Siga-nos nas Redes Sociais

Saúde

Casos de covid-19 seguem caindo no Rio, diz Boletim Epidemiológico

Publicado

em

Por

Default Featured Image

[ad_1]

Boletim Epidemiológico da prefeitura do Rio de Janeiro divulgado hoje (21) revela que o número de casos e de óbitos de covid-19 se manteve em queda na semana passada, confirmando a tendência de redução de infecções que já havia sido apontada pela edição do levantamento publicada em 9 de fevereiro. 

Um dos principais indicadores da diminuição de casos é a taxa de positividade. Em queda desde 16 de janeiro, o percentual de testes positivos para covid-19 chegou a 6,4% na semana passada, significando que, a cada 100 testes realizados, menos de sete detectam o novo coronavírus.

Transmissão da variante

A cidade do Rio de Janeiro teve 385.224 casos da doença do início de janeiro até a semana passada, quase 100 mil a mais que em todo o ano de 2021. A diferença decorre da grande capacidade de transmissão da variante Ômicron, que se espalha muito mais rápido que as outras cepas do coronavírus e teve seu pico de casos na cidade em janeiro. A variante foi responsável por 97,2% das ocorrências em janeiro de 2022. 

Apesar de o número de diagnósticos ter sido muito maior que em qualquer outro período da pandemia, a mortalidade causada pela covid-19 foi de 13,4 vítimas a cada 100 mil habitantes, enquanto nos anos anteriores essa relação passou de 200 para 100 mil. Pesquisadores vêm apontando que a queda na mortalidade confirma que as vacinas cumpriram o papel principal de reduzir a ocorrência de casos graves e mortes.

Já a letalidade da covid-19 em 2022 foi, até aqui, de 0,2%, enquanto em 2020 o percentual chegou a 8,7%. A mortalidade indica o impacto das mortes em relação ao total da população, enquanto a letalidade mostra a proporção de pessoas que morreram entre as que tiveram casos confirmados da doença. 

Por isso, a letalidade pode ser influenciada pela capacidade de realizar testes, já que uma baixa testagem causa subnotificação e dificulta a compreensão de quantas pessoas, de fato, se infectaram. 

[ad_2]

Fonte

Dr. Luciano Esteves - Divulgação Leia Mais

O “arquiteto da autoestima”: Como um médico carioca revoluciona a medicina estética com abordagem única no Brasil

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência Leia Mais

Mortes em Terra Yanomami caem 27,6% desde declaração de emergência

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado Leia Mais

Ministério da Saúde envia Força Nacional do SUS ao Paraná após tornado

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio Leia Mais

Brasil reafirma compromisso de reduzir uso de amálgama com mercúrio

Divulgação Leia Mais

Nasce a Grão Consultoria em Negócios na Saúde

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2018 - 2021 Rede Brasileira de Notícias.