Home Estilo e Vida Saúde Combate à COVID-19: Evonik fornece tecnologia essencial para medicamentos com base em material genético
Saúde

Combate à COVID-19: Evonik fornece tecnologia essencial para medicamentos com base em material genético

Envie
Default Featured Image
Envie
A pandemia da COVID-19 promoveu um grande avanço na área de vacinas baseadas em genes usando uma tecnologia na qual a Evonik é líder global. Atualmente, o único modo de se fazer uma vacina de mRNA eficaz é por meio da encapsulação com nanopartículas lipídicas (LNP). Elas oferecem uma proteção ao mRNA, que será o responsável por estimular a resposta do sistema imune, permitindo que ele chegue ao seu local de ação – a célula.  Do contrário, bastariam alguns segundos para que se degradasse na corrente sanguínea e tornasse a vacina sem efeito.
“O enfrentamento da pandemia depende em grande medida da disponibilidade de vacinas eficazes”, diz o CEO da Evonik Christian Kullmann. “O fato de a oferta de vacinas ser iminente é uma façanha da indústria farmacêutica e de biotecnologia, que nós apoiamos com nossas aplicações altamente especializadas desde o desenvolvimento da formulação até à produção”.
A área de crescimento voltada à inovação, Healthcare Solutions, da divisão de ciências da vida Nutrition & Care, vem apresentando forte crescimento desde que foi criada.  Há décadas, o Grupo vem exercendo a liderança no campo das tecnologias de liberação de fármacos, que inclui as nanopartículas lipídicas. “Agora estamos ampliando de maneira consistente essa posição como fornecedor completo de soluções e parceiro de desenvolvimento integrado”.
A Evonik acredita que suas tecnologias e serviços na área de liberação de fármacos têm potencial de crescimento acima da média, tanto no campo das vacinas quanto em terapias celulares e genéticas. As terapias genéticas, incluindo as que envolvem mRNAs e o uso de nanopartículas lipídicas, têm potencial de fazer com que a linha de negócios Health Care gere receitas de nítidos três dígitos de milhões de euros nos próximos anos.
A pandemia do coronavírus promoveu uma forte aceleração no crescimento dos experimentos com terapias inovadoras. Além das vacinas contra o coronavírus, que estão prestes a serem aprovadas, o responsável pela linha de negócios Health Care da Evonik, Thomas Riermeier, acredita que em breve surgirão muitas outras aplicações extraordinárias, e a Evonik está ajudando a desenvolvê-las. “Modernas vacinas contra a gripe, a malária ou o HIV são tão concebíveis quanto as promissoras imunoterapias contra o câncer, o tratamento de doenças hereditárias ou a reversão de defeitos genéticos”. Um avanço importante na edição genética é esperado nos próximos cinco anos.
A Evonik apoiou diversos projetos de vacinas contra a COVID-19, do desenvolvimento à produção de amostras clínicas. Como um dos poucos parceiros integrados no desenvolvimento de terapias genéticas, a Evonik esteve envolvida em mais de 100 projetos nos últimos anos, em diversos campos de aplicação.
“O aumento da eficácia aliada a tempos de desenvolvimento significativamente mais curtos são vantagens dos fármacos baseados em genes que hoje estão particularmente visíveis. A dinâmica do mercado mostra uma mudança de paradigma nos métodos a serem adotados pela indústria para desenvolver e produzir fármacos no futuro”, acredita Riermeier.
A Evonik pretende ampliar ainda mais a sua posição de liderança como fornecedor integrado de soluções nesse mercado. Inclui-se nisso a comercialização de excipientes farmacêuticos especiais como os lipídios, o desenvolvimento de formulações, i.e., a combinação de excipientes e ingredientes ativos, além da produção de amostras para testes clínicos e a fabricação de quantidades comerciais. A ampliação das capacidades de desenvolvimento clínico também está sendo planejada, assim como a expansão das capacidades fabris para quantidades comerciais.
A Evonik reconheceu o potencial das terapias genéticas desde o princípio. Para abastecer clientes do mundo inteiro, a empresa de especialidades químicas desenvolve fórmulas nanopartículas lipídicas em Burnaby (BC, Canadá) e opera uma planta para a produção de quantidades comerciais em Birmingham (AL, EUA).
“Com a aquisição da Transferra Nanosciences, sediada em Burnaby, investimos deliberadamente nessa tecnologia promissora em 2016”, explica Riermeier. Com a compra da Wilshire Technologies, fabricante americano de excipientes naturais para a indústria farmacêutica, o portfólio foi novamente ampliado no início de 2020.

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Fonoaudióloga baiana participa de evento em Portugal sobre distúrbio alimentar em crianças

Leia Mais
A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

A Psicologia por trás da harmonização facial: Como a estética afeta a autoestima e o comportamento social

Leia Mais
Exposição “Existe Vida Após o Diagnóstico” dá visibilidade a histórias de pessoas com lúpus no Aeroporto do Galeão

Exposição “Existe Vida Após o Diagnóstico” dá visibilidade a histórias de pessoas com lúpus no Aeroporto do Galeão

Leia Mais
Hospital Dia da Holiste Psiquiatria se consolida como referência no tratamento da saúde mental

Hospital Dia da Holiste Psiquiatria se consolida como referência no tratamento da saúde mental

Leia Mais
Quais são as principais causas de obesidade e como tratar

Quais são as principais causas de obesidade e como tratar

Leia Mais
Envie