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Cinco dicas para engajar as pessoas nas empresas

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Engajar pessoas dentro do ambiente de trabalho tem sido um desafio para as empresas em todo o mundo. Um relatório da Gallup, que levou em consideração dados de abril de 2022 a março de 2023 de mais de 160 países, mostrou que 77% dos trabalhadores não estão engajados (59% se consideram não-engajados e 18% estão ativamente desengajados) e 51% deles procuram um novo emprego.

No Brasil, a situação também é alarmante, com apenas 28% dos colaboradores se considerando engajados. De acordo com a Gallup, 68% da população ativa está desmotivada, o que afeta o bem-estar, a produtividade e a retenção dos funcionários.

“Engajar pessoas é extremamente difícil e está particularmente mais difícil em um cenário pós pandemia, de equipes remotas, quiet quitting e great resignation. De um lado, empresas estão mais do que nunca pressionadas para gerar resultados, de outro, 72% dos colaboradores não se sentem engajados. Como fechar essa conta? Engajar pessoas não é milagre. Há métodos para isso. E o mercado está cada vez mais necessitado de profissionais e soluções que saibam despertar engajamento em outras pessoas com métodos escaláveis”, ressalta , Victória Hipólito, cofundadora & CEO da engagers, a engagement tech que tem uma plataforma de gamificação para engajar pessoas rumo à qualquer objetivo das enterprises.

Quais são as consequências do baixo engajamento?
Entre as principais consequências do baixo engajamento, estão:

  • Baixa produtividade: funcionários que não estão engajados tendem a realizar suas tarefas de forma menos eficiente. Já os engajados, aumentam em 18% a sua produtividade, segundo Gallup.
  • Retenção de talentos: profissionais que não estão engajados têm maior probabilidade de deixar a empresa em busca de oportunidades melhores, levando a altos custos de rotatividade e perda de talentos valiosos. A Gallup afirma que o custo da substituição de um funcionário de nível pleno chega a 150% do seu salário anual.
  • Qualidade do trabalho: a falta de motivação pode levar a uma diminuição na qualidade do trabalho, o que pode afetar a satisfação do cliente e a reputação da empresa. De acordo com a Bain & Company, empresas que engajam e fidelizam seus clientes aumentam as receitas cerca de 2,5 vezes mais rápido do que seus pares do setor e proporcionam de duas a cinco vezes mais retorno aos acionistas nos próximos 10 anos.

Falta de inovação e impacto financeiro: todas essas consequências podem ter um impacto financeiro significativo, reduzindo a lucratividade da empresa. Fato é que, segundo a Deloitte, pessoas não engajadas alcançam metade da inovação, metade da satisfação do cliente e 25% menos lucros.

Como fazer iniciativas institucionais de engajamento em alta escala?

Segundo Andreia Mosca, cofundadora, CRO e Customer Journey na engagers, é crucial falar sobre o desafio que as empresas enfrentam ao confiar a tarefa de formar líderes engajadores. “Muitas vezes, esses líderes, os “maiores encarregados” de engajar pessoas, ainda não possuem a formação necessária para esse desafio complexo, o que cria uma curva de aprendizado significativa. Imagine uma grande enterprise, com mais de 10.000 colaboradores. Qual o custo de esperar que todos seus líderes sejam verdadeiros experts em engajamento?”

Por isso, as empresas têm aí uma oportunidade de promover rituais e iniciativas institucionais de engajamento que visem ora complementar o trabalho dessa liderança, ora suprir habilidades que ainda estão em desenvolvimento, ajudando a mobilizar colaboradores rumo aos objetivos da empresa, como resultados financeiros, atingimento de OKRs ou qualquer ponteiro que precisa ser movido.

No entanto, conforme explica Laila Aaltonen, cofundadora e COO da engagers, frequentemente essas iniciativas fracassam devido à falta de métodos eficazes. “Você não acha mesmo que é possível engajar pessoas rumo à nova estratégia, por exemplo, ou em qualquer outro objetivo com uma maratona de 100 slides ou um treinamento chato na plataforma de LMS, acha? O segredo do engajamento está em gerar conexões entre pessoas. Quanto mais as pessoas conversarem e se conectarem juntas perante a um tema, mais engajamento. Essa é a mágica que encontramos em mais de 300 projetos de engajamento para enterprises.”

Segundo os estudos da engagers, os métodos tradicionais para engajar pessoas em alta escala, como treinamentos convencionais, sistemas de gestão de aprendizado (LMS) ou reuniões sobrecarregadas de slides, demonstram apenas 12% de eficácia na melhoria do engajamento das equipes. As dicas a seguir prometem elevar a eficiência das iniciativas de engajamento para um impressionante índice de 82%.

1) Vencer “o mindset do conflito de agenda”
Estamos vivendo a maior disputa de atenção que já se viu. Além de todas as metas e tarefas diárias do trabalho, seu público-alvo está passando aproximadamente 9 horas por dia nas redes sociais, recebendo uma tonelada de e-mails, mensagens… Com isso, existe a ideia de que sempre terá algum outro compromisso na agenda da pessoa no dia da sua iniciativa/ritual ou sempre haverá algo mais urgente para pessoa fazer em vez de interagir com um conteúdo assíncrono/individual. A dica é: fazer de tudo para conseguir um momento síncrono para divulgar sua iniciativa, o que pode aumentar em até 80% a adesão.

2) Gerar interação entre pessoas e tirá-las do modo passivo
A passividade não é eficiente para o cérebro, e a grande maioria dos rituais/iniciativas de engajamento acaba indo por esse caminho, propondo maratona de vídeos, palestras ou apresentações de slides. Pense em momentos de compartilhamento de conhecimento (peer-to-peer), prática, ação e dinâmicas de grupos. Assim, não haverá um cérebro desplugado!

3) Criar mecanismos de gatilhos de emoção
A escolha de se envolver ou não em algo é impulsionada pelas emoções que esse algo nos desperta. Portanto, a emoção é o motor que impulsiona a ação. Quanto mais intensa for a emoção que você consegue criar antes, durante e após suas iniciativas de engajamento, maior será a resposta em termos de ação. Não tem a ver com provocar reações extremas que levem as pessoas às lágrimas; não é esse o tipo de emoção. Mas, emoções como identificação, curiosidade, exclusividade, orgulho, reconhecimento, e assim em diante, são muito eficientes.

4) Valorizar a parte prática
Tanto na hora de lançar e convidar as pessoas, quanto no decorrer dos rituais, é preciso escancarar exemplos práticos e ações tangíveis que os participantes podem colocar em prática no dia seguinte. Isso porque o recurso mais escasso é o tempo, e os colaboradores não querem perder tempo com algo que não terá aplicação prática. Então, quanto mais sua iniciativa ajudar os participantes a “saírem fazendo”, maior será o engajamento.

5) Escutar ativamente e criar um ambiente de confiança
Tudo que foi exemplificado acima precisa de um ambiente saudável para se desenvolver. Portanto, a dica final é: ouça seus colaboradores. Ao promover uma comunicação aberta e transparente, você cria um ambiente em que os profissionais se sentem valorizados, ouvidos e motivados a contribuir para o sucesso da empresa. Isso, por sua vez, aumenta significativamente o engajamento e a satisfação no trabalho.

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A EXM Partners, consultoria especializada em processos de reestruturação e recuperação de empresas, participará do XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil), principal encontro nacional do setor. O evento será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, no Hotel Grand Hyatt São Paulo, na capital paulista.

No dia 3 de novembro, às 13h, Lucas Tosato Rocha, sócio da Alumni Investimentos – empresa que integra o mesmo grupo da EXM Partners – será o moderador do painel “Soluções e oportunidades financeiras no mercado de reestruturação”, que abordará alternativas de financiamento e instrumentos inovadores voltados à recuperação de companhias em crise. Participam como debatedores Fernanda Piva, gerente de negócios em Distressed & Special Situations da JiveMauá; Paola Cristina Rios Pereira Fernandes, advogada da Caixa Econômica Federal; e Janser Saloman, sócio-fundador da Chimera Capital.

“Os assuntos discutidos no nosso painel vão girar em torno de um ponto central: o que as empresas em crise realmente precisam para resolver seus problemas. Cada caso é único e exige diagnóstico específico, não existe solução de prateleira. Nosso objetivo é mostrar como o mercado financeiro, o Judiciário e consultorias especializadas, como a EXM Partners, podem atuar para criar oportunidades reais de recuperação”, afirma Rocha.

Organizado pela Turnaround Management Association (TMA), o Congresso é reconhecido como o mais relevante fórum de debates sobre reestruturação e recuperação empresarial no país. O encontro reúne investidores, gestores, advogados, economistas e administradores judiciais para discutir as melhores práticas e a evolução da legislação voltada à recuperação de empresas, com foco em tornar os processos mais céleres, eficazes e benéficos para todos os envolvidos.

“Estar presente no TMA Brasil é reforçar nossa marca e nosso compromisso com a excelência técnica. Atuamos hoje em 18 estados brasileiros e fazemos questão de estar entre os principais players do setor, contribuindo com o debate e a evolução das práticas de turnaround. Essa troca é essencial para que possamos continuar entregando soluções eficazes às empresas que enfrentam desafios financeiros”, completa.

Serviço

XVII Congresso de Reestruturação e Recuperação de Empresas (TMA Brasil 2025)

Data: 3 e 4 de novembro de 2025

Local: Hotel Grand Hyatt São Paulo – Av. das Nações Unidas, 13.301 – Itaim Bibi, São Paulo-SP

Inscrições: www.tmabrasil.org/congresso2025

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Zoox é confirmada como parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo pelo segundo ano consecutivo

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A Zoox Smart Data, líder em soluções de inteligência de dados e inteligência artificial, foi confirmada pelo segundo ano consecutivo como a gestora e parceira oficial de dados do Grande Prêmio de São Paulo. A renovação dessa parceria estratégica consolida a expertise da empresa na gestão de dados de megaeventos e seu papel fundamental na transformação da experiência do público e na eficiência operacional do maior evento de automobilismo da América Latina.

 

A tecnologia da Zoox permitirá extrair inteligência de dados ao longo de toda a jornada do evento no Autódromo de Interlagos. A partir da análise de informações de bilheteria e acessos, será possível compreender o perfil e o comportamento do público, identificar padrões de consumo e prever fluxos de movimentação,contribuindo para  otimizar serviços e experiências. 

 

Os modelos analíticos desenvolvidos também permitem identificar comportamentos anômalos, como possíveis práticas de cambismo, e gerar inteligência estratégica para orientar decisões em tempo real nas frentes de marketing, vendas e segurança do evento. “Em eventos dessa dimensão, cada decisão precisa ser guiada por dados. Eles são o combustível que garante agilidade operacional, segurança e uma experiência impecável para o público. Estar novamente à frente da operação de dados do Grande Prêmio de São Paulo consolida a Zoox como referência em transformar tecnologia e inteligência em ativos estratégicos, capazes de conectar, proteger e potencializar grandes eventos de forma sustentável,” afirma Rafael de Albuquerque, CEO e fundador da Zoox Smart Data.

 

Além da operação de dados, a Zoox também estará presente em Interlagos com o Zoox Lounge, um espaço de relacionamento exclusivo localizado dentro do Grand Prix Club, com vista privilegiada para a pista. Voltado a clientes, parceiros e convidados estratégicos, o ambiente foi concebido para proporcionar uma experiência premium de networking, hospitalidade e conexão com o ecossistema de inovação que a marca representa.

 

Sobre a Zoox Smart Data

 

Presente em 4 continentes e com 1600 clientes ativos em mais de 26 países – entre eles Brasil, EUA, México, Costa Rica, República Dominicana, Panamá, El Salvador, Portugal, Irlanda e Reino Unido– a Zoox é a mais completa solução de Dados e A.I da América Latina, que enriquece e entende a experiência das pessoas em espaços físicos, respeitando a privacidade e gerando inteligência sobre dados coletados.

 

Com quinze anos no mercado, a empresa se destaca com clientes em diferentes setores da economia: hotelaria, varejo, serviços, saúde e transportes, e soma em seu portfólio marcas como Nestlé, Fórmula 1, Grupo Trigo, Multiplan, Accor Hotels, Atlantica Hotels, Windsor Hoteis, Sheraton, Blue Tree, Rede Choice, Burger King, Posto Ipiranga, Havan, Aliansce Sonae, Companhia Athletica, Bodytech, RioGaleão, 1001, Embratel, Saphyr, Vezpa, Via Varejo, Shell, Pernambucanas, Algar, Claro, Rede D’Or São Luiz, Senac, Pizza Hut; contabilizando mais de 780 marcas que fazem uso das soluções e produtos da Zoox.

 

Site: https://zooxsmart.com/

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/zoox-smart-data/

Instagram: https://www.instagram.com/zooxsmartdata

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PEDRO BURGOS – Sócio fundador e CMO da Agência Digitals. Formado em Design pela Hochschule AnhaLt (Antiga Bauhaus – Dessau)

Em um cenário em que produtos e serviços se tornam cada vez mais semelhantes, o verdadeiro diferencial das marcas premium não está apenas na qualidade ou na inovação tecnológica, mas na forma como elas são percebidas. Essa percepção é moldada por uma força silenciosa e, muitas vezes, invisível: o design. Mais do que um exercício estético, o design é uma estratégia de comunicação e posicionamento que atua no campo do simbólico, traduzindo valores, promessas e sensações antes mesmo de qualquer interação direta com o produto. Ele é a linguagem que define o que a marca quer dizer, mesmo quando não diz nada.

O design nas marcas de alto padrão não é sobre ornamento, mas sobre intenção. Cada escolha visual, tátil ou espacial é resultado de uma decisão estratégica voltada a reforçar a percepção de exclusividade. A tipografia minimalista, a harmonia das cores, o uso inteligente do espaço em branco, o toque de um material nobre ou a sobriedade de uma embalagem elegante , tudo é construído para comunicar distinção e confiança. São detalhes que passam despercebidos em um primeiro olhar, mas que moldam o imaginário coletivo sobre o que é premium. O consumidor, antes mesmo de experimentar o produto, já sente que está diante de algo especial. Essa é a essência do design como estratégia invisível: criar significado e desejo sem precisar recorrer a discursos explícitos.

Enquanto marcas comuns buscam chamar atenção por meio do excesso, as marcas premium dominam a arte da contenção. O silêncio visual se torna símbolo de autoridade. Não há necessidade de gritar para ser notado quando cada elemento visual é capaz de transmitir sofisticação.

Esse equilíbrio entre simplicidade e intenção gera uma experiência emocional que antecede o consumo. O design desperta uma sensação de pertencimento a um universo exclusivo, onde o valor é percebido pela sutileza dos detalhes e pela coerência estética que sustenta a narrativa da marca. Assim, a decisão de compra deixa de ser racional e passa a ser emocional, guiada pelo desejo de se identificar com o estilo e o status que aquele design comunica.

O poder do design está justamente em sua capacidade de agir de forma quase imperceptível. Ele influencia comportamentos, desperta aspirações e consolida posicionamentos de marca de maneira orgânica. Cada interação visual reforça uma promessa: a de que o que está por trás daquele símbolo é raro, refinado e desejável. Em um mercado saturado de mensagens explícitas e campanhas efêmeras, o design se destaca como uma força duradoura, que constrói valor no longo prazo.

Ser premium não é apenas custar mais; é fazer o consumidor sentir que há algo intangível naquele produto ou serviço, algo que o diferencia sem precisar explicar. O design é o canal por onde essa mensagem silenciosa é transmitida. Ele dá forma à identidade e ao propósito, tornando a experiência visual uma extensão do próprio DNA da marca. Em última instância, o design é o que transforma o comum em aspiracional, o produto em símbolo, e o consumo em ritual. É nessa dimensão invisível, mas profundamente estratégica, que reside o poder silencioso por trás das marcas premium.

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