Siga-nos nas Redes Sociais

Notícias

Comemoração nacional e internacional dos 150 anos de Sándor Ferenczi

Publicado

em

Por

Comemoração nacional e internacional dos 150 anos de Sándor Ferenczi

O Instituto Nebulosa Marginal e a Formação Freudiana promovem o aniversário dos 150 anos do psicanalista húngaro Sándor Ferenczi no dia 8 de julho na PUC-Rio. Na abertura do evento, os psicanalistas Andrea Junqueira, coordenadora geral da sociedade de psicanálise Formação Freudiana e Sérgio Gomes, diretor do Instituto Nebulosa Marginal, darão as boas-vindas aos participantes. A palestra de abertura será com Judit Mészáros, Presidente da Sociedade de Psicanálise Sándor Ferenczi e da Fundação Internacional Ferenczi, Hungria, com tradução simultânea para o português. O evento foi inspirado na Conferência Internacional dos 150 anos de Sándor Ferenczi, que ocorre em Budapeste, na Hungria, no período de 9 a 11 de junho de 2023. Organizado pela Sociedade de Psicanálise Sándor Ferenczi, pela Sociedade Húngara de Psicanálise, ambas em Budapeste, International board Sándor Ferenczi nos Estados Unidos e pela sociedade psicanalítica Livre Associação, em Lisboa. Ambos, Judit e Sérgio farão parte do evento internacional, Sérgio estará representando o grupo brasileiro de pesquisa de Sándor Ferenczi e do Instituto Nebulosa Marginal.

A comemoração no Brasil contará com mais analistas no assunto e o encerramento será com a presença do psicanalista Daniel Kupermann. As vagas presenciais já se esgotaram, porém ainda constam ingressos online, pelo site do Instituto Nebulosa Marginal.

Dentro da história da psicanálise Sándor Ferenczi considerado o enfant terrible (criança terrível) levou as técnicas conhecidas da psicanálise no limite, sobretudo, para tratar do abuso sexual do adulto com a criança. Essa teoria pela qual ele é conhecido chama-se tramautogênese, por atender pacientes com o psiquismo fragmentado, enquanto, Freud se constituiu cada vez mais como um clínico das neuroses. Freud recomendava à clínica de Ferenczi pacientes decorrentes de traumas severos, conhecidos hoje como: psicóticos, esquizofrênicos, bipolar, borderline…. Em sua história, Ferenczi também ficou conhecido por dar atenção especial às minorias e aos marginalizados, mulheres, crianças, homossexuais, criticando o papel da medicina da época e usando a psicanálise como um lugar de acolhimento, afirmando que a empatia fazia parte do processo de cura. Em seus textos, também deu maior importância à mãe na construção do psiquismo e consequentemente prestou mais atenção na criança que habita em todos nós. Isso chamou atenção dos herdeiros teóricos de Freud, como por exemplo, o biógrafo e ex- paciente de Freud, Ernest Jones, que o classificou de louco. Isso fez que Ferenczi ficasse esquecido por mais de trinta anos na história da psicanálise.

Foi através das pesquisas da psicanalista húngara Judit Mészaros que o primeiro volume das novas obras completas foi publicado com o título “Ferenczi rumo à psicanálise – Escritos pré-psicanalíticos (1897-1908) ”, em Budapeste. Este livro será publicado no Brasil, pela primeira vez em língua não húngara, com textos inéditos, no segundo semestre deste ano pela INM Editora, dando início à publicação das novas obras completas de Sándor Férenczi.

Os psicanalistas brasileiros terão a oportunidade de conhecer o pensamento do psicanalista húngaro antes dele conhecer seu mestre vienense Sigmund Freud em 1908. É um livro de um jovem médico, entre 21 e 26 anos, falando sobre espiritismo, curas psicológicas, a fisiologia da mulher, homossexualidade, transexualidade, sonambulismo, uso de substâncias psicoativas, neurologia, doenças mentais, além de uma série de resenhas de livros, entre outros assuntos inerentes à medicina do final do século 19, início do século 20.

O livro em português será apresentado nos eventos dos 150 anos de Ferenczi no Brasil e na Hungria, sob coordenação do editor e psicanalista Sérgio Gomes.

Informações sobre a programação do evento na Puc-Rio, Brasil, no site do Instituto Nebulosa Marginal: https://nebulosamarginal.com.br/ferenczi150/

Informações sobre o evento em Budapeste, Hungria: https://ferenczi150budapest.org/organizers/

Imprensa Leia Mais

Glauber Machado Neves: A Força Aérea Que Garante os Serviços na Amazônia

Seara Leia Mais

Seara conquista ouro no prêmio MMA Smarties 2025 com a ativação “Doom Fryer”

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta Leia Mais

Música autoral niteroiense floresce com o novo EP “A Semente”, da banda Sta Planta

divulgação - Leia Mais

Papai Noel chega ao Shopping Jardim Oriente neste sábado (8/11)

Titan Leia Mais

Durabilidade dos pneus é decisivo para eficiência do transporte de cargas

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.