Siga-nos nas Redes Sociais

Política

Comissões do Congresso cobram providências no caso da morte de Moïse

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

As comissões de Direitos Humanos do Senado e da Câmara dos Deputados divulgaram hoje (24) o relatório final da missão conjunta que foi ao Rio de Janeiro para analisar as circunstâncias da morte do refugiado congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, espancado em uma praia da cidade em 24 de janeiro. O relatório cobra providências das autoridades locais e apresenta propostas para melhorar políticas públicas destinadas aos migrantes e refugiados no país.

“Do Ministério Público, a comitiva obteve o compromisso de conferir celeridade à denúncia; o governador prometeu transparência nas investigações”, diz o relatório. Quanto às políticas públicas destinadas aos migrantes e refugiados, a CDH concluiu pela necessidade de incremento na estrutura do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, para reforçar os procedimentos de análise da concessão de refúgio. Também pediu a ampliação dos atendimentos a imigrantes pela Polícia Federal.

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou nesta semana três pessoas pela morte de Moïse, Dois dias depois, a Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia apresentada pelo Ministério Público.

O relatório faz um apanhado do caso, lembra a origem de Moïse, refugiado de um país mergulhado em uma guerra que gera massacres, mortes a machadadas, estupros, tráfico humano, doenças e desnutrição. O documento destaca que, no Brasil, os congoleses sofrem com barreiras linguísticas, falta de reconhecimento da formação profissional, desemprego, trabalho informal e insegurança alimentar, além do racismo e da xenofobia. O relatório será apresentado na próxima reunião da Comissão de Direitos Humanos do Senado.

O presidente da Comunidade da República Democrática do Congo no Brasil, Fernando Mupapa, estima que, apenas na cidade do Rio de Janeiro, vivam cerca de 4.500 congoleses, a maioria residindo em favelas nos bairros da zona norte.

*Com informações da Agência Senado

[ad_2]

Fonte

Foto: Ricardo Stuckert/PR Leia Mais

Lula visita aldeia indígena e promete energia para 4,3 mil famílias

México busca cooperação do Brasil em etanol e programas sociais Leia Mais

México busca cooperação do Brasil em etanol e programas sociais

Lula inicia maratona da COP30 em Belém com obras e comunidades Leia Mais

Lula inicia maratona da COP30 em Belém com obras e comunidades

Gleisi Crítica Governadores e Alerta sobre Intervencionismo EUA Leia Mais

Gleisi Crítica Governadores e Alerta sobre Intervencionismo EUA

Assessoria de Imprensa Leia Mais

Médicos da Região dos Lagos são recebidos na Câmara dos Deputados em Brasília

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.