Conecte-se conosco

Notícias

Com conta de luz mais cara, confira como economizar energia em casa

Publicado

em

Com conta de luz mais cara, confira como economizar energia em casa
(Crédito: iStock)

Com bandeira de escassez em vigor, é preciso mudar alguns hábitos para não sentir aumento no bolso

A conta de luz está mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estabeleceu um novo patamar de bandeira tarifária. Com a escassez hídrica, a conta passa a pesar mais no bolso do consumidor. O aumento é de cerca de 50% em relação à bandeira vermelha de patamar 2. Os níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas estão baixos. Fica, então, mais alto o custo de geração de energia elétrica.

Para que a conta de luz não tenha tanto aumento e influencie no orçamento mensal, é preciso economizar. O primeiro passo para economizar é investir em eletrodomésticos eficientes, com o devido selo da PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). O selo tem uma escala que vai de A até E: os equipamentos com selo A são os mais eficientes e os E são menos econômicos. Substituir as lâmpadas halógenas e fluorescentes por lâmpadas de LED também ajuda na economia.

Profissionais de engenharia elétrica EAD, por exemplo, atuam constantemente para desenvolver tecnologias que ajudam na redução do gasto de energia, e, em paralelo a isso, a população também contribui, com ações pequenas no dia a dia em casa. O chuveiro elétrico e a secadora de roupas são inimigos da conta de luz, já que consomem bastante energia.

As pessoas em casa, se tiverem chuveiro elétrico, devem tomar banhos curtos. Nos dias mais quentes, é possível até tomar banho de frio para morno. As secadoras de roupa podem ser deixadas de lado em um período como esse, pois é possível secar as roupas ao ar livre. O ferro de passar também pode consumir bastante energia. Deve-se passar somente itens essenciais e usá-lo de uma só vez.

O ar-condicionado pode ser deixado desligado. Abrir portas e janelas pode ajudar a deixar o ambiente fresco e ventilado. Já a geladeira deve ser aberta somente uma vez para retirar diversos itens. Ficar abrindo a geladeira a todo momento faz com que o ar quente entre e exija mais do eletrodoméstico para resfriá-lo novamente.

Para os que podem investir em painéis solares, esta é uma boa opção para ter energia elétrica sustentável em casa. Com base no consumo de energia da casa, é possível simular o custo de instalação da energia solar necessária, para dar conta de quanto se gasta por mês. Dá até para gerar mais energia que se utilize em casa. Nesse caso, o excesso de energia produzida pode gerar créditos de energia, que podem ser utilizados no futuro.

Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *