Do acesso à saúde à ONG para acolhimento de refugiados, maior cartão de descontos do Brasil celebra aniversário com marcas importantes na contribuição para o bem-estar das comunidades
Com mais de 16 milhões de filiados, o equivalente a cerca de 8% da população brasileira, e 390 unidades presentes em todo o território nacional — nas cidades com mais de 100 mil habitantes — em setembro, o Cartão de TODOS, maior cartão de descontos do país, completa 23 anos de dedicação ao desenvolvimento de soluções de impacto social personalizadas para as classes C e D. Focada em serviços de saúde, educação, lazer e com iniciativa de acolhimento humanitário, a empresa escala resultados com modelo de gestão fundamentado na Administração Solidária.
O Cartão de TODOS nasceu em Ipatinga, cidade do interior de Minas Gerais, com o objetivo de proporcionar acesso à saúde para cinco mil famílias e, hoje, com o crescimento da marca em território nacional, alcança uma abrangência mais de mil vezes maior do que a meta inicial. Como reflexo da consolidação no mercado, atualmente, o Cartão de TODOS integra o Grupo TODOS Internacional que abrange seis Unidades de Negócio (UDN’s), cujo objetivo está em completar o ciclo de atendimento aos filiados garantindo que eles tenham acesso a serviços de qualidade, com soluções inovadoras e preços acessíveis.
Para Altair Vilar, fundador e Presidente do Cartão de TODOS, a essência da empresa se mantém a mesma desde a sua criação, uma marca dedicada a atender às famílias brasileiras. “O Cartão de TODOS foi criado como uma iniciativa de família para famílias. Por isso, nos mantemos fiéis a atender as demandas do público de baixa renda. Seguindo este princípio, nosso crescimento tem sido exponencial desde o primeiro ano, isso porque nosso modelo de negócio é baseado em capilaridade, na diversificação de segmentos em que atuamos e no respeito aos nossos filiados e à realidade enfrentada por eles”, afirma o empresário.
O impacto social como DNA da marca
Saúde, educação e lazer formam os pilares de atuação do Cartão de TODOS. Para facilitar o acesso à saúde primária de qualidade, em 2016, o AmorSaúde, rede de clínicas parceiras da marca, foi a primeira empresa a fazer parte do Grupo TODOS Internacional. Com 18 milhões de atendimentos por ano, atualmente, a Unidade de Negócios é a maior rede de clínicas médico-odontológicas do país, e atua com consultas médicas a partir de R$ 26,00, consultas odontológicas e exames a preços populares.
Nos últimos anos, o Cartão de TODOS expandiu sua atuação para oferecer não apenas soluções em saúde, mas também em educação e lazer. Com a criação da Refuturiza 360º, o Grupo passou a contar com uma Unidade de Negócio pioneira a unir educação à empregabilidade, por meio de uma plataforma digital que conecta pessoas a vagas de trabalho de forma assertiva e oferece mais de 1.300 cursos on-line, entre profissionalizantes, preparatórios e de idiomas em mais de 45 áreas de atuação, com valores a partir de R$ 19,99 mensais. Com a Refuturiza, o Grupo ainda viabiliza cursos de graduação e pós-gradução aos clientes, a partir de uma parceria com Centro Universitário de Araras “Dr. Edmundo Ulson” – UNAR.
Na área esportiva, recentemente, o Cartão de TODOS Esportes, braço de esportes da marca, iniciou uma série de investimentos para maximizar as ações de incentivo para que milhões de brasileiros tenham acesso a momentos de lazer. Entre as soluções da marca, os filiados têm descontos em equipamentos esportivos, serviços de lazer, ingressos para jogos e diversos outros benefícios associados aos programas de sócio-torcedor dos times.
Com mais de 30 mil colaboradores, o Grupo TODOS Internacional é conduzido segundo os princípios da Administração Solidária, que preconiza que o bem-estar das comunidades deve ser o principal objetivo de uma empresa. “Nosso modelo de negócios se baseia em economia de escala de forma justa. Por meio desse princípio, é possível aumentar o número de beneficiados, sem sacrifícios para quem paga o cartão. Para nós, possibilitar acesso a vantagens exclusivas, contribuindo para o empoderamento da população de baixa renda, é o mais importante. O lucro é consequência, o foco é contribuir para o desenvolvimento social do Brasil”, destaca Vilar.
Acolhimento humanitário
Além dos serviços comercializados pelo Cartão de TODOS, em 2016, a empresa fundou a ONG Planeta de TODOS, focada no acolhimento humanitário de pessoas refugiadas. Em 2024, a ONG abriu a primeira unidade no Brasil, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde acolhe, desde março, sete refugiados afegãos em um processo de integração sociolaboral.
Nesses oito anos, o Planeta de TODOS atuou nas maiores crises migratórias do mundo, na Itália e Grécia, atendendo a jovens imigrantes vindos principalmente do Oriente Médio e da África. Esteve presente na Ucrânia durante a invasão russa, e em Roraima, na fronteira com a Venezuela. Em Bogotá, na Colômbia, mantém a Casa Feliz, exclusiva para o atendimento a pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.
Além de manter a ONG Planeta de TODOS, a empresa reforça seu compromisso com o impacto social por meio de ações sociais realizadas anualmente como o Natal Solidário e a Campanha do Agasalho, e do patrocínio ao projeto Pernas Vale do Aço e à ONG Ajudôu, em Ipatinga-MG.
Estímulo a outros negócios locais
Para estimular o comércio local e apoiar a economia doméstica de seus filiados, o Cartão de TODOS desenvolveu seu próprio sistema de cashback que, por meio de aplicativo, conecta centenas de marcas e comércios parceiros de todo o país aos consumidores, que podem fazer compras e receber parte do dinheiro de volta. Somente em 2024, o programa de cashback do Cartão de TODOS já disponibilizou R$ 35,4 milhões em dinheiro de volta para seus filiados, com uma mecânica que leva benefícios para os dois lados do balcão: para os consumidores e para os negócios locais.