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Campina Grande e Monteiro entre as cidades com maior crescimento na tomada de microcrédito para o São João

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santander/divulgação
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A demanda por crédito para investir no próprio negócio em maio, pensando no aquecimento dos negócios na Região puxada pelo São João, apresentou uma alta de R$ 3,4 milhões, considerando a soma dos desempenhos de Campina Grande e Monteiro, em relação ao mesmo período de 2024. 

Segundo os dados do Prospera Santander Microfinanças, o programa de microcrédito do Banco, as cidades foram as que registraram, respectivamente, a segunda (R$ 2,4 milhões) e quinta (R$ 1 milhão) maior elevação no Nordeste. O destaque principal no Nordeste é Teresina: R$ 3,8 milhões.

No geral, na Região, três setores repetem o desempenho de 2024 e aparecem como os principais. Somando os números dos dez maiores tomadores de crédito, o setor de costura e vestuário representa 25,3% deste total, enquanto cosméticos possui 13,2% e restaurantes, 10,6%. As mulheres são as que mais procuram essa modalidade de crédito, alcançando, em média, 66% do total dos clientes na região.

Além de ser uma linha mais barata e de fácil acesso, que ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima e, até mesmo, investir na estrutura ou expansão do próprio negócio, os empreendedores contam com atendimento de especialistas para dar um suporte na gestão empresarial e identificação de oportunidades.

“O Prospera tem como um de seus principais papéis ser um agente transformador com impacto nas comunidades pelo Brasil. Ajudar a impulsionar o empreendedorismo é a nossa vocação. No período das festas do São João, temos a oportunidade de apoiar e fortalecer ainda mais o vínculo com os nossos clientes disponibilizando uma oferta de valor financeira completa que vai além do microcrédito”, afirma Fernando da Hora, CEO do Santander Prospera Microfinanças. 

 

PROSPERA

O Prospera Santander Microfinanças, direcionado a microempreendedores, chegou a R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025 (crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2024) em carteira em todo o país. O projeto, com aproximadamente 1,4 mil especialistas dedicados ao empreendedor em todo o Brasil, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, são 1,15 milhão de clientes ativos, crescimento de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

O programa de microcrédito do Banco já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios do Brasil, desde o lançamento, em 2002. Desenhado no modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

 

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