Siga-nos nas Redes Sociais

Educação

Começar um curso de pós-graduação é o desejo de 56% dos profissionais para 2026, mostra estudo

Publicado

em

iStock
iStock

Para 2026, quais os planos dos profissionais brasileiros quando o assunto são os cursos de pós-graduação? Uma pesquisa recente, divulgada pela escola de negócios Conquer, questionou centenas de pessoas de diferentes áreas e descobriu a resposta: 56% dos entrevistados gostariam de iniciar uma pós no ano que vem… e já têm algumas áreas de interesse em mente.  

 

Cursos voltados à Tecnologia e Inovação (72%) e Liderança e Gestão (44%) aparecem no topo do ranking dos mais desejados, refletindo o avanço das IAs no último ano, a crescente demanda por especialistas e a busca por líderes capazes de conduzir equipes em meio às transformações digitais.

 

O desejo de investir nos estudos em 2026, no entanto, pode esbarrar em algumas limitações práticas. Isso porque, segundo os respondentes, o custo elevado das mensalidades (52%), a falta de tempo (41%) e a dificuldade de encontrar cursos que se conectem à realidade profissional (20%) seguem como os principais obstáculos hoje, impedindo muitos profissionais de seguir com o plano de iniciar uma pós.

 

Pós-graduações: quais as expectativas dos profissionais para 2026?

Com o mercado cada vez mais competitivo e em constante transformação, crescer profissionalmente exige, junto da experiência, atualização constante — algo que os ouvidos pela Conquer reconhecem na prática. 

 

Não por acaso, quando indagados sobre como enxergam o papel da uma pós hoje, uma parcela considerável de respondentes afirmaram considerá-la fundamental para crescer no ambiente de trabalho (57%), sendo especialmente necessária para cargos estratégicos, de gestão e liderança (45%). 

 

“Os entrevistados não estão errados: em um mercado que exige diversas habilidades ligadas à visão sistêmica, condução de equipes e pensamento analítico, as pós entram como o suporte que garantirá mais repertório a quem se encaminha para cargos de liderança”, afirma Juliana Alencar, Diretora de Marketing da Conquer. “Mais do que um diploma ou certificado, trata-se de uma oportunidade de ampliar conhecimentos técnicos, aumentar a maturidade profissional e, ainda, desenvolver competências para liderar com mais segurança, assertividade e impacto.”

 

Em meio a metas e expectativas de desenvolvimento nas empresas, os planos para 2026, aliás, são muitos: seja visando um aumento de salário, mais conhecimento ou ganho de desempenho — os principais motivos para se investir em uma pós hoje —, 56% deles desejam iniciar um novo curso no próximo ano. Enquanto isso, 2 em cada 10 seguem pesquisando opções, embora admitam ainda não ter se decidido. 

 

O desafio? Três fatores, destacados pelos profissionais como os grandes obstáculos para a realização desse desejo: os custos elevados dos cursos (52%), a falta de tempo (41%) e a dificuldade de encontrar opções aplicáveis à própria realidade (20%). 

 

A menção aos altos custos, vale dizer, faz sentido: hoje, apenas 2 em cada 10 entrevistados declararam receber algum tipo de apoio financeiro de suas empresas para realizar uma pós-graduação, como bolsas ou parcerias institucionais. Já 40% descreveriam o incentivo corporativo como “médio”: até são estimulados onde trabalham, mas sem qualquer suporte financeiro — ajuda que, na opinião da maioria, os faria se sentir mais pertencentes à organização, motivados a permanecer na empresa  e dedicados ao trabalho.

 

image.png

 

Os cursos de pós-graduação mais promissores em 2026 — e como escolhê-los 

 

Da relevância para o próprio currículo às aplicações práticas das aulas, escolher um curso de pós-graduação não é uma tarefa simples… mas os entrevistados no estudo da Conquer já têm suas grandes apostas para o próximo ano — com opções que vão da Sustentabilidade à Comunicação. 

 

Diante das projeções de que dominar a IA será um diferencial ainda maior em 2026, como já antecipou o “Guia Salarial 2026”, da consultoria Robert Half, a área de maior interesse dos respondentes é a de Tecnologia e Inovação (72%), cujos cursos já focam no uso estratégico de big data, inteligência artificial e automação. 

 

Ela é seguida pelas pós-graduações em Liderança e Gestão (44%), bem como cursos diversos de aperfeiçoamento na própria área (33%), refletindo o interesse em se qualificar para posições de maior responsabilidade, trabalhar com mais autonomia e antecipar as mudanças organizacionais que tendem a se acelerar no futuro.

 

image.png

 

Independentemente da escolha da área, o que definirá a decisão final por uma pós nos próximos meses será, como indicam as respostas ao levantamento, a confiança na instituição e a percepção de retorno. Isso porque, entre os critérios mais avaliados pelos profissionais hoje, estão o reconhecimento do curso de pós-graduação pelo MEC (66%), a reputação e o feedback de ex-alunos (49%) e o valor acessível (48%) — fatores que reforçam a importância da credibilidade na escolha por uma especialização.

 

image.png

 

Metodologia 

 

Para entender as expectativas dos profissionais brasileiros em relação a pós-graduações, nas últimas semanas, foram entrevistados 500 adultos (maiores de 18 anos) residentes em todas as regiões e conectados à internet. O índice de confiabilidade foi de 95%, e a margem de erro foi de 3,3 pontos percentuais.

 

Ao todo, os respondentes tiveram acesso ao total de 8 questões, que exploraram as áreas mais promissoras em 2026, os critérios considerados durante a escolha de um curso e, ainda, o papel de suas empresas na capacitação profissional dos colaboradores hoje. A organização das respostas possibilitou a criação de diferentes rankings, nos quais você confere o percentual de cada alternativa apontada pelos entrevistados. 

 

Sobre a Conquer 

 

Fundada em 2016, a Conquer Business School é uma escola de negócios cujo objetivo é transformar a educação corporativa no Brasil, formando profissionais que fazem a diferença. Nascida da insatisfação com o ensino tradicional, hoje, a empresa conta com dezenas de cursos livres, pós-graduações e imersões práticas voltadas às competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, como Liderança e Gestão em Tecnologia — alguns deles com módulos específicos sobre Inteligência Artificial e o suporte de ferramentas de IA, que dão feedbacks personalizados, treinam os alunos e trazem dicas do que melhorar. Até o momento, mais de 5 milhões de alunos de 125 países já foram impactados por suas aulas, ministradas por nomes de referência nas modalidades online e presencial.

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado Leia Mais

Inscrito no Enade deve preencher questionário do estudante até sábado

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje Leia Mais

Enem 2025: prazo para solicitar reaplicação de prova termina hoje

Afya Leia Mais

Afya anuncia grande campanha de BlackFriday, com foco em cursos de especialização para médicos

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova Leia Mais

Enem 2025: cerca de 70% dos inscritos fizeram as duas etapas da prova

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda Leia Mais

Enem 2025: pedido de reaplicação de provas começa nesta segunda

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.