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Com aposta na digitalização do sistema de crediário, UME chega à Bahia e prevê ajudar varejos a aumentar vendas na Black Friday e período de Natal

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Dois Homens
Da esquerda para a direita: Berthier Ribeiro, CEO da UME, e Theo Ramalho, sócio e diretor de operações da plataforma digital de crédito (Divulgação)
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Após consolidar sua participação nos estados da região Norte do Brasil desde 2019, quando foi fundada, a plataforma de crédito UME está chegando ao mercado baiano com o objetivo de operar junto a pequenos e médios varejistas regionais que faturam de R$ 40 milhões a R$ 500 milhões por ano, oferecendo aos clientes dessas empresas a opção de parcelar as compras de três a 10 vezes. Para atingir a meta de chegar a 450 varejistas até o final deste ano e de gerar impacto nas vendas já na Black Friday e no período natalino, a UME prevê superar a expectativa de conceder R$ 80 milhões em crédito neste ano.

De olho em um público consumidor formado por pessoas sem ou com pouco acesso a crédito, entre elas uma população que não tem relacionamento bancário e negativados, mas que movimenta cerca de R$ 800 bilhões por ano, a UME decidiu inovar e trilhar um caminho ainda pouco explorado no Brasil, usando como seu principal trunfo a tecnologia, como é da natureza das fintechs. “No caso da UME, nossa rede neural proprietária cruza dados de usuários, dando ênfase ao comportamento do consumidor, o que possibilita realizar a análise de crédito de clientes em três minutos e entregar taxas de aprovações mais altas do que a média do mercado”, explica Theo Ramalho, sócio e diretor de operações da UME.

A plataforma atua no modelo B2B2C, possibilitando que varejos ofereçam o crédito UME a seus clientes para alavancar suas vendas, enquanto a fintech assume todo o relacionamento com o cliente final, inclusive o risco de fraude e o processo de cobrança. De acordo com Ramalho, a taxa de aprovação de crédito na UME é de aproximadamente 40%, com um tícket médio de R$ 170. Varejos que fazem parte da rede UME percebem um aumento de até 15% em suas vendas e de 20% no seu ticket médio, podendo acompanhar o desempenho do crédito por meio de um painel de controle que a UME disponibiliza.

Segundo Ramalho, esse importante mercado de crediário de R$ 200 bilhões por ano é operado basicamente por alguns poucos grandes varejistas, ainda de forma muito defasada: “A UME está inovando o popular crediário que, por muitos anos, foi o principal meio dos brasileiros fazerem compras parceladas, melhorando a experiência do usuário e usando tecnologia para aprimorar a concessão de crédito. Nosso modelo é capaz de aumentar em 30% o nível de aprovação de crédito, mantendo os mesmos níveis de risco e de inadimplência de outros modelos tradicionais.”.

COMO FUNCIONA: Para comprar com UME, clientes realizam um processo de análise de crédito nas lojas dos varejos parceiros, utilizando apenas um documento e celular. O processo leva apenas três minutos e clientes aprovados já podem usar seu limite de crédito para suas compras na loja.

UME: Fundada em 2019, a operadora de crédito já atua com 270 varejistas em estados como Amazonas, Roraima e Rondônia e agora avança pela região Nordeste. No ano passado, a UME concedeu R$ 62 milhões em crédito para 80 mil usuários. Ao final de 2023, a empresa pretende chegar à marca de 1 milhão de transações, R$ 120 milhões de crédito concedido e 200 mil clientes.

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