Dicas

Como apostar na decoração monocromática para ambientes mais elegantes e minimalistas

Como apostar na decoração monocromática para ambientes mais elegantes e minimalistas
Crédito: iStock

Fundos neutros e cores mais suaves com uma boa harmonização são ideais para fugir da monotonia 

Quando o assunto é decoração, muitos fatores podem fazer valer uma decisão final, principalmente se for para decorar um lugar de uso pessoal – os gostos pessoais e a ideia desejada para o lugar, por exemplo, são fundamentais na hora de definir como será feita a decoração. Algumas pessoas preferem cores mais vibrantes e contrastantes, ao passo que outras preferem tons mais discretos e similares entre si. Um exemplo são os cômodos todos decorados em tons de branco ou cinza, que, apesar de serem todos essencialmente da mesma cor, não se tornam monótonos nem deselegantes aos olhos. Pelo contrário, podem tornar-se parte de uma decoração muito elegante e agradável. 

Quem prefere optar por uma decoração monocromática tem a tendência de manter fundos neutros e um ou outro item colorido em tom suave. Esta é uma técnica chamada de harmonização, que é quando você ambienta a decoração em uma cor e define um contraponto, que será um toque de elegância para combinar com o restante. O ideal é que o contraponto seja um objeto que cause efeito dentro do cômodo, como cadeiras, vasos para plantas ou mesmo um sofá, se for em uma sala de estar, por exemplo.

Ambientes monocromáticos tendem a ser menos chamativos para causar a sensação de minimalismo – bege, cinza, branco, preto e tons pastéis são as maiores apostas para quem deseja uma decoração monocromática, tanto pela sofisticação que essas cores dão ao ambiente, quanto para transmitir uma sensação de calma e de conforto, o que é ótimo principalmente para salas e quartos. Além das cores, é interessante apostar nas texturas para evitar a monotonia e ainda dar a impressão de profundidade, sobretudo para ampliar cômodos que são pequenos, como banheiros, na maioria das vezes. 

Lembre-se de que o piso é imprescindível para causar o efeito desejado no ambiente, e deve ser escolhido de acordo com a cor determinada para a decoração monocromática. Pisos de cores lisas são os ideais para compor esta decoração, e especialistas da área indicam o porcelanato técnico como uma das melhores opções para quem deseja seguir este modelo decorativo. Revestimentos de cerâmica e madeira (que estejam de acordo com o padrão de cor e de textura), assim como o porcelanato, também são indicados por decoradores na hora de investir na decoração de uma cor só.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.