A Stark Bank, challenger bank focado em médias e grandes empresas, e a Kovi, startup brasileira que por meio do aluguel e venda de carros torna o acesso à mobilidade urbana mais inclusivo, flexível e simples, protagonizam uma parceria de sucesso.
O responsável é um produto de cobrança da Stark Bank chamado Invoice pago via Pix – o meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central que ganha mais adeptos a cada dia. Só em março deste ano, o volume de transações de Pix para pessoa jurídica chegou a 683,8 milhões, o que representa 27% do total, segundo dados do Banco Central.
A Invoice da Stark Bank se tornou a principal forma como os motoristas parceiros da Kovi realizam suas transações financeiras, gerando uma série de vantagens para todos os envolvidos. A Kovi recebe dos motoristas e confirma os valores disponíveis em tempo real após o pagamento via Pix, facilitando a conciliação. Hoje, ela é principal forma de transação financeira entre os motoristas e a empresa, seguida por boleto bancário e cartão de crédito.
Entre setembro de 2021 e o mesmo mês de 2022, o volume total de pagamentos (TPV) da Kovi cresceu 83%. Apenas em relação ao Pix, no mesmo período, o TPV foi 39 vezes maior.
Ao optar pela Invoice da Stark Bank via Pix, o motorista tem seu pagamento identificado em segundos pela Kovi. “Uma das grandes vantagens de a Kovi e a Stark serem parceiros está no fato de que possuímos uma tecnologia proprietária embarcada, que garante a segurança dos carros em casos como a inadimplência por parte de algum motorista”, explica Giovana Iwamoto, Group Product Manager na Kovi.
Desde o início de suas operações, a Stark Bank é a principal parceira da Kovi em soluções bancárias de pagamentos e recebimentos. As duas empresas nasceram em 2018 e em fevereiro deste ano entraram juntas para o ranking anual de empresas mais valiosas do portfólio da Y Combinator, a maior aceleradora de startups do mundo. O ranking da Y Combinator leva em consideração o valor de mercado das startups desde a última rodada de investimento na categoria de empresas de capital fechado – lista em que aparecem as brasileiras.
A principal vantagem, portanto, do Pix, meio de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central e referência em segurança no mundo inteiro, é que a Stark Bank conseguiu solucionar uma dor da Kovi. Isso porque, muitas vezes, a startup se via obrigada a paralisar o trabalho de um profissional que, ao se tornar adimplente utilizando uma forma de pagamento como o boleto tradicional, por exemplo, ainda tinha que esperar o prazo de compensação (de até 72 horas) para voltar a dirigir seu veículo alugado.
Além do Pix, a Stark Bank tem um produto exclusivo chamado Boleto Holmes, que permite à empresa identificar um boleto pago em até uma hora a partir da transação efetuada. Assim, mesmo para os motoristas que preferem um pagamento mais “tradicional” para quitar o aluguel dos seus veículos na Kovi, como o boleto, conseguimos uma solução para a confirmação dos pagamentos extremamente ágil para o negócio da Kovi.
“A Stark Bank e a Kovi são parceiras desde o começo de suas operações. As duas empresas vêm crescendo juntas exponencialmente. A Stark, por meio de seus produtos, contribui para a escalabilidade e eficiência operacional da Kovi. Isso comprova que estamos no caminho certo”, conta Rafael Stark, CEO e founder da Stark Bank.
Em busca de novos caminhos
A base da Kovi é de mais de 16 mil motoristas, contando entre outros públicos, com parceiros de aplicativos. Nos planos de expansão da empresa está proporcionar ainda mais acesso a todos, com foco em atrair clientes das classes B, C e D.
Assim, nesta jornada, a Stark Bank continua a ser fundamental. O grande diferencial do banco, além dos produtos inteligentes, é ter uma account manager dedicada, o que facilita a comunicação e a resolução de eventuais problemas. “Trabalhamos com diversos parceiros financeiros, mas a Stark Bank é diferente. Temos um relacionamento próximo, algo raro de se ter em grandes instituições. A participação da Stark em nosso negócio é fantástica para que a Kovi atinja todos os objetivos de crescimento e sucesso”, explica Giovana. “Essa resposta rápida que damos aos nossos motoristas faz muita diferença para o nosso business. Espero que continuemos crescendo juntos e desenvolvendo soluções incríveis para nossos clientes”, conclui ela.
Sobre a Stark BankFundado em 2018, o banco digital já recebeu cinco aportes, que totalizaram US $61,1 milhões. Em abril do ano passado, captou US $45 milhões e se tornou a primeira startup do Brasil a receber investimentos da Bezos Expedition, o fundo pessoal de Jeff Bezos, fundador da Amazon. A Stark Bank nasceu com o propósito de dar as melhores soluções financeiras necessárias para atender as demandas de empresas cada vez mais exigentes.
Sobre a KoviFundada em 2018 por dois ex-executivos da 99, a Kovi, startup de mobilidade que tem como missão tornar o acesso ao carro mais inclusivo, flexível e simples. Uma das startups que mais cresceu nos últimos anos no país. A grande missão da Kovi é buscar transformar a indústria ao facilitar a vida do motorista e de seus parceiros, desburocratizando os processos e garantindo facilidade e flexibilidade para os dois lados. Em junho de 2021, a Kovi foi considerada pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios como uma das “100 startups to watch”. Alguns meses depois, em setembro, foi reconhecida como uma das LinkedIn Top Startups. No mesmo ano, foi reconhecida pela Tracxn no “Soonicorn Club Awards 2021”, prêmio do México de startups.