicas. Para os preguiçosos de plantão, a informação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é chocante: atividade física moderada reduz as chances de desenvolver doenças crônicas e ligadas à cardiopatia. Sendo assim, o pilates é também um método de prevenção, com contribuição na estabilidade corporal, melhoria da respiração e da autoestima. Sabe aquele ditado que diz que é melhor prevenir do que remediar? É nessa mentalidade que o pilates pode ser inserido no dia a dia. Fortalecer para não lesionar – o lema é esse. 

A cereja do bolo

Basta olhar para um estúdio de pilates para entender que ele não tem contraindicação, é frequentado e indicado para todas as idades, sem restrições, principalmente aqueles que sofrem de dores crônicas ou problemas musculares. Ao contrário de outras atividades de impacto, o pilates não desgasta músculos e articulações, pois trabalha exercícios de baixo impacto e poucas repetições. Para pessoas com dores crônicas, musculares ou problemas ósseos, é aconselhável o acompanhamento de um fisioterapeuta. Os exercícios de pilates são muito eficazes para dores nas costas também.

Santo remédio

Às vezes, a lesão chega sorrateira e se manifesta repentinamente, trazendo muita dor e desconforto. Com a dor, vem a limitação, e o pilates é frequentemente a solução mais indicada pelos fisioterapeutas. Seja para as atividades cotidianas, ou para a prática de atividades físicas, o corpo precisa de preparo adequado, como alongamentos e fortalecimento dos músculos.

Prevenção

Para os atletas que praticam atividades de grande impacto, a preparação no pilates é fundamental, para evitar danos irreversíveis ao músculo. Neste caso, existe um trabalho feito por uma equipe, que inclui profissionais formados no curso de biomedicina. O biomédico fisiologista tem um papel fundamental na preparação, pois atua na análise e no estudo das condições físicas, em paralelo com os dados clínicos, para mensurar quais são as possibilidades do atleta apresentar fraturas ou lesões a curto, médio e longo prazo. Entre as ações indicadas pelo profissional para prevenir lesões, que podem gerar um efeito muito negativo para o atleta, está o pilates, com a realização de exercícios que fortaleçam a musculatura da área mais sobrecarregada.

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Foto: Divulgação Leia Mais

Com ação inédita de combate ao sedentarismo, SportsCenter recebe certificado do Guinness World Records

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.