Home Esportes Radicais Ciclistas conhecem altimetria e percurso do Desafio de Gigantes
Radicais

Ciclistas conhecem altimetria e percurso do Desafio de Gigantes

Envie
Ciclistas conhecem altimetria e percurso do Desafio de Gigantes
Foto: Divulgação
Envie
O Desafio de Gigantes Internacional, que acontecerá no Villa Itaipava Resort & Conventions, em Petrópolis (RJ), divulgou na última semana a altimetria da competição. Serão 280m acumulados no XCO, o Cross Country Olímpico, 1.572m no percurso reduzido do XCM e 2.358m no percurso longo no XCM.
A competição de mountain bike será realizada entre os dias 10 a 12 de março e promete movimentar toda uma grandiosa estrutura com cerca de 1.200 atletas envolvidos. Com nomes de peso como o brasileiro Henrique Avancini, a organização prepara um evento de ponta para figurar entre as principais competições de ciclismo mountain bike no Brasil.
“O desenho foi feito pelo Henrique Avancini e pelo pai dele, o Rui. É um percurso desafiador, com cenário maravilhoso e seguro, sem quase veículos no percurso. Então, fizemos num percurso menor, mas em voltas, o deixa o percurso mais ‘lacrado'”, revela Felipe Avelar, idealizador da Avelar Sports e responsável pela realização do evento.
O Desafio
Serão duas provas de XCO, o Cross-Country Olímpico. O XCO Classe 1 engloba as categorias amadoras e oficiais, enquanto o XCO Classe 2 será para a elite masculina e feminina, e para a categoria sub-23. O percurso terá 4,3 km, com aproximadamente 687 metros de altura na largada e na chegada. O ponto mais alto é próximo do 1,5 km, quando os ciclistas terão que pedalar a 778 metros. A inclinação máxima é de 41,8%.
Já na XCM, a Cross-Country Maratona, será apenas uma prova, de circuito reduzido ou completo. No primeiro, serão duas voltas de 13 km. Na segunda opção, três voltas de 13 km. A prova também exigirá mais resistência à altitude. Os ciclistas alcançarão 894 metros na altura dos 7,5 km, com inclinação de 38,2% no máximo. Nesta classe, são 20 categorias para o percurso reduzido, como veterano e master, além de 19 categorias no percurso completo, como elite e masculino.
“A altimetria é bastante considerável, algo ainda não visto em nenhum circuito no Brasil. São quase 300 metros de subida acumulada por volta. Isso é algo surreal. Difícil dizer como será a prova. A única certeza que tenho é que será extremamente duro”, conta Nicolas Machado, que competirá no XCO e no XCM.
O Desafio
Esta é a terceira edição da competição, que teve suas primeiras edições no Chácara Bike Park Santana dos Montes(MG) nos anos de 2020 e 2021. Os regulamentos de cada etapa já estão disponíveis no site oficial do evento http://gigantesmtb.com.br/ , bem como o link para as inscrições.

Inscreva-se para receber notícias sobre Radicais

Envie

RBN Stories