Teatro
Com quase 80 anos, Regina Gutman volta aos palcos em espetáculo que enaltece a velhice
Com texto e interpretação de Regina Gutman, que volta aos palcos aos 79 anos, o Teatro Dulcina, no Centro do Rio de Janeiro, recebe o monólogo “Instruções para descer uma escada”. A peça, que tem direção de Sidnei Cruz, estreia dia 04 de agosto – com apresentações às sextas, sábados e domingos ao longo de todo mês – e fala sobre a beleza, a fragilidade e a potência do envelhecer. O texto é baseado nos escritos da atriz registrados em seu caderno de anotações durante a pandemia, no qual a memória e a ficção se fundem a citações livres e vivências artísticas com a dança, teatro, cinema, poesia, filosofia e literatura.
Em contraponto ao corpo frágil, assumindo planos e posições desafiadoras para uma pessoa da sua idade, a atriz coloca em cheque o etarismo; preconceito relacionado à idade. A presença ativa de Regina Gutman no palco, se desdobrando em facetas, confirma o aforismo de Antônio Negri, citado em uma das cenas: “a velhice não é uma aproximação da morte, mas sim um gozo diferente da vida, de todos os pontos de vista”.
O espetáculo, um delicado solo portátil, propõe uma atmosfera íntima e envolvente entre palco e plateia, criando uma cumplicidade de segredos compartilhados pela atriz octogenária. O texto reúne fragmentos de livros, autores e artistas que influenciaram a atriz ao longo da vida e de mais de 60 anos de carreira. Entre eles, o miniconto de Julio Cortázar, publicado no livro “Histórias de Cronópios e Famas”, que inspirou o nome do espetáculo.
Nos últimos anos, Regina realizou diversos trabalhos e participações no cinema, TV e em webséries, como o Porta dos Fundos, mas desde 2016 não atuava no teatro. O retorno aos palcos no pós-pandemia é uma conquista especial para a atriz. “Se não fosse a arte, que sob várias e criativas formas foi possível fazer nesse trágico período, não teríamos sobrevivido. Mas a alegria de estar no teatro de novo, foi, é e sempre será única”, diz Regina.
Sinopse
Em meio à rotina de aprendizado do violino, uma atriz octogenária mergulha nas lembranças e mitologias pessoais, trazendo à tona seu desejo de viver e o amor pelas artes. No entanto, a indiferença da vizinhança aos seus shows quase particulares aflora sentimentos desafiadores, agravados pelo isolamento pandêmico. Com leveza e bom-humor, somos convidados a acompanhar a jornada de Regina Gutman interpretando a si mesma em busca da poética da longevidade e outros sentidos para a existência.
Sobre Regina
Regina Gutman nasceu no Rio de Janeiro em janeiro de 1944. Foi aluna das Escolas de Teatro UNIRIO (1997) e Martins Penna (1978). Além de atriz, é palhaça, iogue e estudante de violino. Em seus quase 60 anos de carreira, coleciona muitas obras e títulos como o prêmio de melhor atriz no Festival Curta Taquary (2018) pelo curta metragem Só Por Hoje, além de trabalho no grupo Mergulho no Trágico (1987-1995), que rendeu um Prêmio Shell na Categoria Especial, participação em vários episódios da websérie Porta dos Fundos (2013-2016), a personagem Isabel na novela Pega-Pega na TV Globo (2017-2018), entre outros. Entre os trabalhos mais recentes está a participação na série Histórias Impossíveis, que estreia este ano na TV Globo.
Sobre Sidnei
Bacharel em Teatro, MBA em Gestão Cultural e Mestre em Bens Culturais. Concluindo doutorado em Artes da Cena (UFRJ). Criador do projeto Palco Giratório. É responsável pela dramaturgia do espetáculo “Guerras”, solo de José Karini, direção de Renato Carrera (CCBB-RJ\2023). Dirigiu diversos espetáculos, entre os mais recentes: Cão chupando manga (2022), Pouco Amor não é Amor, de Nelson Rodrigues (2019) e Berenguendém, um manifesto (2018), Respire, de Marcelino Freire (2018, Aracajú/SE).
Serviço
Espetáculo “Instruções para descer uma escada”
De 04 a 27 de agosto de 2023 (sextas e sábados, às 19h e domingos às 18h)
Local: Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara 17, Centro – Rio de Janeiro)
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre
Ingresso: R$ 40 inteira e R$ 20 meia
Vendas online pelo Sympla
Instagram: @instrucoesparadescerumaescada_
Facebook: @instrucoesparadescerumaescada
Ficha técnica
Texto e interpretação: Regina Gutman
Concepção, roteiro e direção: Sidnei Cruz
Direção de arte (figurino, cenário e adereços): Patrícia Muniz
Estagiária de figurino e cenário: Maddu Costa
Iluminação: Anna Padilha e Sidnei Cruz
Preparação vocal: Nina wirtti
Preparação corporal: Marília Felippe
Preparação de violino: Alexandre Schubert
Fotografia: Aline Müller
Visagismo: Danielle Pach
Programação visual: Thiago Sacramento
Assessoria de Imprensa: Daniella Fernandes
Assistente de produção e direção: Jean Fontes
Montagem e operação de luz: Ivam Cruz
Direção de palco: Hélio Rosa Filho
Produtora Executiva: Isabel Braga
Diretora de Produção: Maria Alice Silvério
Direção Geral: Sidnei Cruz
Teatro
“Gongada Drag” volta ao Recife com show inédito dia 6 de novembro no Teatro RioMar
Com elenco formado por drags que são destaque nos streamings e nos palcos, espetáculo vai homenagear Salário Mínimo, artista pernambucana por mais de duas décadas integrante da Trupe do Barulho e que está festejando 40 anos de carreira
Pouco mais de três meses após lotar duas sessões no Teatro RioMar, o espetáculo “Gongada Drag” retorna àquele palco, nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, com sua mistura de humor, improviso, números musicais e arte drag. Nesta volta ao Recife, um show inédito, com novo elenco e homenagem especial à drag pernambucana Salário Mínimo, integrante por mais de duas décadas da icônica Trupe do Barulho, artista símbolo do transformismo pernambucano e que celebra 40 anos de carreira.
Criação do ator Bruno Motta, pioneiro da comédia stand up no Brasil, o “Gongada Drag” é fenômeno de público pelo país, com sessões sempre lotadas ao reunir drags que são destaque nos palcos, nas redes e nos streamings, participantes dos maiores realities dedicados ao gênero no país. A “gongada” que dá nome ao show faz referência à comédia “roast”, quando os artistas “fritam” uns aos outros em tom de humor, irreverência e deboche em um ambiente de celebração e humor.
Nesta nova edição no Recife, Salário Mínimo será “gongada” por Suzy Brasil (integrante do “LoL Brasil” e do “Vai que Cola”), Hellena Malditta (finalista do “Drag Race Brasil”), Sayuri Heiwa (Top drag pernambucana), Luciano Rundrox (ator e influencer LGBT conhecido pelo personagem Pastor Ubirajara), Magally Mell (direto de João Pessoa) e Vagiene Cokeluche (do espetáculo “Freirigas”). A apresentação tem o comando de Bruno Motta, anfitrião do espetáculo.
“É uma honra voltar ao Recife, uma terra que tem uma história drag tão rica. Ainda mais para fazer a gongada da Salário Mínimo, uma caricata, que é a base da comédia LGBT do Brasil”, diz Motta.
SALÁRIO MÍNIMO – Comemorando 40 anos do seu personagem drag, Salário Mínimo é uma artista que fez da caricatice uma profissão. Hoje um dos nomes mais conhecidos e respeitados do transformismo pernambucano e brasileiro, começou a carreira na noite, no início da década de 1980. Em 1999 e por mais de 20 anos, integrou o fenômeno Trupe do Barulho e esteve no elenco de espetáculos como “A casa de Bernarda e Alba” e “Ô, mulé, dá um pena”. Seguiu com Jason Wallace e sua Cinderela para a TV no programa “Papeiro da Cinderela”, dando vida a personagens como a cachorrinha Xola.
BRUNO MOTTA – Um dos pioneiros da comédia stand-up no Brasil, Bruno é criador e apresentador do “Gongada Drag”, um dos autores do “Furo MTV”, também conhecido por integrar o “Improvável”. Nome recorrente em programas de TV como “Altas Horas”, “The Noite”, “A Praça é Nossa”, “Domingo Legal”, teve inúmeras participações marcantes no “Programa do Jô”.
SERVIÇO
Gongada Drag
Dia 6 de novembro, às 21h
Teatro RioMar: RioMar Recife – Av. República do Líbano, 251, Piso L4, Pina
Informações: www.teatroriomarrecife.com.br e @gongadadrag
Ingressos:
Plateia especial: R$ 190 e R$ 95 (meia)
Plateia alta: R$ 140 e R$ 70 (meia)
Balcão: R$ 90 e R$ 45 (meia)
À venda no site uhuu.com e na bilheteria do teatro (terça a sábado, das 14h às 20h, exceto feriados).
Link: https://uhuu.com/evento/pe/recife/gongada-drag-15279
Duração: 120 minutos
Classificação: 14 anos
Teatro
The Jury Experience garante experiencia imersiva no Teatro RioMar Recife
Neste domingo (02/11), o Teatro RioMar Recife recebe o The Jury Experience, que apresenta o caso “Morte pela IA: quem paga o preço?”. Neste drama emocionante, o público se torna o júri e, ao final, decide quem é o culpado e quem é o inocente. O espetáculo, que promete atrair os amantes de casos criminais, começa às 19h30.
A apresentação traz como dilema moral a seguinte situação: um carro autônomo desviou para evitar um acidente e acabou tirando uma vida. A plateia será responsável por julgar quem deve ser responsabilizado, o criador, o proprietário ou a tecnologia. Ao longo da encenação, o público precisará responder perguntas enquanto analisa depoimentos e provas em busca de uma resolução.
O espetáculo proporciona ao público a experiência de participar de um julgamento imersivo. Neste tribunal, tudo é posto à prova, as crenças sobre culpa, inocência e o verdadeiro significado de justiça e moral são colocadas à prova. A montagem transporta o teatro ao vivo para um novo patamar, colocando o público no centro da ação.
The Jury Experience promete uma vivência realista de um julgamento, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural de novembro do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever(https://feverup.com/m/395121).
Teatro
We call it ballet recria o clássico A bela Adormecida com apresentação no Teatro RioMar Recife
O Teatro RioMar Recife será palco de um espetáculo que promete encantar o público. “We Call It Ballet” apresentará o clássico “A Bela Adormecida” de maneira inédita, em um show de danças e luzes. A apresentação acontece neste domingo, 2 de novembro, às 16h.
O show reúne um seleto grupo de bailarinos com trajes iluminados que brilham no escuro. O ballet clássico se une à tecnologia para criar uma experiência emocionante, em que os dançarinos iluminam o palco com coreografias brilhantes e a magia das luzes.
O clássico “A Bela Adormecida” é recriado e adaptado para o universo do ballet, trazendo o conto da princesa amaldiçoada que é despertada pelo beijo de um amor verdadeiro. A obra ganha vida com saltos e piruetas, em uma produção que vai além da tradição e leva o espectador a uma jornada esplendorosa.
“We Call It Ballet” recria “A Bela Adormecida”, é apresentado pela Fever e integra a agenda cultural do Teatro RioMar Recife. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Fever: We call it ballet (https://feverup.com/m/259824).
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