Assessoria de Imprensa_SBQ

Com a participação de especialistas nacionais e referências mundiais na cirurgia preservadora do quadril, a Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ) realizou o 4º Simpósio Brasileiro de Cirurgia Preservadora da SBQ, nos dias 21 a 23 de maio, no Auditório Moise Safra do Einstein Hospital Israelita, em São Paulo. Maior e mais relevante evento da especialidade no Brasil e um dos principais da América Latina, o Simpósio reuniu 434 participantes de todo o Brasil, sendo 278 médicos e 156 fisioterapeutas, e discutiu as abordagens mais atuais, inovadoras e baseadas em evidências científicas, com momentos de interação e troca de conhecimentos entre os profissionais.

“O Simpósio ofereceu uma oportunidade única de atualização científica, troca de experiências e network entre ortopedistas, residentes e empresas que se dedicam a cirurgia preservadora do quadril. Conforme projetamos, foi um evento grandioso, cuidadosamente estruturado para quem busca excelência, inovação e crescimento profissional na cirurgia do quadril. Deixo meu agradecimento a Comissão de Cirurgia Preservadora, no nome de seu Presidente, Leandro Calil Lazaris, a Subcomissão de Osteometabolismo, no nome de seu Presidente, Lucas Leite Ribeiro, e ao Presidente do Simpósio, dr Henrique Cabrita, que não mediram esforços para fazer deste evento um sucesso”, finaliza Osvaldo Nunes Pires, Presidente da SBQ.

“O Simpósio teve um nível científico excelente. Os convidados estrangeiros trouxeram valiosas informações sobre técnicas cirúrgicas inovadoras com a realização conjunta de artroscopia e osteotomias pélvica e acetabular. O destaque na programação nacional foram os fogos-cruzados, a favor ou contra o uso de ortobiológicos e a favor ou contra o uso do poste em artroscopia de quadril”, destaca o ortopedista Henrique Antônio Berwanger de Amorim Cabrita, presidente do 4º Simpósio Brasileiro de Cirurgia Preservadora da SBQ.

Destaques

Entre os principais pontos da programação, no sábado pela manhã houve a realização de um Simpósio conjunto com a Sociedade Internacional de Cirurgia Preservadora de Quadril (ISHA), quando foram discutidos casos de displasia, falhas no tratamento de impacto-femoro-acetabular e inovação e tecnologia. “À tarde, mais de 150 fisioterapeutas participaram do 2º Simpósio de Fisioterapia Aplicada à Cirurgia Preservadora, com discussões conjuntas com três ortopedistas”, contou Henrique Antônio Berwanger de Amorim Cabrita.

Os especialistas internacionais que participaram do Simpósio contribuíram com sua experiência e conhecimento. Foram eles: Andrea Spiker, da University of Wisconsin-Madison (Estados Unidos); Claudio Mella, da Clínica Alemana (Chile); e Srino Bharam, do Mount Sinai School of Medicine, de Nova York (Estados Unidos).

Pré-Simpósio

O Simpósio teve dois cursos prévios, no dia 20 de maio, na capital paulista: o “Pré-Curso de Artroscopia do Quadril – Dry Lab em Sawbone”; e o “Pré-Curso Ultrassonografia do Quadril e Uso de Ortobiológicos”. As atividades contaram com a participação de grandes instrutores e cirurgiões especialistas em artroscopia do quadril e técnicas de ultrassonografia musculoesquelética do quadril e nas infiltrações guiadas por imagem.

O cirurgião do quadril Lucas Leite, coordenador do Pré-Simpósio de Ultrassom e Infiltração, explica que o evento teve um alto nível de ensino. Entre as atividades, os participantes tiveram a prática com acetos de ultrassonografia. “Funciona como se fosse o estetoscópio do ortopedista, é uma ferramenta fundamental para diagnóstico e para terapêutica das patologias do quadril. Conseguimos ver pontos na região anterior do quadril, lateral e posterior, com manequins vivos”, descreve o Dr. Lucas Leite. “Uma experiência prática real, de como esses médicos vão ver no consultório”, reforça.

Na parte da tarde, a prática foi sobre o preparo do plasma rico em plaquetas, as suas evidências científicas e a legislação atual. “Essa técnica ainda se encontra em fase experimental, mas tivemos uma prática muito interessante. Depois, ainda houve um debate sobre as alterações clínicas que levam ao surgimento das doenças musculosqueléticas e como tratá-las para melhorar a nossa terapêutica e diminuir a incidência dessas doenças”, observa o Dr.Lucas Leite. “Foi um dia muito proveitoso, o feedback dos alunos foi muito bom”, conclui.

Avaliação positiva

Na avaliação dos organizadores, o 4º Simpósio Brasileiro de Cirurgia Preservadora da SBQ cumpriu seus objetivos, ao levar conhecimento para os cirurgiões do quadril de diversas partes do país.

“O Simpósio recebeu inúmeros elogios, tanto dos convidados internacionais quanto dos cirurgiões brasileiros, especialmente pelo elevado nível científico das palestras, pela qualidade das discussões e pela participação integral dos especialistas estrangeiros em toda a programação do evento”, avalia o Dr. Leandro Calil de Lazari, Presidente da Comissão de Cirurgia Preservadora da SBQ. “Outro aspecto amplamente destacado foi o ambiente social extremamente agradável, que favoreceu não apenas a integração entre os participantes, mas também o fortalecimento de relações de amizade, networking e intensa troca de experiências profissionais e pessoais entre especialistas do Brasil, Estados Unidos e Chile”, conclui.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");
Encontrou algum erro? Entre em contato