Coluna ofertório por Juliana Victorino

Coluna ofertório por Juliana Victorino

Juliana Victorino
4 min p/ ler 60 já leram

Não é de hoje que o designer Jader Almeida trabalha a autonomia das vendas de suas peças no país e agora anuncia um e-commerce focado na expansão internacional. “O e-commerce amplia nosso alcance sem comprometer a densidade narrativa e o rigor que sempre fizeram parte da JADERALMEIDA”, diz Jader Almeida, designer e diretor da marca. A iniciativa reforça a capacidade da empresa de antecipar movimentos do mercado e estabelecer novos parâmetros para o design high-end brasileiro, conciliando inovação tecnológica, estratégia de negócios e identidade autoral.

Anote na agenda:  6ª edição da ABCasa Fair acontece de 8 a 11 de fevereiro, no Expo Center, em São Paulo. Promovida pela Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes e Utilidades Domésticas (ABCasa), antecipa o que veremos no comércio varejista nos próximos meses, em marcas como Sanremo, Plasútil. Wolff, entre outras.

A SP-Arte 2026 acontece de 8 a 12 de abril, no Pavilhão da Bienal no Parque Ibirapuera. A 22ª edição cresceu e reunirá 180 galerias de arte, design, instituições culturais e editoras. Na área de design, conta com mais de 50 expositores, entre eles estão a + 55 Design, Alva, Apartamento 61, Estúdio Dentro, Herança Cultural, Passado Composto Século XX, Superlimão, entre outros.

Lançamentos

Tok&Stok lança nova coleção do projeto “Casa que Cresce Comigo” com móveis evolutivos para cada fase da infância

Coleção Casa que Cresce Comigo, projeto da TOK&STOK. Foto: Divulgação

Casa que Cresce Comigo é um projeto da Tok&Stok focado em móveis e decoração infantis que se adaptam ao crescimento das crianças, desde o berço até a adolescência. 

Para os pequenos, móveis baixos e funcionais, inspirados no método montessoriano, estimulam a autonomia e tornam mais segura a passagem para a Cama Junior, solução pioneira da Tok&Stok, pensada para respeitar o ritmo físico e emocional da criança.

À medida que crescem, os quartos se transformam em espaços de brincar, aprender e conviver. Camas lúdicas, móveis com superfícies para desenho, estantes, caixas e baús organizadores incentivam a criatividade, o faz de conta e a organização desde cedo. O ambiente de estudo também evolui conforme a idade, com mesas, escrivaninhas e cadeiras ergonômicas que acompanham cada fase escolar, da educação infantil ao início da vida adulta.

A relação entre homem e espaço.

Imagem: Divulgação

Design que traz reflexões na relação entre homem e espaço, sofá Ellos, da Gold Line Mobiliário.

A Gold Line Mobiliário lança o sofá Ellos, parte da sua nova coleção Áurea Collecttion. Assinado pelo designer Di Alberto, que faz reflexões que dão sentido aos encontros, na relação entre homem e espaço. Seu desenho orgânico e modular permite múltiplas composições, em que cada módulo carrega sua própria identidade e atua como um elo: singular em forma, mas pleno em significado quando integrado ao todo. Suas curvas generosas e precisas, somadas aos apoios de caráter escultural, unem função e expressão, materializando a ideia de conexão e harmonia.

Reedições Modernistas

Imagem: Divulgação

Responsável por dar vida às reedições de Bernardo Figueiredo desde 2011, a Schuster Móveis apresenta três novas reedições com o primor singular da marcenaria artesanal com minúcia artística, marca registrada da empresa na manufatura de mobiliário autoral.

Os lançamentos da vez são a luminária Lúmem, o banco Paraty e o banco Mares. Para Angela Figueiredo, “cada reedição nasce de um processo lento de grande estudo das peças no chão de fábrica, em fotos ou em croquis, e sobretudo, de muito afeto.”  E completa, “O resultado corrobora o caráter atemporal do trabalho de Bernardo, contemporâneo de Sergio Rodrigues e Jorge Tenreiro, que juntos, protagonizaram importantes transformações da arquitetura e do design brasileiro.

Cultura nordestina

Imagem: Divulgação

Galatea Salvador abre a programação de 2026 com duas exposições paralelas. Na primeira, une-se à galeria Nara Roesler para inaugurar Barracas e Fachadas do Nordeste, coletiva que propõe um diálogo entre Montez Magno, Mari Ra, Zé di Cabeça, Fabio Miguez e Adenor Gondim a partir de obras que retratam paisagem urbana e cultural do Nordeste. E, no espaço expositivo do Cofre, apresenta Gabriel Branco: A luz sem nome, série de pinturas em que o artista aprofunda sua pesquisa que parte do corpo, da luz e da cor como elementos estruturantes da composiçãoAmbas as aberturas acontecem no dia 30 de janeiro e alinham-se ao calendário festivo da cidade, que celebra Iemanjá no dia 2 de fevereiro.

Com curadoria de Tomás Toledo, sócio-fundador da Galatea, e Alana Silveira, diretora da unidade Salvador, Barracas e Fachadas do Nordeste reúne mais de 60 obras, entre pinturas, fotografias e trabalhos em diferentes suportes, dos artistas Montez Magno, Mari Ra, Zé di Cabeça, Fabio Miguez e Adenor Gondim. A exposição toma como eixo temático as arquiteturas vernaculares que atravessam o cotidiano urbano e as manifestações culturais do Nordeste, propondo um diálogo entre diferentes gerações e linguagens.

Barracas e Fachadas do Nordeste

Curadoria: Tomás Toledo e Alana Silveira

Local: Galatea Salvador

Endereço:  R. Chile, 22 – Centro, Salvador – BA

Abertura: 30 de janeiro das 18h às 21h

Período expositivo: 30 de janeiro a 30 de maio de 2026

Horários: Terça à quinta das 10h às 19h | Sexta das 10h às 18h | Sábado das 11h às 15h

Ingresso: Gratuito 

Mais informações: https://www.galatea.art/ 
 Instagram: @galatea.art_

Gostou? Compartilhe com amigos!

O que você achou?

Amei 18
Kkkk 12
Triste 8
Raiva 1

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.