O Centro Especializado em Reabilitação da Apae Salvador – CER II, em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, comemora a marca de 100 mil procedimentos efetuados nas diversas especialidades oferecidas. O Centro conta com um quadro de profissionais qualificados, tendo em sua composição fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, neuropediatra, psiquiatra, ortopedista e gastroenterologista.
“Mesmo com quase dois anos de pandemia, que nos pôs à prova com inúmeros desafios, conseguimos atingir essa marca tão expressiva. Sabemos que é um trabalho que faz diferença na vida dessas famílias e nos orgulhamos muito dos resultados alcançados”, afirma a superintendente executiva da Apae, Angela Ventura. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve ser encaminhado através da rede de saúde do SUS, como redes hospitalares, postos de saúde e policlínicas.
O CER II possui um programa de acompanhamento em intervenção clínico-terapêutico multiprofissional para pessoas com deficiência física, intelectual e múltipla. “Atendemos desde bebês com nascimento prematuro/baixo peso, intercorrência pré/neo/pós-natal, síndromes, malformações congênitas, alterações neurológicas, cardiovasculares, respiratórias e ortopédicas até pacientes idosos que sofreram traumas ou são acometidos por doenças neurodegenerativas, tais como o Parkinson. A unidade conta ainda com o serviço de dispensação de órteses, próteses e materiais especiais, além do atendimento a pacientes ostomizados”, destaca Vinicius Aderne, gestor de reabilitação da Apae Salvador.