Conecte-se conosco

BA

COELBA JÁ ENTREGOU REFRIGERADORES PARA VACINAS EM 59 MUNICÍPIOS BAIANOS

Publicado

em

COELBA JÁ ENTREGOU REFRIGERADORES PARA VACINAS EM 59 MUNICÍPIOS BAIANOS

Desde o mês de fevereiro, a Coelba vem realizando a entrega dos 296 refrigeradores científicos doados pela concessionária. Até a primeira quinzena de março já foram entregues 59 equipamentos em municípios baianos das regiões Sul, Sudoeste, Centro-Sul, Centro Norte e Extremo Oeste. As entregas seguem até o final de abril, quando o total doado já estará nos espaços de vacinação. 

Os primeiros municípios que receberam os equipamentos foram Alcobaça, Antas, Coronel João Sá, Crisópolis, Irajuba, Macajuba e Várzea da Roça. A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

A doação desses refrigeradores científicos totaliza R$ 3,1 milhões, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e doação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS).

A vacinação é, nesse momento, a principal ação de combate à pandemia de Covid-19, por isso estamos apoiando os municípios da nossa área de concessão que necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina. A iniciativa reafirma o nosso compromisso social da Companhia com os baianos, afirma Luiz  Antonio Ciarlini, diretor presidente da Coelba.

Os equipamentos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Os equipamentos também possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo.

Os refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pela Coelba que possuem IDHM até 0,61.  As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

Sustentabilidade

Para receber os novos equipamentos, é necessário que sejam entregues refrigeradores e freezers antigos para a Coelba. A companhia irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos.

Lista das cidades já contempladas: 

Abaíra, Adustina, Alcobaça, Almadina, Anagé, Antas, Arataca, Barra do Choça, Bom Jesus da Serra, Brejões, Caetanos, Camacan, Catolândia,Coronel João Sá, Crisópolis, Dom Basílio, Gongogi, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirataia, Iguaí, Ipecaetá, Irajuba, Itagibá, Itatim, Ituaçu, Ituberá, Jeremoabo, Jucuruçu, Jussari, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Macajuba, Macarani, Maetinga, Malhada das Pedras,  Mirante, Monte Santo, Nova Redenção, Novo Triunfo, Palmas de Monte Alto, Pedro Alexandre, Pilão Arcado, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeira do Amparo, Rio do Pires, Santa Inês, Sítio do Quinto, Tabocas do Brejo Velho, Tremedal, Ubatã, Umburanas, Una, Várzea da Roça, Varzedo e Wenceslau Guimarães.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *