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Com o envelhecimento da população, franquia de óculos aposta nos clientes da classe C em área comercial popular

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Enquanto para uns é uma necessidade, para outros significa estilo. O fato é que para quem quer empreender, as franquias do setor ótico são sinônimos de oportunidade de negócios. O mercado está em crescimento e a estimativa para 2022 é crescer 8,9%, e faturar cerca de R$ 193 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Dados divulgados pela Academia Americana de Oftalmologia, em recente levantamento, apontam que até 2050, pelo menos, 50% das pessoas no mundo precisarão utilizar óculos e lentes para correção visual. A base da pesquisa é o envelhecimento da população. O que não deixa dúvidas sobre as vantagens de se investir nesse setor.

E quando o assunto é investimento o setor de franquias se destaca dos demais por conta do modelo já testado e aprovado. “É muito melhor colocar seu capital num negócio que está dando certo, em que todos os processos já estão estruturados, nesse contexto a franquia é a melhor opção”, pontua Laerte Yoshio, diretor de expansão da franquia Ótica Center.

Franquia diferenciada

Nos últimos anos, o setor da saúde, beleza, e bem-estar, que engloba redes como a Ótica Center, é um dos que mais cresceu entre as franquias. Os dados são do levantamento trimestral de 2022 da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento já representa 15% das 50 maiores franquias do Brasil em número de unidades.

Todas as unidades da Ótica Center são direcionadas para loja de rua e projetadas para serem funcionais, proporcionando uma boa experiência de compra para o consumidor. Além disso, todas possuem laboratório próprio para montagem dos óculos, agilizando o tempo de espera dos clientes. As lentes de grau, responsáveis por 90% das vendas em toda a rede, ficam prontas num prazo de uma hora, para facilitar para o cliente. A rede oferece ainda crediário próprio, atendimento humanizado, profissionais capacitados pelo centro de treinamento exclusivo (CTUC – Universidade Center).

Para os franqueados, as vantagens vão do suporte com reuniões semanais, presença digital de marketing no ramo ótico, parceria com celebridades para dar visibilidade, suporte na prospecção de ponto comercial e na implantação da unidade. Com investimento a partir de R$ 362 mil e 12 unidades, a rede busca centros comerciais populares para expandir. O projeto é ter 120 unidades até 2027, e um faturamento de R$ 30 milhões.

Classe C

O consumidor da classe C, com renda familiar entre R$ 1.805,91 e R$ 3.042,47, já está mais otimista do que antes da pandemia. É o que aponta o Índice de Confiança do Consumidor Brasileiro de junho, da Associação Comercial de São Paulo. A maior parte possui ocupação formal ou informal, já está recuperando a renda que perdeu e ainda pode contar com recursos oriundos do saque do FGTS, da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas e do Auxílio Brasil.

É este público que a Ótica Center quer atender. Por ser uma franquia com preços populares, o mercado é amplo e as possibilidades de lucro são altas. Com produtos a partir de R$ 49,90, a marca foca nas classes mais populares para fidelizar sua clientela, com peças destinadas a homens, mulheres e crianças. A rede trabalha com marcas próprias e exclusivas (Frans) que tem uma linha assinada por Ticiane Pinheiro (Ticiane Pinheiro Collection). Na Ótica Center os óculos vão do fabricante para as mãos do consumidor, sem o intermediário, para reduzir o preço das peças para os clientes.

“Nossa meta é atender esse nicho e oferecer produtos de qualidade, exclusivos, e com preço justo. Esse é o grupo que representa uma grande parcela dos consumidores ativos e dispostos a consumir”, explicou Laerte. Cada vez mais, esse cliente é fiel às marcas que consideram seguras, para não correr o risco de investir o orçamento apertado de forma errada.

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