Carro por assinatura ou locação de veículos: entenda a diferença nos contratos
0

Vantagens de ter carro sempre novo e sem despesas adicionais são aspectos mais valorizados no serviço de assinatura 

Ter um veículo zero quilômetro é um sonho que ficou muito mais fácil de ser realizado e com muito maior rapidez, sem aquela preocupação com a emissão de documentos de propriedade e licenciamento obrigatório, sem ter de aguardar a vistoria da seguradora para ficar mais tranquilo quanto aos acidentes e roubos do carro, além de gastos inesperados de manutenção e no aspecto financeiro no momento da compra, como o pagamento parcelado, que passa por um processo de aprovação do agente financiador. Assim, surge uma nova modalidade para obter um carro novo, muito semelhante a um aluguel a longo prazo, onde o contratante paga uma mensalidade por um tempo determinado e que, ao final do contrato, devolve o automóvel, renova a assinatura ou ainda o compra.

Nesse novo tipo de assinatura, o pagamento mensal tem um valor fixo. Os contratos podem durar de um a quatro anos e são oferecidos apenas carros novos, sendo que a principal vantagem apontada pelos usuários é pagar uma mensalidade fixa, que inclui os serviços de revisão, seguro e impostos, e, ao final, o cliente pode trocar o carro por outro novo, não arcando com a depreciação, que ocorre em todos os veículos automotores.

Com a decorrência da pandemia do coronavírus, o setor automobilístico no Brasil em 2021 mudou drasticamente e, assim como o perfil do consumidor, busca alternativas mais viáveis para atender às suas necessidades de locomoção e financeira, como, por exemplo, os motoristas de táxi ou aplicativo, que precisam oferecer um transporte de qualidade para o usuário e, ao mesmo tempo, manter seu lucro. 

Antonio Jorge, professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e economista especialista em indústria, comenta que “a modalidade de assinatura surgiu em função da grande demanda que as locadoras estavam gerando junto ao setor automobilístico”. Sendo assim, esse tipo de serviço tornou-se uma alternativa, pois comprar um veículo transformou-se em uma atitude de difícil decisão por parte da maioria dos clientes.

O carro por assinatura tem como opções modelos dos mais simples com valores acessíveis até os mais luxuosos com preços elevados. Na verdade, as assinaturas de veículos crescem conforme a oferta das montadoras e a mudança significativa do perfil do cliente, que passa a avaliar as vantagens de ter um carro novo, com todas as despesas e serviços inclusos, assim como a escolha de opcionais e itens de segurança que mais lhe agrade, levando em conta praticidade, economia, tranquilidade e transparência na negociação do prestador do serviço.

Amanda Mathias
Atua como assessora de imprensa, redatora e Link Builder na Conversion. Escreve sobre cidades, cotidiano, tecnologia, e-commerce e cultura.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode gostar