Pé de moleque, milho cozido, maçã do amor, amendoim. Essas são algumas das guloseimas mais requisitadas durante o São João, uma das mais tradicionais festas do Nordeste. Mas, de acordo com o cirurgião dentista do Ateliê Cangussu & Ferraz, Danilo Ferraz, é importante ter bastante cuidado ao consumir esses alimentos, principalmente pessoas que usam aparelhos ortodônticos.
“O que todas essas comidas típicas têm em comum é que elas são muito duras ao mastigar, o que pode acabar danificando o aparelho tradicional, ocasionar pequenas fissuras na gengiva, em decorrência de fios soltos, ou ainda retardar o tratamento. O mais prudente, neste caso, seria fazer uso de alimentos mais maleáveis para que a comemoração junina não traga dor de cabeça”, afirma.
Outra dica do cirurgião dentista é o uso de um aparelho alternativo, praticamente invisível aos olhos, e que garante mais eficácia, além de uma melhor estética: o chamado invisalign – alinhador dentário extremamente discreto e, que, não se utiliza de bráquetes nem fios metálicos em sua estrutura. “Ele consiste em um jogo de alinhadores ( placas ) removíveis e praticamente invisíveis. Ou seja, você pode retirá-los e saborear à vontade suas guloseimas, e depois colocá-lo de volta, após higienização”, explica.
Para quem não usa aparelho, o especialista Danilo Ferraz também faz um alerta. O consumo de alimentos duros, sejam eles em qualquer época do ano, pode também ocasionar a quebra parcial ou total dos dentes. Isso ocorre, ainda de acordo com ele, quando nem os dentes nem a gengiva do paciente estão totalmente saudáveis. O cuidado deve ser ainda maior para quem tem coroa, canal ou fez restauração. “Por isso, vale a pena consultar o dentista para ver como anda a saúde bucal e avaliar possíveis lesões, em caso de ruptura dos dentes”, conclui o especialista.