Conecte-se conosco

Entretenimento

Centro Cultural Santo Amaro apresenta exposição de fotografias que revelam as belezas do Rio Araguaia e sua gente

Projeto é assinado por João Luiz do Couto em parceria com a fotógrafa Sheila Signário

Publicado

em

Centro Cultural Santo Amaro apresenta exposição de fotografias que revelam as belezas do Rio Araguaia e sua gente
(Crédito: Sheila Signário)

Na intenção de conhecer sua ancestralidade, se reconectar com suas raízes e aumentar seu repertório artístico sobre contos e lendas, o escritor, ator e diretor João Luiz do Couto, em 2014, se aventurou por uma jornada de quatro meses ao longo do rio Araguaia, Durante toda essa viagem, registrando os lugares por onde passavam, foi acompanhado pela fotógrafa Sheila Signário. Anos depois, já em 2021, o projeto se transformou em um documentário intitulado “Narradores do Araguaia – Lendas”, editado por Jessica Ayara, um livro de fotografias e também exposição “Araguaia, O rio e sua gente”. De uma sensibilidade ímpar, indo além das imagens encantadoras, registro literário traz ainda um conto e um poema escrito por João Luiz do Couto, “A Aventura do Zé Mosquito e a Boiuna”, resultado do que ouviu durante seu trajeto, e “Água Emendada”, que mostra uma certa intimidade conflituosa e de busca por conhecimento do próprio autor.

Ainda celebrando essa estreia, viabilizada pela Lei Aldir Blanc, iniciativa – pela primeira vez em São Paulo – ocupa o Centro Cultural Santo Amaro. Com entrada gratuita, a abertura da exposição está programada para 22 de outubro, às 20h. Neste mesmo dia acontecem a exibição do documentário, lançamento do livro e show da cantora Jhane Assumpção.

“Esse é um mergulho nas histórias de seres encantados que habitam o rio Araguaia. Nessa excursão, o público poderá vivenciar, através dos registrados captados pelas minhas lentes, tantas pessoas, tantas histórias e tantas belezas que nossos olhos não dão conta de enxergar”, destaca Sheila, mulher negra que vem construindo sua história na fotografia clicando os  movimentos culturais na periferia da zona sul de São Paulo desde 2008.

“Araguaia, O rio e sua gente” ficará em cartaz até 22 de novembro.

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *