Home Notícias Educação Candidatos ao Enem devem estar atentos à alimentação; Nutricionista dá dicas
Educação

Candidatos ao Enem devem estar atentos à alimentação; Nutricionista dá dicas

Envie
Default Featured Image
Envie

Alimentos com alto teor de sódio, gorduras, componentes químicos e mesmo, o excesso de comida, promovem o desequilíbrio no nosso organismo, podendo gerar até irritabilidade, dificuldade de concentração e indisposição. Já as refeições saudáveis contribuem para o bem-estar do corpo e da mente. Assim, no caso de quem estuda, as balanceadas e ricas em nutrientes fazem a diferença.

De acordo com Mirela Carvalho, professora do curso de Nutrição da UNIFACS, alimentos estimulantes, como café e cacau em pó, são boas pedidas para longas jornadas de estudo, assim como carboidratos com baixo índice glicêmico, como batata doce, inhame e aipim, são fontes naturais de energia. 

Sobre como se alimentar antes de provas extensas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Mirela Carvalho explica que o ideal é manter uma rotina saudável e a alimentação habitual, para evitar surpresas desagradáveis e intolerâncias alimentares justamente em um momento tão importante. Se for almoçar antes da prova, o ideal é evitar refeições pesadas, a exemplo de feijoada, para fugir de má digestão ou sonolência. 

A professora chama a atenção para o seguinte: alimentos com excesso de açúcar simples, como doces, balas e chocolates, associados a situações de estresse, podem causar indisposição e até mesmo acelerar o trânsito intestinal. Ela lembra que o descanso é outro fator crucial. “As horas de sono antecedentes à prova também são de extrema importância. Dormir bem e confiar que bons resultados, frutos de estudo contínuo, virão!”, destaca. Sobre dicas, ela dá as seguintes:

– Durma bem;

– Mantenha a calma e a concentração;

– Não pule refeições;

– Tenha um bom desjejum com frutas, raízes e ovos;

– No caso de provas com início às 12h, faça um lanche da manhã reforçado, ou mesmo antecipe o almoço, compondo uma refeição saudável, de fácil digestão, sem excesso de gorduras;

– Evite líquidos junto à refeição;

– A garrafinha de água precisa acompanhar no momento da prova.

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400

Olimpíada do Tesouro Direto premiará 10 mil estudantes com R$ 400

Leia Mais
Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta

Prazo para entrar com recurso da isenção da taxa na PND vai até sexta

Leia Mais
Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho

Inscrições para o Enamed estão abertas; prazo segue até 18 de julho

Leia Mais
CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

CNU: prazo para pedir isenção da taxa de inscrição termina nesta terça

Leia Mais
CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

CNU dos Professores tem adesão de 1.508 municípios e 22 estados

Leia Mais
Envie