Há quem pense que no interior de São Paulo são promovidos apenas eventos direcionados
para o setor agro, como festas de peão, rodeios e afins. Mas isso não é verdade. Existem festivais e eventos além destes que movimentam a economia criativa na região e agita as cidades, principalmente no inverno.
São Paulo foi dividido em 15 mesorregiões, são elas: São José do Rio Preto, Ribeirão Pedro, Araçatuba, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Campinas, Presidente Prudente, Assis, Marília, Itapetininga, Macro Metropolitana Paulista, Vale do Paraíba Paulista, Litoral Sul Paulista e Metropolitana de São Paulo. Neste artigo iremos nos ater as regiões mais afastadas da capital.
Durante o inverno diversos festivais, mostras e feiras são realizadas no interior de São Paulo, embora os eventos que mais se destacam nas grandes mídias sejam as festas privadas voltada para o público sertanejo. Existe uma diversidade cultural nestas regiões mais afastadas de São Paulo (SP). Se você deseja conhecer o lado paulista mais alternativo, fique por aqui!
Festas, Festivais, Feiras e mostras no interior de São Paulo
O estado brasileiro que mais se destaca economicamente não deixaria a economia criativa de lado, aliás, em 2019, a economia criativa ficou entre os dez maiores setores que movimentaram a economia no estado, sendo o estado responsável por 47% do PIB da economia criativa em todo o Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Itaú Cultural.
Atualmente há uma movimentação dos trabalhadores da cultura, como produtores culturais, artistas, equipe técnica e afins, de São Paulo pela descentralização das atividades, que são concentradas na capital paulista. A intenção é que haja mais promoções e produções no interior. Por essa razão, o número de eventos nestas regiões vem aumentando gradualmente. Mas alguns já são tradicionais para a cultura.
Festival Internacional de Teatro de Rio Preto
Realizado em São José do Rio Preto, O Festival Internacional de Teatro de Rio Preto (FIT) possui 54 anos de história, portanto já se consolidou no segmento teatro. Durante aproximadamente 20 dias a metrópole do Noroeste Paulista recebe cias de teatro de diversas regiões do país e internacionais.
Também há espaço para outras artes como música, dança, fotografia, além de ações formativas como oficinas, workshops, etc.
A edição de 2023 já tem data marcada, acontecerá entre os dias 20 e 29 de julho. A programação do FIT Rio Preto ainda não divulgada. Ela poderá ser acompanhada no site oficial do evento e no portal de notícias de Rio Preto, O Noroeste.
Festival do Chocolate de Campos do Jordão
Localizado na Serra da Mantiqueira, o município Campos do Jordão é bastante conhecido pelas belezas naturais, arquitetura e pelo frio. Como baixas temperaturas e chocolate é uma combinação perfeita, a cidade aproveita o Dia Internacional do Chocolate, comemorado em 7 de julho, para promover o Festival do Chocolate.
Organizado pela Associação Comercial de Campos do Jordão, o festival é realizado sempre em estabelecimentos que o produzem ou comercializam, seja em barra, bebida ou fondue. Tudo “regado” a boa música e com o charme singular da cidade.
Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto
Embora tenha apenas duas edições de existência, o Festival Literário de Inverno de Ribeirão Preto é bastante expressivo para a cidade. Promovido pela Biblioteca Sinhá Junqueira, o festival é gratuito e reúne música, teatro, contação de história, intervenção poética, momento escritor, entre outras propostas artísticas.
Festival de Inverno de Águas de São Pedro
A Estância Água de São Pedro recebe todos os anos, no mês de julho, o Festival de Inverno. Com organização da Prefeitura Municipal, o evento é o maior da cidade. Ele acontece durante todo o mês e conta com diversas atrações em pontos da cidade como a Praça DR. Octavio de Moura Andrade, no Boulevard, no Gramado, no Centro de Convenções e na Praça Wilson Modesto (Rouxinóis).
O festival recebe principalmente shows musicais, mas também há espaço para teatro e oficinas.
Festival do Pinhão de Cunha
Embora não aconteça durante o inverno brasileiro, o tradicional Festival do Pinhão de Cunha pode ser assim considerado, pois durante a festa faz bastante frio na cidade. São quatro semanas com eventos que acontecem na Praça da Matriz.
Durante o festival o público pode adquirir pratos produzidos com pinhão, o grande “aniversariante”. Além disso, tem muita música com viola, sertanejo raiz e bate papo.