Home Notícias Cicatrização de ferimentos é questão de bem-estar e rentabilidade na produção animal
Notícias

Cicatrização de ferimentos é questão de bem-estar e rentabilidade na produção animal

Envie
Envie

A cicatrização de feridas é um tema muito relevante no dia a dia da criação animal, como bovinos (corte e leite), equinos e suínos. Esse processo impacta diretamente a saúde e o bem-estar dos animais e exerce influência significativa na produtividade. “As lesões podem ocorrer por diferentes motivos, como manejo inadequado, brigas entre os animais ou até condições ambientais adversas”, explica a zootecnista Paula Kawakami, coordenadora de produtos para grandes animais da Syntec.

Paula destaca que a cicatrização é um processo complexo, que envolve várias etapas. A resposta imunológica do animal, o tipo de lesão e fatores genéticos e nutricionais desempenham papéis fundamentais na recuperação. “Um manejo adequado – que inclui limpeza apropriada da ferida, uso correto de medicamentos (quando necessário) e acompanhamento veterinário – pode acelerar a cicatrização e prevenir complicações, como infecções, que são comuns em feridas incorretamente tratadas”, afirma.

A nutrição também é um fator fundamental nesse processo. “Dietas equilibradas, ricas em proteínas, vitaminas e minerais, ajudam a regeneração celular e o fortalecimento do sistema imunológico, resultando em cicatrização rápida e eficiente. A falta de nutrientes adequados pode prejudicar a produção de colágeno, dificultando a recuperação e, em alguns casos, deixando cicatrizes mais evidentes”, explica a especialista da Syntec.

Em muitas situações, a cicatrização não é apenas questão de saúde, mas também de rentabilidade. Lesões mal curadas podem levar à queda na produção de carne e leite, além de prejudicar a comercialização dos animais, caso as feridas sejam visíveis ou resultem em complicações de saúde a longo prazo. “Portanto, é essencial que os criadores estejam bem informados sobre os processos de cicatrização e adotem as melhores práticas de manejo, garantindo o bem-estar dos animais e a sustentabilidade da produção”, ressalta Paula Kawakami.

Para apoiar os criadores nesse processo, a Syntec oferece a pomada Cikadol, formulada com benzilpenicilina benzatina, benzilpenicilina procaína, diidroestreptomicina, óleo de citronela e ureia. Com propriedades cicatrizantes e repelentes, Cikadol estimula a reepitelização e restaura a integridade da pele e é eficaz no tratamento de cortes, feridas cirúrgicas (como castrações) e outros tipos de lesões e possui indicação para bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos, cães, gatos e aves.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma empresa 100% brasileira com 20 anos de história, dedicada à produção de medicamentos e suplementos veterinários de alta qualidade. Seu portfólio diversificado inclui terapêuticos, especialidades, produtos de higiene e saúde, suplementos e vacinas para animais. Para mais informações, visite: www.syntec.com.br

Natulab patrocina corridas de rua e incentiva bem-estar e estilo de vida mais equilibrado

Leia Mais
Operação da PRF registra 1.198 feridos e 86 mortes nas estradas

Operação da PRF registra 1.198 feridos e 86 mortes nas estradas

Leia Mais
Corpo de piloto desaparecido na Amazônia é encontrado

Corpo de piloto desaparecido na Amazônia é encontrado

Leia Mais
Campanha de doação de livros para crianças do Sertão no Festival Riomar de Literatura

Campanha de doação de livros para crianças do Sertão no Festival Riomar de Literatura

Leia Mais

GoGenetic impulsiona inovação no agro com primers exclusivos para bioinsumos

Leia Mais
Envie