Home Notícias Educação Campo Belo recebe de 25 a 31 de agosto o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais
Educação

Campo Belo recebe de 25 a 31 de agosto o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

O maior circuito literário do Estado prepara-se para uma nova edição com diversas atrações, muita cultura e educação

Campo Belo será palco, entre os dias 25 e 31 de agosto de 2025, do Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais, o maior evento literário itinerante do estado. A programação ocorrerá Parque Urbano Clóvis Silveira Massote, Avenida José Carlos da Silveira Pereira, 80, Vila Matilde. O evento reunirá autores renomados, atrações musicais, educadores, estudantes, artistas e amantes da literatura em uma grande celebração da cultura, da leitura e da educação.

A Etapa de Campo Belo é uma realização da Prefeitura de Campo Belo e HPL Eventos com o apoio do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG). A feira literária conta ainda com o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria de Meio Ambiente e Departamento Municipal de Água e Esgoto.

“Agradeço a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), o governador Romeu Zema e o vice-governador Professor Mateus Simões, por essa parceria com Campo Belo e esse compromisso com a Educação e a Cultura. Também parabenizo a Superintendência de Ensino por esse trabalho que tem sido realizado em parceria com o município”, destacou o prefeito Adalberto Lopes.

Entre os autores já confirmados para a Etapa Campo Belo estão, no dia de 25 de agosto, Lavínia Rocha, sucesso entre os jovens leitores com suas obras de fantasia, e no dia 27 de agosto, Leo Cunha, premiado escritor e poeta infantil, reconhecido em todo o país por seu trabalho voltado à formação de leitores. Ambos levarão ao público suas experiências, histórias e reflexões sobre o universo da literatura. A presença dos dois autores promete momentos inesquecíveis para leitores de todas as idades.

Promovido pela HPL Eventos, o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais é reconhecido por sua capacidade de transformar cidades em polos culturais temporários. Desde sua criação em 2015, o evento já reuniu mais de 400 mil pessoas em suas edições. Em 2022, expandiu sua presença para seis municípios mineiros, com participação superior a 280 mil visitantes, consolidando-se como um dos maiores projetos de incentivo à leitura do Brasil.

Em 2025, a HPL Eventos em parceria com a Câmara Mineira do Livro (CML) foi responsável pela realização da Bienal Mineira do Livro. O evento aconteceu em maio deste ano e contou com a participação de mais de 260 mil pessoas. Em junho a HPL Eventos promoveu o Elicer – Circuito Literário de Minas Gerais – Etapa Uberlândia, com a participação de mais de 40 mil pessoas. Campo Belo é a segunda cidade a receber o circuito neste ano.

“A proposta do Elicer é promover o acesso ao livro, estimular a formação de leitores e movimentar a economia criativa local. Mais do que uma feira de livros, é um ponto de encontro entre gerações, saberes e culturas”, afirma Humberto Paes Leme, idealizador do projeto e diretor da HPL Eventos.

Programação para todas as idades

A edição de Campo Belo contará com uma programação vibrante e gratuita, voltada a todos os públicos. Entre as atrações confirmadas estão: feira de livros com mais dezenas de editoras; contação de histórias para o público infantil; oficinas de contação de histórias com Yayá Goes para professores de língua portuguesa do Estado e Município; bate-papo, lançamento de livros e sessão de autógrafos com autores; apresentações culturais e artísticas; apresentações escolares; feira de artesanato; feirinha de alimentação; e participação de autores independentes locais e regionais.

Um dos destaques da edição será o Concurso de Redação das Escolas Estaduais e Municipais de Campo Belo, que premiará estudantes e professores da rede pública municipal. A revelação dos vencedores acontecerá durante o evento, como parte da programação oficial.

SERVIÇO

Evento: ELICER – Circuito Literário de Minas Gerais 2025 – Etapa Campo Belo
Data: 25 a 31 de agosto de 2025
Local: Parque Urbano Clóvis Silveira Massote,
Endereço: Avenida José Carlos da Silveira Pereira, 80, Vila Matilde, Campo Belo, MG.
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.elicercampobelo.com.br

Estudo via dispositivos móveis cresce 63% no primeiro semestre na plataforma Minha Biblioteca

Estudo via dispositivos móveis cresce 63% no primeiro semestre na plataforma Minha Biblioteca

Leia Mais
Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela

Pé-de-Meia: nascidos em setembro e outubro recebem 6ª parcela

Leia Mais
Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo

Estudantes do ensino integral têm notas maiores no Enem, diz estudo

Leia Mais
Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 6ª parcela

Pé-de-Meia: nascidos em julho e agosto recebem 6ª parcela

Leia Mais
Projeto desenvolvido na rede pública de ensino de Osasco resgata tradições do folclore nacional

Projeto desenvolvido na rede pública de ensino de Osasco resgata tradições do folclore nacional

Leia Mais
Envie