Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Cinco fakes e uma verdade sobre miomas uterinos

Publicado

em

Por

Cinco fakes e uma verdade sobre miomas uterinos

O mioma é um tumor uterino benigno que se desenvolve a partir do tecido muscular e, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), o problema pode acometer 50% das mulheres em idade fértil. Entretanto, não são todas que desenvolvem complicações mais graves. Sintomas como sangramentos em excesso no período menstrual ou fora dele, dores abdominais, e inchaços são frequentes, mas a causa ainda é desconhecida, mas sabe-se que seu crescimento depende de fatores ligados à hormônios e que na menopausa seus tamanhos tendem a diminuir.

Apesar de ser uma doença bem comum, muitas pessoas ainda acreditam em fake news ou informações incorretas sobre os miomas. O Dr. Marcos Tcherniakovsky, Ginecologista e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose (SBE), detalha cinco fakes comuns e uma verdade sobre os miomas uterinos mais vistos nas redes.

“As redes sociais são fontes inesgotáveis de informações, mas é importante ressaltar que existem muitas mentiras e dados distorcidos sobre saúde feminina. É bom ficar atento para não correr o risco de um autodiagnóstico errado”, comenta.

Confira a seguir as cinco fake news mais compartilhadas nas redes sociais.
Fake 1 –
O mioma sempre é tratado com cirurgia: mesmo havendo sintomas, nem sempre é necessária a intervenção cirúrgica. Além dos medicamentos usados para controlar o tamanho e desconfortos do problema, é possível contar com métodos não invasivos ou minimamente invasivos para o tratamento.
Fake 2 – Não afetam a fertilidade: miomas podem dificultar a gravidez em alguns casos, dependendo da localização, tamanho e quantidade. É importante buscar a orientação de um médico especializado antes de qualquer autodiagnóstico feito nas redes sociais.
Fake 3 – Só surgem em mulheres mais velhas: embora seja mais comum em mulheres acima dos 30 anos, os miomas uterinos podem surgir em qualquer mulher em idade reprodutiva.
Fake 4 – Sempre causam sintomas: nem todas as mulheres com miomas apresentam sintomas. Em alguns casos, os miomas são descobertos durante exames de rotina ou por outros motivos.
Fake 5 – Eles desaparecem sozinhos: miomas não desaparecem sozinhos e podem crescer ao longo do tempo. É importante buscar acompanhamento médico e tratamento adequado assim que sentir algum desconforto.
Verdade – Mioma não vira câncer: se não tratado, o mioma pode comprometer o funcionamento dos órgãos como intestino e bexiga devido ao crescimento dos mesmos, mas não se torna cancerígeno. Por isso, é de extrema importância o acompanhamento com o especialista e o check-up no mínimo anual com o ginecologista.

Marcos Tcherniakovsky ressalta que recebe muitas dúvidas sobre infertilidade em seu consultório. “A OMS classifica como inférteis os casais que tentam engravidar e encontram dificuldades após o período de um ano, mesmo com relações frequentes e sem qualquer forma de contracepção. Ainda segundo a entidade, 15% dos casais em idade reprodutiva são afetados. Problemas como miomas estão entre as causas mais comuns. Caso perceba qualquer sintoma, busque a opinião de um especialista.”, finaliza.

SOBRE
Dr. Marcos Tcherniakovsky – Ginecologista e Obstetra – Especialista em Endometriose e Vídeoendoscopia Ginecológica (Histeroscopia e Laparoscopia). Atualmente é Médico Responsável pelo Setor de Vídeo-Endoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC. É Médico Responsável na Clínica Ginelife. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO e Diretor de Comunicação da Sociedade Brasileira de Endometriose. Membro da Comissão Nacional de Especialidades em Endometriose pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) Instagram: @dr.marcostcher

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025 Leia Mais

Baixada Santista registra ao menos 44 casos de meningite em 2025

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade Leia Mais

Médico brasileiro inova com terapia combinada que eleva em até 15% a eficácia dos tratamentos contra a obesidade

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.