Home Tecnologia Como funciona o fulfillment em marketplaces?
Tecnologia

Como funciona o fulfillment em marketplaces?

Envie
Artemis I: Nasa se prepara para lançar missão à Lua neste sábado
Envie

Prática pode triplicar as vendas ao aumentar a visibilidade do anúncio e reduzir os custos com frete

Considerado uma nova tendência, o fulfillment em marketplaces é cada vez mais usado como forma de conquistar os consumidores por meio da velocidade e dos custos de entrega em meio a uma competição cada vez mais acirrada entre os marketplaces.

Também chamada de order fulfillment, essa prática representa toda a operação logística do e-commerce, desde o seu centro de controle, incluindo o recebimento do pedido, até a expedição para o envio. Ou seja, quando falamos de fulfillment, falamos de olhar para o processo completo de logística e melhorar cada detalhe a fim de agilizar a entrega e melhorar a experiência do consumidor.

Alguns canais de marketplace já oferecem essa estrutura em que o trabalho do lojista se resume em fornecer os produtos e vender. Toda a operação logística de envio e da emissão de notas fica por conta do marketplace, facilitando muito a operação do seller.

Em alguns casos onde a sede do lojista está próxima de um centro de distribuição do marketplace, as vendas podem chegar até a triplicar graças a uma maior facilidade no envio e uma maior visibilidade do anúncio. O Mercado Livre, por exemplo, exibe uma sinalização de que o produto funciona com fulfillment e oferece a opção de filtrar artigos com entrega full.

Nesse marketplace em específico, o full funciona como um ótimo chamariz por implicar uma economia significativa no frete. Tanto os lojistas, quanto os consumidores, sabem o quanto um frete barato aguça o impulso de compra do consumidor, além de melhorar a reputação da seller.

O impacto financeiro do fulfillment é tão significativo para os marketplaces que a gigante Amazon anunciou no final do ano passado a construção de mais 3 centros de distribuição em Betim/MG, Distrito Federak e Santa Mari/RS, chegando a um total de 8 centros de distribuição espalhados pelo Brasil.

De forma geral, a regra principal para vender no fulfillment é que seja enviado um produto de alto giro. Caso o produto fique parado no centro de distribuição, é cobrada uma taxa de armazenagem. Pequenos lojistas costumam ter dificuldade de aprovação no programa, pois alguns marketplaces exigem um faturamento mínimo de R$ 10 mil a R$ 15 mil, dependendo do canal.

Diversos sellers perceberam uma certa demora na aprovação de vendedores que não moram em São Paulo. Uma dica válida é enviar uma vez por semana seu cadastro de aprovação para o fulfillment. Também é necessária uma maior atenção com a cobrança de frete ou devolução com o programa full.

Quando uma devolução ou troca de mercadoria acontece no modelo full, o custo acaba sendo maior do que o lojista pagou para fazer o envio do produto. Para evitar prejuízos nesses casos é importante ter uma boa gestão financeira e comparar os valores do frete.

Para Cássio Serea, diretor do KONCILI, é preciso ter uma boa estratégia para controlar o motivo dessa devolução e verificar possíveis defeitos. “Uma ferramenta de conciliação automática ajuda a ter visão desses problemas e prevenir que seu dinheiro seja perdido em cobranças indevidas. Dentro do Koncili, você pode conferir relatórios completos e indicadores sobre cada venda para entender as cobranças e o que pode ser melhorado na operação”.

Boxware anuncia parceria nacional com a Teramind
Boxware anuncia parceria nacional com a Teramind
Conheça as tecnologias elétricas para modernizar operações comerciais
Conheça as tecnologias elétricas para modernizar operações comerciais
Oito dicas para proteger seus dados no mundo virtual
Oito dicas para proteger seus dados no mundo virtual
Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
Ferramenta digital ajuda produtor a aliar sustentabilidade a rentabilidade
IPTV 7 dias grátis: Como funciona e Melhores provedores
IPTV 7 dias grátis: Como funciona e Melhores provedores
Envie

RBN Stories