As temperaturas já anunciam: o verão está chegando. Um dos itens indispensáveis para o cuidado com a pele não só no verão, mas o ano todo, é o protetor solar. No entanto, muita gente tem dúvida no momento de escolher qual o produto ideal para o seu tipo de pele.
De acordo com a médica dermatologista Clessya Rocha, o protetor solar para adultos e crianças deve possuir FPS acima de 30, mas a “regra” muda de acordo com a pele de cada paciente. Apresentados em diferentes formas – gel, loção ou spray –, os filtros são produzidos com substâncias que protegem a pele ao absorver, refletir ou dispersar a radiação UV, minimizando seus efeitos.
“Caso a pessoa tenha pele clara, o fator deve ser mais alto, como 50 ou 60. O protetor solar deve ser aplicado de duas em duas horas, em caso de exposição solar, se a pessoa entrou na água ou se está suando muito”, disse.
Além disso, conforme a profissional de saúde é ideal avaliar o tipo de pele de cada pessoa: se é oleosa, mista ou seca, por exemplo.”Se é uma pele mais oleosa, o protetor deve ser livre de óleo ou em gel. Se a pele for seca, a textura do protetor pode ser mais cremosa”, afirmou.
Outro ponto muito importante é o uso de protetor com base. O pigmento tem a capacidade de refletir a luz visível que mancha e envelhece a pele principalmente quando se fala em pacientes com o temível Melasma. “Quando se trata de melasma além da radiação ultravioleta temos que nos preocupar com a luz visível que elite a luz azul capaz de estimular o melanócito a fazer mancha.”