Home Notícias Chuvas no Rio Grande do Sul: especialista aponta como prevenir doenças
Notícias

Chuvas no Rio Grande do Sul: especialista aponta como prevenir doenças

Envie
A Situação já deixa centenas de mortes e prejuízos incalculáveis aos gaúchos
Envie

As enchentes que assolam o Rio Grande do Sul chamam atenção para o risco de transmissão de doenças. Em meio ao caos em que a sobrevivência é o fator mais importante, especialistas comentam sobre a segunda fase dessa tragédia, que pode desencadear muitas enfermidades, como a leptospirose, hepatite tipo A, giardíase, amebíase, gastroenterites diarreicas e esquistossomose e outras
infecções bacterianas decorrentes de feridas e traumas por objetos nas enchentes.

Além dessas, doenças de transmissão respiratória, gripe e tuberculose em locais de aglomeração como alojamentos e abrigos.

O tétano acidental, que pode ser adquirido nos acidentes com entulhos, em especial durante a limpeza dos ambientes e na reconstrução das moradias,
é outra doença que as pessoas devem ficar atentas em períodos de catástrofes ambientais.

A leptospirose, doença bacteriana grave cujo contágio se dá pelo contato direto com a urina dos animais infectados
(principalmente roedores) ou pela exposição à água contaminada pela bactéria Leptospira, que penetra no organismo através das mucosas e da
pele íntegra ou com pequenos ferimentos, e dissemina-se na corrente sanguínea.

Sintomas como mal-estar, febre, dor muscular, dor de cabeça, náusea, vômitos e diarreia, após exposição a enchentes, procure ajuda num serviço de saúde.

“Situações de calamidade por enchentes acendem um alerta para as doenças infecciosas, principalmente a leptospirose, pelo seu contágio ser mediante o contato direto da pele com a água ou solo contaminados. Por isso, a importância para que as pessoas, se possível, utilizem botas e luvas de borracha, evitando o contato direto com a lama ou água. E, em caso de sintomas, procure um serviço de saúde para atendimento clínico”, explicou a médica patologista clínica, Dra. Christina Bittar.

TV Brasil lidera interações nas redes entre instituições federais

TV Brasil lidera interações nas redes entre instituições federais

Leia Mais

Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 28 milhões

Leia Mais
MPT-PB pede bloqueio de bens de influenciador Hytalo Santos

MPT-PB pede bloqueio de bens de influenciador Hytalo Santos

Leia Mais
Financiamento da GCB à Rappi mostra força do mercado de dívida tokenizada no Brasil

Financiamento da GCB à Rappi mostra força do mercado de dívida tokenizada no Brasil

Leia Mais
PF prende 14 pessoas de quadrilha que criou 330 empresas de fachada

PF prende 14 pessoas de quadrilha que criou 330 empresas de fachada

Leia Mais
Envie