Conecte-se conosco

Estilo e Vida

Como aproveitar o espaço da cozinha pequena?

Publicado

em

Como aproveitar o espaço da cozinha pequena?
(Crédito: iStock)

Saiba como planejar cada cantinho de locais pequenos do seu apê

Procurar por ambientes menores e mais bem organizados virou o foco da geração Z, os nascidos a partir de 1995 até 2010, que incluem desde pessoas que estão saindo da casa dos pais agora até as que estão trocando seus lares por locais mais rentáveis. Consequentemente, as imobiliárias investem cada vez mais em casas e apartamentos sistemáticos com muita sofisticação e pouco espaço livre. 

Por isso, é importante saber planejar e compor os cômodos da casa de forma objetiva e moderna. Para transformar uma casa no lar dos sonhos, confira algumas dicas.

Como maximizar o uso do espaço na cozinha

Use prateleiras! Esta não poderia deixar de ser a primeira dica. Prateleiras suspensas substituem muito bem armários presos ao chão, que podem fazer com que a cozinha pareça menor do que realmente é, além de prejudicarem a movimentação dos moradores quando o cômodo é pequeno.

Já pensou em ter barras imantadas na parede? Elas são uma bela opção para quem não é muito fã de prateleiras e gosta de inovar. Use a criatividade e pendure nas barras tudo aquilo que for bonito e usado com frequência na cozinha!

Mantenha tudo organizado. Potes, panelas e tudo que couber e encaixar perfeitamente. Assim, a cozinha fica com um ar mais chique, além de deixar o local mais organizado e belo.

Além de bela, a cozinha também pode ser sustentável: mantenha (de forma discreta, como dentro de um armário próprio para lixeiras) mais de uma lixeira na cozinha, para poder separar o lixo reciclável do orgânico. 

Saiba priorizar: uma casa precisa ser prática. Deste modo, deixe nos ambientes apenas aquilo que deve ficar ali, ou seja, aquilo que é usado com frequência e que tem sua funcionalidade apenas na cozinha.

A priorização dos objetos certos em cada um dos ambientes deve ser mantida em todos os cômodos. Em muitas casas, por exemplo, a lavanderia vem logo após a cozinha, e é preciso dividir o espaço para as duas funções. Assim, para ter um bom aproveitamento da área de serviço, é importante ter a ajuda de móveis planejados e, principalmente, contar com os eletrodomésticos apropriados, como a máquina lava e seca, que dispensa o espaço do varal, trabalhando duas funções em uma. Também é uma boa alternativa buscar modelos de máquina de lavar com abertura frontal, permitindo que seja colocado um balcão em cima, otimizando o espaço do cômodo.

 

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *